top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Celebrações: Blog Bonas Histórias - Parabéns pelo terceiro aniversário!


Blog Bonas Histórias - Terceiro aniversário

Hoje, o Bonas Histórias completa seu terceiro ano de existência. Parabéns a todos que participam ativamente dessa empreitada! São muitos aqueles que se envolvem com o blog: visitantes ocasionais em busca de informações específicas, leitores regulares que procuram boas referências culturais e amantes da literatura com o desejo de enriquecer seu repertório. Além dos parabéns por essa data tão especial, também preciso agradecer a todas essas pessoas que fazem nossa história acontecer todos os dias. Muito obrigado!!!

Antes de apresentar as novidades para o próximo ano, vou aproveitar esse aniversário para fazer um balanço da trajetória do Bonas Histórias até aqui. O blog vem crescendo em audiência e relevância. Os últimos resultados têm sido muito satisfatórios, nos encorajando a seguir nesse caminho. Desde o dia 1o de dezembro de 2014 já foram publicados mais de 550 posts. A média é de um a cada dois dias. Assim, não é errado afirmarmos que estamos quase que diariamente em contato com nosso público.

O número de leitores também cresce de maneira sustentável. As visitações mensais chegaram à casa dos três mil leitores em novembro. Apesar de ser um tráfego ainda ínfimo em se tratando do universo grandioso da Internet, ele possui sua representatividade. Afinal, nosso conteúdo é a literatura e a cultura, temas que normalmente atraem em nosso país apenas um nicho de leitores. Sem falsa modéstia, dentro do segmento de blogs de literatura e cultura, o Bonas Histórias é, nesse momento, um dos mais importantes.

Sua relevância é constatada pelo incrível número de citações ocorridas nos últimos meses. O blog é, atualmente, referência no mercado editorial, jornalístico e acadêmico quando o assunto é literatura. Quem nos acompanha atentamente deve ter reparado no aumento de entrevistas que concedemos a importantes veículos de comunicação e para grandes empresas do setor editorial. O crescimento substancial desse tipo de convite em 2017 só reforça nossa impressão do prestígio do Bonas Histórias e da nossa qualidade profissional no cenário nacional.

Depois de olharmos para trás e recapitularmos de maneira sucinta o histórico do Bonas Histórias nesse ano, é chegado o momento de nos virarmos outra vez para frente. Afinal, quem vive de passado é museu, né? E quais são as novidades que o blog prepara para o próximo ano? Quais as atrações que 2018 nos reserva?

Blog Bonas Histórias

Em primeiro lugar, informo que o Desafio Literário e o Talk Show Literário, as duas principais colunas do Bonas Histórias, serão mantidos. O Desafio Literário irá para sua quarta edição, enquanto o Talk Show Literário terá sua segunda temporada. Cada um deles possui novos elementos que merecem ser comentados aqui.

A segunda temporada do Talk Show Literário será ainda sobre os clássicos brasileiros. Se na primeira temporada tivemos doze incríveis personagens da literatura nacional sendo entrevistadas, em 2018 vamos prosseguir com as conversas. Dessa vez meus entrevistados serão: Sérgio (O Ateneu - 1888 - Raul Pompéia), G.H. (A Paixão Segundo G.H. - 1964 - Clarice Lispector), Fabiano (Vidas Secas - 1938 - Graciliano Ramos), Alberto Mattos (Agosto - 1990 - Rubem Fonseca), Maria Capitolina Santiago (Dom Casmurro - 1899 - Machado de Assis), O Analista de Bagé (O Analista de Bagé - 1981 - Luís Fernando Veríssimo), Florípides Guimarães Madureira (Dona Flor e Seus Dois Maridos - 1966 - Jorge Amado), Leonardo (Memórias de um Sargento de Milícias - 1854 - Manuel Antônio de Almeida), André (Lavoura Arcaica - 1975 - Raduan Nassar), Senhorita Simpson (A Senhorita Simpson - 1989 - Sérgio Sant'Anna), Álvaro (A Escrava Isaura - 1875 - Bernardo Guimarães) e João Romão (O Cortiço - 1890 - Aluísio Azevedo). São, novamente, 12 entrevistas. Elas serão publicadas ao longo do ano (uma por mês).

Já a quarta edição do Desafio Literário trará oito autores que serão analisados em profundidade. A proposta continua sendo buscar os mais variados perfis de autores, mesclando escritores de vários gêneros, geografias e períodos de tempo. A lista inteira do próximo ano já está pronta. São eles: Abril - J. M. Coetzee (África do Sul), Maio - Juan Carlos Onetti (Uruguai), Junho - Herta Müller (Alemanha), Julho - Rubem Fonseca (Brasil), Agosto - Xinran (China), Setembro - Lloyd Jones (Nova Zelândia), Outubro - Alice Munro (Canadá) e Novembro - António Lobo Antunes (Portugal).

A principal novidade do Desafio Literário de 2018 é que o trabalho de análise feito por mim nessa seção se tornará um estudo acadêmico. A pesquisa sobre o perfil do escritor brasileiro Rubem Fonseca, que será divulgada em nosso blog em julho do próximo ano, será apresentada neste mês de dezembro, em primeira mão, no Congresso Internacional promovido pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Trata-se de um Projeto de Iniciação Científica que desenvolvi para essa instituição de ensino. Ou seja, os acadêmicos da área de literatura receberão o mesmo trabalho que você, leitor do Bonas Histórias, terá à disposição em maio de 2018. Não há indicativo mais relevante para a mensuração da qualidade do nosso Desafio Literário.

Além do Talk Show Literário e do Desafio Literário, será criada uma coluna sobre Teoria Literária. Nela, debateremos os principais conceitos da ficção com uma visão mais acadêmica e científica. A proposta é não ficarmos apenas na Crítica Literária, mas aos poucos abraçarmos, por que não, a Teoria Literária e, mais futuramente, a Historiografia Literária. Aí sim o Bonas Histórias ficará mais completo.

Blog Bonas Histórias

Também vou continuar publicando meus contos e minhas crônicas no blog. Pelo feedback que recebo dos leitores, muita gente gosta desses textos. Minha ideia é manter a mesma pegada: um conteúdo crítico e contemporâneo que trata das neuroses das pessoas comuns em relação à vida moderna.

São essas as principais novidades do Blog Bonas Histórias. Pelo visto, teremos muitas boas histórias para contar até o nosso próximo aniversário, hein? Espero reencontrá-lo(a) ao longo dos próximos meses no blog. Boa leitura, ótimos livros e muita cultura para todos nós!

Que tal este post e o conteúdo do Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para acessar os demais posts desta coluna, clique em Premiações e Celebrações. E aproveite para curtir a página do blog no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page