top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Mercado Editorial: As ficções mais vendidas no Brasil em 2017


Ficções Mais Vendidas em 2016

No mês passado, divulguei no Bonas Histórias a lista dos livros mais vendidos no Brasil em 2017. Como esse ranking estava entupido com obras religiosas, publicações de autoajuda e títulos biográficos (algo recorrente em nosso país há alguns anos), alguns leitores do blog pediram uma versão exclusiva com livros ficcionais de maior sucesso comercial. Achei a solicitação pertinente. Eu mesmo estava curioso para saber quais obras (realmente) literárias foram as mais vendidas nas livrarias brasileiras no ano passado.


Assim, recorri mais uma vez aos dados do PublishNews, a fonte mais confiável atualmente do mercado editorial nacional, para construir o ranking das ficções mais vendidas no Brasil em 2017. E aí a minha decepção só mudou de lugar. Dos dez livros ficcionais mais comercializados nas livrarias brasileiras, temos dez obras gringas. Dessa forma, fica evidenciada a supremacia da literatura estrangeira em nosso país (ao menos no quesito comercial).


O primeiro título ficcional de um autor brasileiro na lista do PublishNews é “O Livro dos Ressignificados” (Paralela), coletânea poética de Akapoeta (pseudônimo de João Doederlein), que aparece apenas na 12ª posição. Se alguém reclamar que uma obra poética foi inserida incorretamente na categoria ficcional, saiba que compartilho desse estranhamento. O PublishNews junta ficção e poesia em uma mesma categoria, fazer o quê? O segundo título nacional mais vendido dentro da categoria ficção é “Querido Dane-se” (Paralela), romance infantojuvenil da youtuber Kéfera Buchmann. Realmente, a fase da literatura brasileira não está fácil!

ranking das obras ficcionais mais vendidas em 2017 no Brasil

Veja, a seguir, o ranking das obras ficcionais mais vendidas em 2017 no Brasil, segundo o PublishNews:


1) “Origem” - Dan Brown (Estados Unidos) - Arqueiro - 121 mil unidades.


2) “Outros Jeitos de Usar a Boca” - Rupi Kaur (Índia) - Planeta Brasil - 77 mil unidades.


3) “Depois de Você” - Jojo Moyes (Inglaterra) - Intrínseca - 70 mil unidades.


4) “Quatro Vidas de um Cachorro” - Bruce Cameron (Estados Unidos) - HarperCollins - 62 mil unidades


5) “Como Eu Era Antes de Você” - Jojo Moyes (Inglaterra) - Intrínseca - 55 mil unidades.


6) “Mitologia Nórdica” - Neil Gaiman (Inglaterra) - Intrínseca - 51 mil unidades.


7) “A Cabana” - William P. Young (Canadá) - Arqueiro - 49 mil unidades.


8) “Box As Crônicas de Gelo e Fogo” - George R. R. Martin (Estados Unidos) - Leya - 41 mil unidades.


9) “It - A Coisa” - Stephen King (Estados Unidos) - Suma das Letras - 38 mil unidades.


10) “Tartarugas Até Lá Embaixo” – John Green (Estados Unidos) – Intrínseca – 34 mil unidades.


Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você se interessa por informações do mercado editorial, deixe aqui seu comentário. Para acessar outras notícias dessa área, clique em Mercado Editorial. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page