top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Recomendações: Retrospectiva - Melhores peças teatrais do Bonas Histórias em 2017


Melhores livros lidos em 2017 pelo Blog Bonas Histórias

A Retrospectiva de 2017 do Bonas Histórias chega agora à sua quarta e última parte. Depois de apresentarmos os melhores livros, os melhores filmes e as melhores exposições do ano passado, vamos tratar no post de hoje das melhores peças teatrais da última temporada. Confesso que não foi nada fácil definir o ranking dos espetáculos cênicos mais interessantes que assistimos e que comentamos no blog no ano passado. Teve muita coisa boa e escolher os melhores exigiu certa dose de subjetividade. Feita essa ressalva, aí vai a lista das cinco melhores peças de 2017:


5º lugar: Marte, Você Está Aí? – Auditório do MASP

Peça Marte, Você Está Aí?

Escrita por Silvia Gomes e dirigida por Gabriel Fontes Paiva, Marte, Você Está Aí? é a peça que expõem de maneira crítica e enigmática as intransigências políticas do Brasil contemporâneo. Em seu elenco, temos Selma Egrei, Michelle Ferreira e Jorge Emil. Com uma narrativa entrecortada, um texto afiado e cenas melodramáticas, o espetáculo leva a plateia a reflexão sobre os caminhos sociopolíticos atuais da nossa nação.


4º lugar: 60! Década de Arromba doc.Musical – Teatro NET

Musical 60! Década de Arromba doc.Musical

Em 60! Década de Arromba doc.Musical, assistimos a uma mistura de musical e documentário. Em pauta, a retrospectiva histórica sobre a década de 1960 no Brasil e no mundo. Roteirizado por Marcos Nauer e dirigido por Frederico Reder, o espetáculo narra o que rolou na cena política, social, musical e cultural nos anos de ouro da Jovem Guarda. Como grande atração, “60! Década de Arromba doc.Musical” traz Wanderléa, uma das principais cantoras daquela época.


3º lugar: Ato Falho – Espaço Cia do Pássaro

Peça Ato Falho

A grande surpresa de 2017 foi a peça independente Ato Falho. Nessa tragicomédia da vida contemporânea, Bruna Anauate e Tati Lenna, atrizes e produtoras do espetáculo, apresentam um retrato impecável das neuroses e paranoias do mundo moderno. Com ótimas interpretações e um excelente texto, a peça foi viabilizada após uma exitosa campanha de crowdfunding. Com graça e simplicidade, “Ato Falho” supera muitas superproduções renomadas por aí.


2º lugar: Pagliacci – Teatro do SESI do Centro Cultural da FIESP

Peça Pagliacci

Nessa comédia circense clássica da Companhia LaMínima, novamente encenada em virtude da comemoração das duas décadas de fundação do grupo, assistimos a saga tragicômica de uma trupe de palhaços. Concebida por Domingos Montagner e Fernando Sampaio, produzida por Luís Alberto de Abreu e dirigida por Chico Pelúcio, Pagliacci tem em seu elenco Alexandre Roit, Carla Candiotto, Fernando Paz, Filipe Bregantim e Keila Bueno, além do próprio Fernando Sampaio.


1º lugar: Ovono – Centro Cultural do Banco do Brasil

Peça Ovono

O melhor espetáculo cênico de 2017 foi Ovono”. Roteirizada e dirigida por Ricardo Karman, a peça é uma narrativa futurista e apocalíptica sobre a dicotomia entre a evolução tecnológica e o primitivismo religioso do ser humano. O mais interessante é que essa produção mistura recursos audiovisuais de alto nível com a encenação tradicional no palco. Os atores de "Ovono" são: Gustavo Vaz, Paula Arruda, Paula Spinelli, Fábio Herford, Bruno Ribeiro e Cesar Brasil. Incrível!


Gostou deste post do Bonas Histórias? Para acessar a lista completa dos melhores livros, filmes, peças teatrais e exposições dos últimos três anos, clique em Recomendações. E não se esqueça de deixar aqui seus comentários sobre o conteúdo do blog. Siga também a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page