Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 40 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Ricardo Bonacorci

Crônicas: O Ano que Esperávamos Há Anos - Prefácio

Desenvolvido em 31 de dezembro de 2011, esse texto detalha a linha editorial e a proposta de trabalho da nova coletânea de crônicas do Bonas Histórias.

O Ano que Esperávamos Há Anos - Contos & Crônicas - Bonas Histórias - Ricardo Bonacorci - Prefácio

Amanhã à noite, começarei a trabalhar efetivamente nos textos de O Ano que Esperávamos Há Anos. Se pensarmos bem, não posso chamá-lo ainda de livro nem de série narrativa, por mais que deseje ver suas páginas materializadas. Afinal, essa coletânea de crônicas não passa por enquanto de uma simples ideia que tive há alguns dias. Além disso, há grandes chances desse material ser interrompido a qualquer momento por falta de matéria-prima para os meus relatos. Em outras palavras, tudo é muito nebuloso! Eu só tenho dois aspectos para me apegar por ora: uma forte intuição e uma proposta de trabalho bem definida.


Deixe-me começar a explicação pela intuição. No primeiro domingo desse mês de dezembro, quando o Corinthians foi campeão brasileiro pela quinta vez, eu estava nas ruas de São Paulo comemorando como um louco o título. Naquele dia, tive um pressentimento: "Ano que vem o Timão vai faturar a Libertadores. Dessa vez não passa!!!". Talvez muitos corintianos já devam ter pensado, em algum instante de suas vidas, algo semelhante. Entretanto, para mim não foi apenas um pensamento vago ou um sonho distante. Na minha visão, trata-se de algo com grandes possibilidades de ser alcançado. A conquista do Brasileirão de 2011 mostra o quanto o Corinthians está forte e tem uma equipe competitiva para brigar pelo tão sonhado troféu continental. Com essa torcida e essa esperança dentro de mim, passamos para a proposta de trabalho.


Com a possibilidade de testemunhar o maior feito da história do meu time do coração, botei na cabeça que irei escrever diariamente um relato sobre os acontecimentos envolvendo o Timão, sua torcida, seus jogadores, seus adversários e os campeonatos disputados durante a temporada de 2012. Tudo para captar, passo a passo, cada detalhe da tão almejada conquista da Copa Libertadores da América. Se o meu time for o campeão sul-americano do próximo ano, terei colhido o testemunho sincero e emocionante de um torcedor comum. Assim, meu plano é dedicar uma lauda/página para cada dia do novo ano. Vou escrevê-las todas as noites antes de dormir, como um diário ou um blog. A minha matéria-prima será o Corinthians.


Confesso, um tanto envergonhado, que eu ainda não contei para ninguém a ideia desta obra. Talvez demore um pouco para falar a alguém. Temo ser desencorajado a começar a escrever algo que não dependa exclusivamente de mim. A pergunta mais angustiante é: qual o destino dos meus relatos se o Corinthians não for campeão da Libertadores em 2012, hein?! Obviamente, terei desperdiçado várias horas dos meus dias (e noites) para encher a lixeira do notebook com vários arquivos inúteis. Por outro lado, e se o meu time conseguir superar seus traumas e, enfim, faturar essa competição, né? Com essa esperança, vou simplesmente começar a escrever e deixar o destino se encarregar do restante.


E saiba desde já: se você estiver, nesse exato momento, lendo as palavras desse Prefácio é porque 2012 foi o ANO! O ano que nós corintianos esperávamos há anos; e os 366 dias mais mágicos e incríveis de nossas vidas. Feliz 2012 para todos nós, alvinegros do Parque São Jorge!!!



Ricardo Bonacorci

31 de dezembro de 2011


-----------

Oitava série narrativa da coluna Contos & Crônicas, “O Ano que Esperávamos Há Anos” é o testemunho dos doze meses de 2012. Este relato é uma espécie de diário feito no calor das emoções por um fanático torcedor corintiano. Ele previu as conquistas de seu time do coração naquela temporada que se tornaria mágica. Nessa coletânea de crônicas é possível acompanhar os jogos do Corinthians, relembrar as decisões do técnico, entrar nos bastidores do Parque São Jorge e conhecer a vida dos principais jogadores alvinegros. O leitor também sofrerá com as angústias dos torcedores do Timão, poderá acompanhar o desenrolar dos campeonatos e, principalmente, irá se emocionar com as maiores conquistas futebolísticas desse clube centenário.


Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para acessar outras narrativas do blog, clique em Contos & Crônicas. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento