top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorPaulo Sousa

Miliádios Literários: agosto/2020


Miliádios Literários: agosto de 2020 - Paulo Sousa

Minha terra tem palmeiras, onde canta o Sabiá. As aves, que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá. Apenas as redondilhas maiores de Gonçalves Dias pra nos trazer algo bom da terra brasilis. O poeta e romancista é autor de “Primeiros Cantos” (Editora Itatiaia) e “Os Timbiras” (Companhia Editora Nacional). Dias completaria 72.000 homônimos no dia 6.


Seu contemporâneo Álvares de Azevedo faria 69 miliádios apenas cinco dias depois. O que isso significa? Nada. Mas é sempre bom lembrarmos do poeta e advogado, autor de “Noite na Taverna” (Martin Claret) e “Lira dos Vinte Anos” (Martin Claret), chamada pela coluna Miliádios Literários de Lira dos 7.305 dias.


Que momentos difíceis do Brasil, não? Tão complicados quanto em “Fahrenheit 451” (Biblioteca Azul), cujo autor Ray Bradbury nos deixou há 3 miliádios, completados no dia 22. Aficionado pelo futuro, o norte-americano escreveu “Algo Sinistro Vem por Aí” (Difel), mostrando sua inexorável intuição premonitória. Também é autor de “As Crônicas Marcianas” (Biblioteca Azul). Durma com um barulho desse.


É melhor colocar as barbas de molho, mesmo se ensopadas de sangue, tal qual Daniel Galera. O paulistano autor de “Barba Ensopada de Sangue” (Companhia das Letras) e “Meia-Noite e Vinte” (Companhia das Letras), completa 15 miliádios no dia 15.


O que pode ter causado tão hirsuta hemorragia? Lágrimas de sangue? Uma cara quebrada? Ou foi navalha na carne? Plínio Marcos completaria 31 miliádios no dia 13. O dramaturgo da última questão escreveu os romances “Histórias das Quebradas do Mundaréu” (De Cultura) e “Uma Reportagem Maldita – Querô” (Publisher Brasil).


Fato é que o Brasil, do alto de 190 miliádios, mais um chorinho, chora em depressão. Não podemos minimizar o caso, de depressão morreu Virginia Woolf, autora de “Mrs. Dalloway” (Penguin), “Orlando: Uma Biografia” (Penguin) e “Um Teto Todo Seu” (Tordesilhas), cujo suicídio completa 29 miliádios no dia 20.


Sinal dos nossos tempos: “A Peste” (Record), de Albert Camus, voltou à lista dos best-sellers em vários países do mundo. Premiado com o Nobel de 1957, completaria 39 miliádios no dia 17. Camus também é autor de “O Estrangeiro” (Record) e “O Homem Revoltado” (Record).

Mês que vem esta coluna miliádica volta com as melhores efemérides do mercado e um tiquinho de abacaxi. Até!

Parabéns pelo nascimento de...

... Sandra Newman, de “História da Literatura Ocidental Sem as Partes Chatas” (Cultrix)! Felicidades em seus 20 miliádios de vida.

Em memória de...

... João Carlos Marinho Silva, premiado com um Jabuti em 1982, autor de “O Gênio do Crime” (Global Editora), que completaria 31 miliádios no dia 9.

... John Hersey, de "Hiroshima" (Vintage), cujo falecimento completa 10 miliádios no dia 9.

... R. L. Stevenson, autor de “A Ilha do Tesouro” (Autêntica), com seus 62 miliádios de nascimento no dia 13.

... Maria Velho da Costa, autora de “Maina Mendes” (Editora Moraes) e “O Amante do Crato” (Assírio & Alvim), que completaria 30 miliversários no dia 14. A autora morreu subitamente há 73 dias da publicação desta coluna miliádica.


... Frances Hodgson Burnett, de “O Jardim Secreto” (Martin Claret), cuja morte faz 35 miliádios no dia 26.


... Camilo Castelo Branco, de “Amor de Perdição” (Ática), que faria 86 miliversários no dia 31.


Miliádios Literários é a coluna de Paulo Sousa, autor do romance “A Peste das Batatas” (Pomelo) e da novela “Histórias de Macambúzios”, que apresenta mensalmente no Bonas Histórias as principais efemérides da literatura. Para ler os demais posts dessa seção, clique em Miliádios Literários. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page