Quais foram os livros mais vendidos no Brasil em 2016? Admito ter ficado curioso para descobrir a resposta para essa questão. Por isso, acessei, nesta semana, os dados do PublishNews, a fonte mais confiável do mercado editorial nacional atualmente. E lá encontrei os números consolidados da comercialização de livros em livrarias em nosso país no ano passado.
O resultado mostra um cenário muito parecido ao verificado nos últimos anos. O leitor médio brasileiro mostra sua preferência por ficção estrangeira (principalmente norte-americana e inglesa), obras religiosas, publicações produzidas por celebridades da mídia e, acima de tudo, da Internet, livros de autoajuda e títulos voltados para o público adolescente. O receituário para a produção de um best-seller em nosso país passa necessariamente pelo alinhamento a uma dessas características. Assim, o sucesso dos livros de pintar que foram a grande febre do mercado editorial em 2015 parece ter ficado para trás.
Com esse entendimento, é possível verificar com mais critério o ranking das publicações mais vendidas em 2016 aqui no Brasil segundo o PublishNews. Veja, a seguir, a lista dos best-sellers das livrarias nacionais:
1) Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes (Inglaterra) - Intrínseca - 352 mil unidades.
2) Ruah - Padre Marcelo Rossi (Brasil) - Principium - 228 mil unidades.
3) Depois de Você - Jojo Moyes (Inglaterra) - Intrínseca - 228 mil unidades.
4) O Diário de Larissa Manoela - Larissa Manoela (Brasil) - HarperCollins - 178 mil unidades.
5) Harry Potter e a Criança Amaldiçoada - J. K. Rowling (Inglaterra) - Rocco - 170 mil unidades.
6) AuthenticGames - Marco Túlio (Brasil) - Astral Cultural - 144 mil unidades.
7) Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Ransom Riggs (Estados Unidos) - LeYa - 133 mil unidades.
8) Ansiedade - Como enfrentar o mal do século - Augusto Cury (Brasil) - Saraiva - 129 mil unidades.
9) A Coroa - Kiera Cass (Estados Unidos) - Seguinte - 110 mil unidades.
10) Muito Mais que 5inco Minutos - Kéfera Buchmann (Brasil) - Paralela - 104 mil unidades.
Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você se interessa por informações do mercado editorial, deixe aqui seu comentário. Para acessar outras notícias dessa área, clique em Mercado Editorial. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.