top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Televisão: Arte 1 ComTexto - Entrevistas com escritores nacionais


Senhor Brasil

Quem gosta de boa literatura brasileira e adora conhecer os detalhes da carreira e das obras dos principais escritores nacionais vai se interessar, na certa, por “Arte 1 ComTexto”. Eu, pelo menos, curto bastante este programa há algum tempo. Sem exageros, o “Arte 1 ComTexto” é o melhor programa de entrevistas sobre literatura da televisão brasileira. Apresentado há três anos por Manuel da Costa Pinto, jornalista e crítico literário, e dirigido por Iano Coimbra, a atração semanal é filmada na Biblioteca do Parque Villa-Lobos. Os bate-papos promovidos ali reúnem autores, poetas, editores, ilustradores, professores de literatura e de oficinas literárias, sócios e diretores de editoras, livrarias e sebos, designers de livros, quadrinistas, curadores de feiras literárias, agentes literários, booktubers, tradutores e revisores. Ou seja, o foco das entrevistas está nos profissionais do mercado editorial. O programa é transmitido pelo canal a cabo Arte 1, especializado em cultura e artes e pertencente ao Grupo Bandeirantes de Comunicação.


Criado em 2015, o “Arte 1 ComTexto” foi apresentado em suas duas primeiras temporadas por Pedro Herz, sócio da Livraria Cultura. A direção ficou, naquele momento, a cargo de Caio Luiz de Carvalho. As filmagens aconteciam, nesta época, na espetacular unidade do Shopping Eldorado da rede de livrarias do apresentador. A primeira temporada (em 2015) teve 33 episódios enquanto a segunda (em 2016) teve apenas 19. Boa parte da dinâmica atual da atração foi estabelecida por Pedro Herz e Caio Luiz de Carvalho desde as primeiras entrevistas.


Os principais convidados dessa fase foram: Ignácio de Loyola Brandão (1º episódio da 1ª temporada), Contardo Calligaris (5º episódio da 1ª temporada), Luiz Felipe Pondé (8º episódio da 1ª temporada), Bernardo Carvalho (9º episódio da 1ª temporada), Ilan Brenman (14º episódio da 1ª temporada), Laurentino Gomes (17º episódio da 1ª temporada), Ziraldo (27º episódio da 1ª temporada), Marcelo Rubens Paiva (30º episódio da 1ª temporada), Márcia Tiburi (32º episódio da 1ª temporada), Michel Laub (33º episódio da 1ª temporada), Andréa Del Fuego (2º episódio da 2ª temporada), Pedro Bandeira (7º episódio da 2ª temporada), Joca Reiners Terron (10º episódio da 2ª temporada), Tiago Ferro (11º episódio da 2ª temporada), Lilia Schwarcz (14º episódio da 2ª temporada), Milton Hatoum (18º episódio da 2ª temporada) e Marçal Aquino (19º episódio da 2ª temporada).

Programa Arte 1 ComTexto

A partir de 2017, Pedro Herz saiu de cena e Manuel da Costa Pinto, um dos principais críticos literários do país, assumiu definitivamente o comando da atração. A direção do programa também mudou de mãos, ficando desde então à cargo de Iano Coimbra. Com o novo âncora e o novo diretor, o programa ganhou o cenário que tem hoje: a belíssima Biblioteca do Parque Villa-Lobos. Com Costa Pinto como entrevistador, o “Arte 1 ComTexto” ganhou em profundidade e variedade, além de se livrar de uma das mais polêmicas figuras do mercado editorial brasileiro (agora Herz está aparentemente focado na administração calamitosa de sua rede de livrarias). Nessa nova fase do programa, as conversas também se voltaram mais para os escritores contemporâneos (um posicionamento acertadíssimo!). A terceira temporada (com duração bianual: de 2017 a 2018) e a quarta temporada (em 2019) tiveram, respectivamente, 52 e 34 episódios.


Os principais convidados da nova etapa do “Arte 1 ComTexto” foram: Noemi Jaffe (5º episódio da 3ª temporada), Julián Fuks (8º episódio da 3ª temporada), Nelson de Oliveira (10º episódio da 3ª temporada), Bernardo Kucinski (12º episódio da 3ª temporada), Ana Miranda (17º episódio da 3ª temporada), Ricardo Lísias (20º episódio da 3ª temporada), Tati Bernardi (22º episódio da 3ª temporada), Fabrício Corsaletti (24º episódio da 3ª temporada), Luiz Ruffato (26º episódio da 3ª temporada), André Sant´anna (31º episódio da 3ª temporada), Veronica Stigger (34º episódio da 3ª temporada), Cristovão Tezza (35º episódio da 3ª temporada), Jacques Fux (36º episódio da 3ª temporada), J.P. Cuenca (42º episódio da 3ª temporada), João Anzanello Carrascoza (46º episódio da 3ª temporada), Paloma Vidal (48º episódio da 3ª temporada), Carola Saavedra (49º episódio da 3ª temporada), Ferréz (52º episódio da 3ª temporada), Marília Garcia (2º episódio da 4ª temporada), Lourenço Mutarelli (4º episódio da 4ª temporada), Reinaldo Moraes (9º episódio da 4ª temporada), Marcelo Rubens Paiva (12º episódio da 4ª temporada), Sidney Rocha (13º episódio da 4ª temporada), Ana Maria Gonçalves (22º episódio da 4ª temporada), Raimundo Carrero (27º episódio da 4ª temporada), Antonio Prata (32º episódio da 4ª temporada) e Valter Hugo Mãe (34º episódio da 4ª temporada).


Dessa nova lista, excluí os autores que se repetiram (muitos escritores foram entrevistados por Pedro Herz nas duas primeiras temporadas e, mais tarde, foram novamente convidados por Manuel da Costa Pinto na terceira e na quarta temporadas). Repare que a quase totalidade de autores entrevistados no “Arte 1 ComTexto” já tiveram suas obras analisadas na coluna Livros – Crítica Literária do Bonas Histórias. Ou seja, o trabalho deles não é nenhuma novidade para nossos leitores assíduos. Mesmo assim, admito, é delicioso ouvi-los falando sobre o processo criativo da escrita ficcional, os bastidores da carreira de escritor e as particularidades de seus livros.

Programa Arte 1 ComTexto com Manuel da Costa Pinto

São vários os motivos que fazem o “Arte 1 ComTexto” o melhor programa de entrevistas literárias da televisão brasileira. Em primeiro lugar, temos no comando da atração um profissional que entende MUITO de literatura. É diferente ter um jornalista que gosta de literatura como âncora e ter um jornalista que é especializado em literatura e atua também como crítico literário. Manuel da Costa Pinto faz, obviamente, parte do segundo grupo. Ele é um dos críticos literários mais renomados do Brasil. Notamos seu domínio sobre os temas abordados em cada um dos bate-papos semanais. Isso faz toda a diferença na hora de transformar uma entrevista aparentemente banal em algo diferenciado e único.


Além da qualidade do entrevistador, a dinâmica do programa também apresenta agradáveis soluções para os espectadores. O(a) convidado(a) é apresentado(a) rapidamente no início por um box textual. Ou seja, quem não é muito ligado ao universo literário pode ter um resumo da biografia do(a) entrevistado(a). Por outro lado, quem já o(a) conhece não perde tempo com explicações desnecessárias. Logo em seguida, o(a) entrevistado(a) lê um trecho marcante de sua obra. É muito legal ouvir a(o) autor(a) recitando seu trabalho. Só aí começa a entrevista propriamente dita. Fica evidente o quanto essas conversas são bem conduzidas e se tornam interessantes pela rapidez com que acabam. Os 25 minutos do “Arte 1 ComTexto” parecem voar (com as propagandas, a atração dura meia hora na grade de programação do Arte 1). Temos a sensação de que o programa poderia ter o dobro do tempo e, ainda sim, receberíamos um ótimo conteúdo. Porém, compreendo a decisão por um formato mais curto/enxuto (ele deixa uma vontade de quero mais no público).


Por fim, é preciso elogiar as qualidades da fotografia e da edição do programa. É verdade que a Biblioteca Parque Villa-Lobos ajuda muitíssimo no visual. Contudo, não podemos tirar os méritos da equipe de Iano Coimbra, que aproveitou o belo cenário para produzir um programa de entrevistas esteticamente impactante. Além disso, o dinamismo da atração fica evidente em cada episódio. As conversas com os convidados se desenrolam com fluidez, maravilhando o espectador apaixonado por literatura.


Veja, abaixo, um exemplo de um episódio de “Arte 1 ComTexto”. Essa conversa aconteceu no primeiro semestre do ano passado e teve como convidado o jornalista e escritor João Correia Filho (20º episódio da 4ª temporada). Nesse dia havia uma plateia presente ao bate-papo na Biblioteca Villa-Lobos (algo que não é tão frequente de ocorrer no “Arte 1 ComTexto”, mas que está longe de ser descrito como raro de se suceder). Confira:

E aí, curtiu a ideia de acompanhar os trabalhos dos principais autores e profissionais do mercado editorial brasileiro? Obviamente, essas entrevistas foram produzidas para um público seleto: os amantes de literatura. Se você faz parte deste grupinho, saiba que o “Arte 1 ComTexto” passa todas as quintas-feiras, às 22 horas, no Arte 1. As reprises acontecem aos domingos, às 20h30. Os assinantes que possuem o NOW podem acompanhar todas as temporadas da atração desde o primeiro episódio. A nova temporada (a quinta) está para estrear. Como estou viciado em “Arte 1 ComTexto” há três anos, não vejo a hora das novas entrevistas começarem.


Que tal o conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para conhecer os demais posts dessa coluna, clique em TV, Rádio e Internet. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page