• Ricardo Bonacorci

Mercado Editorial: As Ficções Mais Vendidas em 2016


Vamos falar hoje no Blog Bonas Histórias dos livros e dos autores ficcionais mais vendidos nas livrarias do Brasil em 2016. Se 2015 foi o ano de Gayle Forman, escritora norte-americana que emplacou "Se Eu Ficar" (Novo Conceito) e "Para Onde Ela Foi" (Novo Conceito), dois romances entre os cinco mais vendidos no país naquela oportunidade, o ano passado foi a vez de Jojo Moyes se destacar no topo do ranking dos best-sellers ficcionais. A romancista inglesa colocou três obras entre as dez mais vendidas nas livrarias brasileiras. Seus livros ultrapassaram a marca de 620 mil unidades comerciadas. Nada mal, hein?

Jojo Moyes conseguiu fazer a dobradinha sonhada por todo escritor. "Como Eu Era Antes de Você" (Intrínseca) e "Depois de Você" (Intrínseca) ficaram, respectivamente, na primeira e na segunda posições dos romances mais vendidos no país. Para completar o ano maravilhoso, ela ainda teve "A Última Carta de Amor" (Intrínseca) na oitava posição. Portanto, não é errado afirmarmos que 2016 foi o ano de Moyes no Brasil, a best-seller do momento por aqui.

Na terceira e na nona posições da lista dos romances mais comercializados temos outra novidade. "Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares" (LeYa) e "Cidade dos Etéreos" (LeYa), livros do norte-americano Ransom Riggs, também chegaram ao patamar dos seis dígitos de venda em conjunto. Trata-se de um excelente desempenho para um autor estreante no mercado nacional.

Outra surpresa positiva de um escritor novato no Brasil foi a sexta posição de Paula Hawkins. "A Garota no Trem", o sucesso internacional dessa britânica nascida no Zimbabwe, ultrapassou a marca de 75 mil unidades vendidas.

O restante do ranking é ocupado por nomes já conhecidos dos leitores nacionais: E. L. James, Augusto Cury, Sylvia Day e Nicholas Sparks. A maioria dos ocupantes do Top 10 da ficção nas livrarias brasileiras é de escritores estrangeiros (da Inglaterra e dos Estados Unidos basicamente). Como já vem ocorrendo nos últimos anos, Augusto Cury mantém-se como o principal (e agora único) nome nacional nessa lista.

Confira, a seguir, o ranking das obras ficcionais mais vendidas em 2016 aqui no Brasil, segundo o PublishNews:

1) "Como Eu Era Antes de Você" - Jojo Moyes (Inglaterra) - Intrínseca - 352 mil unidades.

2) "Depois de Você" - Jojo Moyes (Inglaterra) - Intrínseca - 228 mil unidades.

3) "Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares" - Ransom Riggs (Estados Unidos) - LeYa - 133 mil unidades.

4) "Grey" - E. L. James (Inglaterra) - Intrínseca - 99 mil unidades.

5) "O Homem Mais Inteligente da História" - Augusto Cury (Brasil) - Sextante - 78 mil unidades

6) "A Garota do Trem" - Paula Hawkins (Inglaterra) - Record - 77 mil unidades.

7) "Todo Seu" - Sylvia Day (Estados Unidos) - Paralela - 59 mil unidades.

8) "A Última Carta de Amor" - Jojo Moyes (Inglaterra) - Intrínseca - 44 mil unidades.

9) "Cidade dos Etéreos" - Ransom Riggs (Estados Unidos) - Intrínseca - 36 mil unidades.

10) "No Seu Olhar" - Nicholas Sparks (Estados Unidos) - Arqueiro - 30 mil unidades.

Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você se interessa por informações do mercado editorial, deixe aqui seu comentário. Para acessar outras notícias dessa área, clique em Mercado Editorial. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

#MaisVendidos

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento