Celebrações: Bonas Histórias - Décimo primeiro aniversário do blog
- Ricardo Bonacorci

- há 11 horas
- 3 min de leitura
Criado em 1º de dezembro de 2014 por Ricardo Bonacorci, o Bonas Histórias é o espaço de debate do melhor da literatura, cinema, música, teatro, dança e demais manifestações culturais. Com análises artísticas aprofundadas, o blog consolidou-se como uma das páginas de ficção e entretenimento mais longevas da internet em língua portuguesa.

Em dezembro de 2014, eu ainda trabalhava exclusivamente como executivo de Marketing e Vendas. Graduado em Comunicação Social (Propaganda e Publicidade) pela ESPM-SP e especialista em Administração de Empresas pelo CEAG/FGV, estava cansado do universo corporativo e da rotina nas médias e grandes companhias. Naquela época, tudo o que queria era atuar com literatura, minha grande paixão desde a adolescência. Não importava sequer se fosse ganhar menos dinheiro. O que desejava aos 33 anos de idade era fazer algo diferente e mais divertido. Será que era sonhar alto demais?!
Com a ideia fixa de fazer a transição de carreira, me mudei de São Paulo para o Sul de Minas Gerais (Varginha/Três Corações) em busca de mais qualidade de vida e menor custo de vida. Também me matriculei numa licenciatura em Letras (no UNIS) com o objetivo de melhorar minha escrita e meu português, então sofríveis. E criei um blog (Bonas Histórias) com o intuito de praticar diariamente o ofício de produzir textos interessantes e com qualidade. Inclusive, o primeiro post da recém-lançada página literária apresentava honestamente essa proposta para os leitores. A publicação debutante dizia sem rodeios que eu era um amador no que se referia ao ato de escrever e de analisar histórias ficcionais. Mesmo assim, me esforçaria para me desenvolver na nova profissão e para apresentar rotineiramente publicações relevantes à audiência.
Corta para dezembro de 2025. Onze anos depois, cá estou confeccionando materiais analíticos para o Bonas Histórias com a mesma devoção do início. Vivendo agora entre Buenos Aires e São Paulo (Minas ficou para trás, ou melhor, esse pedacinho do Brasil entrou de vez no meu coração), acredito já ter concluído há muito tempo a migração de carreira (e afastado de vez a insistente falência que teimava em me rondar por muitos anos). Há cerca de cinco anos, trabalho apenas com literatura (sou editor e ghostwriter de livros na EV Publicações, uma das mais respeitadas editoras paulistanas) e com produção de conteúdo (sou redator na Epifania Comunicação Integrada, agência de Marketing de Conteúdo na capital paulista). Ou seja, consegui realizar meu antigo sonho de viver atuando apenas na área que mais gosto.

A surpresa dessa caminhada foi o crescimento orgânico do Bonas Histórias. No início, ele era uma mera ferramenta pela qual eu exercitava a escrita criativa. Também era o local onde eu reunia o conhecimento adquirido sobre as narrativas ficcionais. Juro que procurava as boas histórias nas mais distintas manifestações artísticas. Assim, nasceram várias editorias do blog: Livros – Crítica Literária, Cinema, Músicas, Teatro, Dança, Exposições, Gastronomia, Passeios etc. Atualmente, são quase vinte colunas, que tratam dos mais variados temas culturais.
O que eu nunca poderia imaginar era que o Bonas Histórias se tornasse mais e mais relevante para sua qualificada audiência e se desvincularia com o tempo da minha imagem. Atualmente, a maioria dos leitores (na casa dos cinco dígitos mensalmente) não me conhece. E eu, por outro lado, não faço ideia de quem é a enorme galerinha que me lê. A sensação é que criei algo que adquiriu vida própria e já tem certa autonomia. Há até outros colunistas que se apropriaram de assuntos específicos – abraço, Paulo; e beijo, Marcelinha. E, ao longo dessa jornada, apareceram alguns patrocinadores que aceitaram investir em nosso ideal. A Dança & Expressão é o nosso parceiro mais antigo e regular.
Por tudo isso, esse 1º de dezembro de 2025 é uma data para comemorarmos bastante. Daí a minha iniciativa de produzir esse post para a coluna Premiações e Celebrações. O décimo primeiro aniversário do blog indica que já caminhamos bastante até aqui. Entretanto, sabemos que ainda falta muito chão para ser percorrido. Se você curte o melhor da literatura, da cultura, da arte e do entretenimento nacional e internacional, saiba que a nossa proposta é seguir trabalhando para que o Bonas Histórias viva ainda muitos anos mais e não pare de crescer.
Parabéns a todos que fizeram e fazem parte dessa história!
Que tal este post e o conteúdo do Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para acessar os demais posts desta coluna, clique em Premiações e Celebrações. E aproveite para acompanhar o Bonas Histórias nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.





