top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Gastronomia: Arcos da Cantareira - Tradição da Zona Norte


Quem é da zona norte de São Paulo já deve conhecer o Arcos da Cantareira. Este tradicional restaurante localizado na Avenida Cantareira, no Tucuruvi, tem mais de três décadas de tradição e é considerado um dos principais pontos gastronômicos da região. Eu, sendo da Zona Oeste da cidade, admito que não o conhecia. Isto até ontem, quando visitei o estabelecimento à noite.

O Arcos da Cantareira é churrascaria durante o horário do almoço e pizzaria no período noturno. Apesar de a sua história estar ligada fortemente a Portugal (as quatro famílias proprietárias têm origem lusitana e às vezes o estabelecimento é apresentado como sendo um restaurante português), não identifiquei nada que relacionasse uma coisa com a outra. Não há nenhum prato típico no cardápio, nem há qualquer referência na ambientação do lugar com o país da península ibérica.

Arcos da Cantareira

Com um grande e gratuito estacionamento em suas dependências (algo cada vez mais raro de encontrarmos na cidade), os principais apelos da casa são a sua excelente comida (você já fica salivando só de olhar as carnes expostas na entrada) e o custo-benefício. As porções servidas são generosas e os preços são justos. Muitas famílias frequentam o restaurante aos finais de semana e muitos executivos visitam a casa no intervalo do trabalho. O único ponto negativo do Arcos é o atendimento, muito abaixo da média. Os garçons e os funcionários parecem um tanto aborrecidos, raramente sorriem e não se mostram dispostos a servir os clientes de bom grado.

Gostei bastante de conhecer o Arcos da Cantareira. Apesar de muito longe da minha casa, ele me agradou pelo sabor da comida (muito boa!) e pelo preço justo cobrado. Quem foi que disse que nós precisamos pagar muito para comer bem em São Paulo?! Em tempos de crise e de inflação alta, é bom encontrar lugares dispostos a oferecer bons pratos para a nossa boca e para o nosso bolso.

Que tal este post e o conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para conhecer as demais críticas gastronômicas do blog, clique na coluna Gastronomia. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page