• Ricardo Bonacorci

Desafio Literário de junho/2019: Noah Gordon


Depois de estudarmos a literatura do português José Saramago, em abril, e da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, em maio, o terceiro autor que será analisado no Desafio Literário deste ano é o norte-americano Noah Gordon. Assim, ao longo de junho, vamos mergulhar nas obras, na carreira e no estilo literário deste conceituado romancista. Gordon ficou mundialmente conhecido com a publicação de “O Físico” (Rocco), seu maior best-seller até hoje. Quem me indicou este escritor para as análises do Bonas Histórias foi minha amiga Débora, grande fã de sua literatura (beijo, Debinha!).

Noah Gordon nasceu em Massachusetts, nos Estados Unidos, em 1926. Após estudar medicina por um semestre, acabou trocando-a pelo jornalismo. Formado neste curso em 1950, atuou como editor de revistas científicas até lançar sua primeira obra ficcional, “O Rabino” (Rocco), em 1965. Neste romance, Gordon narrava o drama de um judeu religioso que se apaixonou por uma mulher que não tinha a sua religião. O sucesso do livro que tratava de preconceitos religiosos foi imediato. “O Rabino” foi alçado à lista dos best-sellers norte-americanos e ganhou traduções para vários idiomas.

Ainda trabalhando prioritariamente como jornalista, Noah Gordon lançou, em 1969, “O Comitê da Morte” (Rocco). A aceitação da obra pela crítica e pelo público foi tão positiva que, no início da década de 1970, Gordon abandonou o jornalismo e passou a se dedicar exclusivamente aos romances. “O Diamante de Jerusalém” (Rocoo), lançado em 1979, foi o primeiro título dessa nova fase. Contudo, a fama como escritor bem-sucedido chegaria para valer com “O Físico”, publicado em 1986. Essa narrativa apresenta a saga de um médico britânico da Idade Média com poderes mediúnicos. O livro se tornou febre na Europa e colocou o nome do seu autor definitivamente entre os principais da literatura contemporânea.

Empolgado com a repercussão fenomenal de “O Físico”, Noah Gordon publicou mais dois livros com a continuação desta história: “Xamã” (Rocco), de 1992, e “A Escolha da Dra. Cole” (Rocco), de 1995. A série literária ganhou o nome de “Trilogia da Família Cole”. Já no século XXI, Noah Gordon publicou mais duas obras: “O Último Judeu” (Rocco), em 2000, e “La Bodega” (Rocco), em 2007.

Hoje, aos 92 anos, o escritor está aposentado. Há muitos anos ele não escreve nada novo. Ao longo de sua carreira, Gordon conquistou importantes prêmios literários e alcançou o topo da lista dos mais vendidos em vários países, como Espanha, Itália e Alemanha. Curiosamente, o norte-americano é mais conhecido e lido na Europa do que em seu país natal.

É esse o autor que vamos analisar no Bonas Histórias neste mês. Para acompanhar conosco os estudos sobre Noah Gordon, confira a programação de posts deste Desafio Literário:

- 6 de junho - Análise de “O Rabino”

- 10 de junho - Análise de “O Diamante de Jerusalém”

- 14 de junho - Análise de “O Físico”

- 18 de junho - Análise de “Xamã”

- 22 de junho - Análise de “O Último Judeu”

- 26 de junho - Análise de “La Bodega”

- 30 de junho - Análise da Literatura de Noah Gordon

Boas leituras e boas análises para todos nós!

Gostou da seleção de autores e de obras do Desafio Literário? Que tal o Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre as Análises Literárias do blog, clique em Desafio Literário. E não deixe de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

#LiteraturaNorteAmericana #LiteraturaContemporânea #LiteraturaJudaica #DramaHistórico #NoahGordon

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento