top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Mercado Editorial: Os livros mais vendidos no Brasil em 2019


Ficções Mais Vendidas em 2016

O ano passado não foi nada fácil para o mercado editorial brasileiro. Depois de cinco anos consecutivos de retração nas vendas, os números mais positivos do setor indicam uma possível estagnação em 2019. Para muita gente, esses dados já seriam por si só dignos de comemoração. Há quem duvide até mesmo disso, esperando uma nova queda no faturamento total (assim, o fundo do poço estaria próximo, mas ainda não teria sido alcançado). Vale lembrar que os números oficiais deste mercado só virão em um ou dois meses. Por outro lado, há vozes espaçadas que indicam uma ligeira retomada no crescimento do setor editorial. Algo mínimo, como 0,1% ou 0,2% de expansão. Será?! Precisamos esperar para ver.


O que já conseguimos fazer, neste momento, é analisar a lista dos livros mais vendidos no ano passado nas livrarias brasileiras. Em 2019, o ranking dos best-sellers não foi muito diferente do ranking dos mais comercializados em 2018. Entre os principais sucessos nacionais estão livros de autoajuda, obras religiosas e títulos produzidos por celebridades da Internet. Em tempo de crise econômica, também prosperaram publicações voltadas para a saúde financeira. E os romances, você deve estar se perguntando, né? Infelizmente, não há nenhuma obra ficcional entre os 10 livros mais vendidos no Brasil entre janeiro e dezembro do ano passado. Se isso entristece os amantes da ficção, saiba que esse fenômeno já tinha se repetido em 2018. Uma pena!


Os dados que usamos no Bonas Histórias para apontar os mais vendidos no Brasil são extraídos do PublishNews, a fonte mais confiável atualmente do mercado editorial nacional. O PublishNews faz seu levantamento usando os números das principais redes de livrarias do país. Não à toa, essa é a nossa referência há alguns anos. Os números do PublishNews balizam tanto o conteúdo geral do blog quanto as estatísticas da coluna Mercado Editorial.


A liderança dos mais vendidos permanece com “A Sutil Arte de Ligar o Foda-se” (Intrínseca), obra de autoajuda do norte-americano Mark Manson. Esse livro já tinha ficado no topo do ranking nacional em 2018. Dessa vez, a publicação de Manson vendeu 386 mil exemplares em nosso país, uma queda de 50 mil unidades em relação ao ano retrasado, o que não atrapalhou o alcance do primeiro lugar. Logo atrás no ranking dos mais vendidos vem “O Milagre da Manhã” (BestSeller), do norte-americano Hal Elrod, e “Seja Foda!” (Buzz), do paulistano Caio Carneiro. Os dois títulos de autoajuda já estavam na lista de 2018 e agora conquistaram uma posição a mais cada um em relação ao ranking do ano passado. “O Milagre da Manhã” e “Seja Foda!” venderam, desta vez, 257 mil e 192 mil unidades, respectivamente.

Mark Manson de “A Sutil Arte de Ligar o Foda-se”

Outras obras que se perpetuaram na lista de 2019 foram: “O Poder da Autorresponsabilidade” (Gente) e “O Poder da Ação” (Gente), ambos de Paulo Vieira (quinto e nono lugar, respectivamente), e “Os Segredos da Mente Milionária” (Sextante), de T. Harv Eker (décima colocação). Os estreantes no ranking deste ano, por sua vez, são: “Do Mil ao Milhão” (HarperCollins), de Thiago Nigro (quarta posição), “Me Poupe!” (Sextante), de Nathália Arcuri (sexta colocação), “O Poder Oculto” (Petra), de Padre Reginaldo Manzotti (sétima colocação) e “Mais Esperto que o Diabo” (CDG), de Napoleon Hill (oitavo lugar).


Veja, a seguir, o ranking dos 10 livros mais vendidos em 2019 no Brasil, segundo o PublishNews:


1) “A Sutil Arte de Ligar o Foda-se” - Mark Manson (Estados Unidos) - Intrínseca - 386 mil unidades.


2) “O Milagre da Manhã” - Hal Elrod (Estados Unidos) - BestSeller - 257 mil unidades.


3) “Seja Foda!” - Caio Carneiro (Brasil) - Buzz - 192 mil unidades.


4) “Do Mil ao Milhão” - Thiago Nigro (Brasil) - HarperCollins - 155 mil unidades.


5) “O Poder da Autorresponsabilidade” - Paulo Vieira (Brasil) - Gente - 149 mil unidades.


6) “Me Poupe!” - Nathalia Arcuri (Brasil) - Sextante - 126 mil unidades.


7) “O Poder Oculto” - Padre Reginaldo Manzotti (Brasil) - Petra - 125 mil unidades.


8) “Mais Esperto que o Diabo” - Napoleon Hill (Estados Unidos) - CDG - 122 mil unidades.


9) “O Poder da Ação” - Paulo Vieira (Brasil) - Gente - 117 mil unidades.


10) “Os Segredos da Mente Milionária” - T. Harv Eker (Canadá) - Sextante - 105 mil unidades.


Esperemos que as próximas notícias do mercado editorial brasileiro sejam, enfim, positivas. Porque do jeito que está, fica difícil olhar com otimismo para o cenário futuro. Pensando bem, agora entendo o sucesso dos títulos de autoajuda, das obras religiosas e dos livros de assessoria financeira.


Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você se interessa por informações do mercado editorial, deixe aqui seu comentário. Para acessar outras notícias dessa área, clique em Mercado Editorial. E aproveite para curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page