top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 43 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Crônicas: O Ano que Esperávamos Há Anos - Epílogo

Chegamos ao final desta série narrativa. É hora de fazermos o balanço dos doze meses de 2012, o ano inesquecível para todos os corintianos.

O Ano que Esperávamos Há Anos - Contos & Crônicas - Bonas Histórias - Ricardo Bonacorci - Epílogo

Consegui! Viram como valeu a pena. 2012 está terminando e as três grandes metas que estabeleci para o ano foram concluídas com êxito. Para quem não se recorda o que prometi nessas páginas em janeiro, aqui vai uma breve recapitulação. O primeiro objetivo era ver o Corinthians ser campeão da Libertadores. Essa façanha foi alcançada em julho, na memorável vitória de 2 a 0 sobre o Boca Juniors. Para aumentar a alegria da Fiel Torcida, ainda foi possível assistir ao Timão conquistar o bicampeonato mundial em dezembro. Juro que jamais esquecerei essas partidas.


A segunda meta era me tornar escritor. Mesmo com as dificuldades inerentes à troca de carreira aos 30, 31 anos, consegui finalizar três livros em doze meses. Como já dizia o velho ditado: um é pouco, dois é bom e três é demais! De todas as obras que produzi em 2012, O Ano que Esperávamos Há Anos foi sem dúvida a mais importante e a que me deu mais prazer de fazer. Acompanhar diariamente meu time ao longo de 366 dias e comentar passo a passo os jogos e as conquistas da equipe de Tite foi algo sensacional!


Ainda bem que tive a disposição (e a sagacidade) para começar a escrever essa série narrativa em 31 de dezembro de 2011. Talvez essa tenha sido a melhor ideia que tive na vida. Se em janeiro de 2012 temia que me chamassem de maluco (afinal, o Corinthians jamais ganharia a Copa Libertadores, né?), agora a proposta de O Ano que Esperávamos Há Anos parece perfeitamente sensata. O novo desafio é conseguir uma editora para publicar meu relato e dividi-lo com os demais corintianos. Se você estiver lendo essas palavras agora, saiba que essa última parte da minha grande aventura editorial-futebolística também foi concretizada.


E o terceiro objetivo foi o mais fácil de ser alcançado. Tinha previsto emagrecer 12 quilos e consegui atingir o patamar almejado já nos primeiros três meses do ano. Nada como fechar a boca e praticar exercícios físicos. Depois foi só manter ao longo do ano o peso dentro da meta traçada. Espero permanecer assim pelo resto da vida...


Preparo-me agora para a festa de Réveillon, que será comemorada dentro de algumas horas. A sensação é de missão cumprida. Meus principais planos para 2012 foram atingidos e o ano terminou como eu havia sonhado. Como não me emocionar com isso, hein?! Para 2013, começo a pensar se não seria interessante continuar meus relatos sobre o Timão em um novo livro, algo como O Ano que Esperávamos Há Anos II. Minha intuição diz que o período de glórias e de supremacia do Corinthians no futebol nacional e internacional só está começando. O Timão deverá seguir colecionando muitos títulos nas próximas temporadas. Mesmo se as conquistas nunca mais vierem (algo que duvido!), já me considero um torcedor realizado. Tudo graças ao maravilhoso ano de 2012. Esses doze meses jamais sairão da minha mente. Esses foram os dias mais felizes para os fanáticos corintianos em toda a história.


Obrigado 2012! E feliz 2013 para todo mundo!


Ricardo Bonacorci

31 de dezembro de 2012


-----------


Oitava série narrativa da coluna Contos & Crônicas, “O Ano que Esperávamos Há Anos” é o testemunho dos doze meses de 2012. Este relato é uma espécie de diário feito no calor das emoções por um fanático torcedor corintiano. Ele previu as conquistas de seu time do coração naquela temporada que se tornaria mágica. Nessa coletânea de crônicas é possível acompanhar os jogos do Corinthians, relembrar as decisões do técnico, entrar nos bastidores do Parque São Jorge e conhecer a vida dos principais jogadores alvinegros. O leitor também sofrerá com as angústias dos torcedores do Timão, poderá acompanhar o desenrolar dos campeonatos e, principalmente, irá se emocionar com as maiores conquistas futebolísticas desse clube centenário.


Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para acessar outras narrativas do blog, clique em Contos & Crônicas. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Comments


A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page