• Ricardo Bonacorci

Mercado Editorial: Os livros mais vendidos no Brasil em 2017


Saíram os números consolidados das vendas de livros no Brasil do ano passado. Segundo o PublishNews, a fonte nacional do mercado editorial mais confiável atualmente, os títulos que figuraram no topo do ranking das livrarias nacionais em 2017 foram predominantemente obras religiosas, livros de autoajuda e publicações biográficas. Ou seja, de acordo com essa fotografia, o brasileiro como leitor é alguém voltado quase que exclusivamente para questões da sua religião, para a resolução de seus problemas pessoais e profissionais imediatos e para conhecer os detalhes da vida alheia (geralmente de personalidades famosas). Convenhamos que esse não é o perfil de leitor que devemos nos orgulhar como nação, né?


Quando o assunto é literatura ficcional, a área em que mais nos interessamos no Blog Bonas Histórias, os romances internacionais continuam dando um banho nos livros brasileiros, pelo menos quando analisamos a quantidade de unidades comercializadas. O único romance na lista dos 10 livros mais vendidos em nosso país no ano passado é “Origem” (Arqueiro), última publicação do best-seller norte-americano Dan Brown. Definitivamente, o brasileiro não gosta de ficção. E quando lê algo nesta área, prefere as produções gringas. Fazer o quê?


Ou seja, o cenário dos últimos anos não se alterou em absolutamente nada. A exceção à regra (lembremos que toda regra tem exceções) parece ser o surpreendente (e excelente) "Sapiens" (L&PM), do israelense Yuval Noah Harari, que figura como um estranho no ninho (afinal, não é um livro religioso nem é uma obra de autoajuda nem é um título biográfico). "Sapiens" terminou, acredite se quiser, 2017 na segunda colocação da lista dos mais vendidos nas livrarias brasileiras.

Veja, a seguir, o ranking das publicações mais vendidas em 2017 no Brasil segundo o PublishNews:


1) Batalha Espiritual - Padre Reginaldo Manzotti (Brasil) - Petra - 138 mil unidades.


2) Sapiens - Yuval Noah Harari (Israel) - L&PM - 134 mil unidades.


3) O Homem Mais Inteligente da História - Augusto Cury (Brasil) - Sextante - 131 mil unidades.


4) O Poder da Ação - Paulo Vieira (Brasil) - Gente - 130 mil unidades.


5) Origem - Dan Brown (Estados Unidos) - Arqueiro - 121 mil unidades.


6) Propósito - Sri Prem Baba (Brasil) - Sextante - 119 mil unidades.


7) Por que Fazemos o que Fazemos? - Mário Sérgio Cortella (Brasil) - Planeta Brasil - 115 mil unidades.


8) Felipe Neto - Felipe Neto (Brasil) - Coquetel - 110 mil unidades.


9) Rita Lee - Uma Autobiografia - Rita Lee (Brasil) - Globo - 98 mil unidades.


10) Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século - Augusto Cury (Brasil) - Saraiva - 96 mil unidades.


Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você se interessa por informações do mercado editorial, deixe aqui seu comentário. Para acessar outras notícias dessa área, clique em Mercado Editorial. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento