top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Celebrações: Blog Bonas Histórias - Quinto aniversário


Morto Não Fala (2019)

Hoje é um dia especial. O Bonas Histórias comemora cinco anos de vida. Em 1º de dezembro de 2014, começava o que é considerado atualmente um dos principais blogs de literatura, cultura e entretenimento do nosso país. De lá para cá, foram mais de 900 posts publicados (em 2020, chegaremos à marca icônica de 1.000 posts!). Novas colunas foram sendo incorporadas anualmente, deixando-o mais completo e variado. Assim, o Bonas Histórias foi se encorpando e, pouco a pouco, ganhando novos leitores. Agora, cinco mil pessoas acompanham mensalmente nosso conteúdo, o que nos enche de orgulho. É para vocês e por vocês que trabalhamos diariamente.

Aproveito esta data festiva para anunciar novidades. Neste final de 2019, o blog foi totalmente reformulado. Temos, há algumas semanas, um visual mais clean e uma navegação mais intuitiva. Na certa, o novo layout ajudará os leitores nos momentos em que eles forem pesquisar seus conteúdos favoritos e quando eles forem ler os posts selecionados. Espero que todos tenham gostado da nova cara do Bonas Histórias. Os feedbacks que recebi até agora foram unânimes em apontar as melhorias. Além das seções literárias, o novo design permite aos internautas acompanhar o histórico de divulgação sobre Cinema, Música, Teatro, Gastronomia, Exposições, Passeios, etc. Mais do que um blog literário, o Bonas Histórias tem se tornado, mês a mês, um portal de análises aprofundadas de literatura, cultura e entretenimento. Essa evolução nos orgulha.

Outra novidade de 2020 será a criação da coluna Historiografia Literária. Ela virá para complementar o estudo da Crítica Literária e da Teoria Literária. Assim, nossos leitores poderão conhecer as relações da arte textual com o processo histórico da nossa sociedade. As demais seções desta área (literatura) permanecerão iguais. No próximo ano, teremos um novo Desafio Literário. Mais oito autores serão estudados a partir de abril. Será a sexta temporada desta seção. O objetivo é descobrir os estilos literários de autores dos quatro cantos do planeta. Os selecionados do Desafio Literário de 2020 são: Jack Kerouac (Estados Unidos), Maria José Dupré (Brasil), Nadine Gordimer (África do Sul), Julio Cortázar (Argentina), Elena Ferrante (Itália), António Lobo Antunes (Portugal) e Chitra Banerjee Divakaruni (Índia).

Blog Bonas Histórias - 5 anos

A quarta temporada do Talk Show Literário está confirmada. Mais 12 personagens clássicas da literatura nacional serão entrevistadas por Darico Nobar, o fictício apresentador do mais divertido programa da TV brasileira. Entre os nomes já definidos, temos: Alfredo de Lemos, de “Éramos Seis”, Lia Ribeiro, de “Pornopopéia”, Geraldo Viramundo, de “O Grande Mentecapto”, Edmundo, de “O Gênio do Crime”, Lia de Melo Schultz, de “As Meninas”, Doutor Camarinha, de “O Casamento”, Perilo Ambrósio Góes Farinha, de “Viva o Povo Brasileiro”, Hillé, de “A Obscena Senhora D”, Ângela Fantini, de “O Mistério do Cinco Estrelas” e Peri e Cecília Mariz, de “O Guarani”.

Para os fãs das narrativas curtas, a coluna Contos & Crônicas ganhará uma nova temporada, a sexta. Só não sei ainda qual será o tema nem o gênero (conto ou crônica?). Entre janeiro e fevereiro de 2020 teremos uma definição neste sentido. O que é certeza absoluta é a continuação da coluna Mercado Editorial. Nesta seção, poderemos acompanhar as novidades do mercado editorial brasileiro. Não perca!

Este é o novo Bonas Histórias: mais completo, dinâmico e bonito. Esperamos permanecer juntos com você durante o próximo ano. Que o sexto aniversário do blog chegue com muita literatura, cultura e entretenimento. É esse o nosso desejo. Parabéns para todos que fazem e acompanham o conteúdo do Bonas Histórias. Esta data é para vocês celebrarem com muita alegria.

Que tal este post e o conteúdo do Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para acessar os demais posts desta coluna, clique em Premiações e Celebrações. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page