• Ricardo Bonacorci

Teoria Literária - MAER - Etapa 6 - Conclusões do Estudo


Conclusões do Estudo - Etapa 5 do Modelo de Análise Estilística de Romances (MAER)

Enfim, chegamos ao final dessa terceira temporada da coluna Teoria Literária. No post de hoje do Bonas Histórias, vamos apresentar a última parte do Modelo de Análise Estilística de Romances (MAER). Essa é uma ferramenta de pesquisa que permite aos analistas literários a realização de estudos estruturados sobre os estilos dos romancistas. Desde junho estamos conceituando os elementos e as fases do MAER: em junho, apresentamos a Matriz Completa; em julho, os Onze Elementos Constituintes; em agosto, a Etapa I - Identificação do Tipo de Estudo; em setembro, a Etapa II - Definições Estatísticas da Pesquisa; em outubro, a Etapa III - Análise Horizontal; em novembro, a Etapa IV - Análise Vertical; e, em dezembro, a Etapa V - Análise Transversal. Agora, será a vez de comentarmos a Etapa V - Conclusões do Estudo.


A reunião dos elementos narrativos que se repetem invariavelmente no trabalho de um determinado autor ficcional constitui o que se convencionou chamar de estilo literário. Cada escritor possui um estilo textual próprio, o que diferencia sua produção dos colegas e marca seus livros aos olhos dos leitores.

Etapa 5 do MAER: Conclusões do Estudo

Concluída a Análise Transversal, o analista literário precisa reunir todos os aspectos semelhantes descobertos nos textos do autor investigado. Para tal, ele deve montar um quadro conclusivo com essas características. Nesse painel informativo, deve-se apontar, além dos elementos identificados como padrões narrativos, as obras onde elas são encontradas, os exemplos dessas evidências (evidências objetivas de seus aparecimentos) e os percentuais de incidência (se aparecem em 100% das obras da amostra ou em 90%, 80%, 70% delas, por exemplo). Se o analista literário quiser, também pode ser aberto um campo para ele descrever melhor os aspectos da descoberta estilística feita. Esse recurso ajuda na compreensão do que está sendo tratado, principalmente quando o leitor da pesquisa ainda não teve acesso diretamente ao texto original dos romances


A apresentação das características do estilo literário do autor investigado feita pelo Quadro Conclusivo do MAER deve respeitar a ordem decrescente do índice de incidência. Ou seja, o analista literário deve pontuar primeiro os elementos que aparecem em maiores percentuais (100%, 95%). Os elementos que apresentam menores percentuais (80%, 70%) devem aparecer depois. Vale ressaltar que indicadores com índices menores a 50% devem ser descartados pelo pesquisador, pois não representam características predominantes no estilo literário daquele escritor.

Quadro Conclusivo do MAER

E aí, gostou do Modelo de Análise Estilística de Romances? Para acessar aos demais posts dessa temporada da coluna Teoria Literária, clique em Apresentação do MAER. Espero que todos tenham gostado!


Que tal este post? Gostou do Blog Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre esse tema, clique em Teoria Literária. E não se esqueça de acompanhar o Bonas Histórias nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Psicorama é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento