• Ricardo Bonacorci

Passeios: Diálogo no Escuro - Experimentando o mundo sem a visão


Este é, provavelmente, o melhor passeio disponível na cidade de São Paulo no momento. Eu já tinha ido há cinco anos em uma atividade destas em Campinas e admito que ela me marcou profundamente. Por isso, estou visitando-a mais uma vez, agora que ela está em minha cidade natal. “Diálogo no Escuro” é uma exposição que roda o mundo com a proposta de conferir uma experiência única aos seus visitantes. Em uma hora, somos inseridos em um mundo no qual nos tornamos cegos. Você já se imaginou vivendo como um cego?! Pois essa exposição permite essa experiência incrível por quase uma hora!

Em ambientes sem qualquer iluminação (a escuridão é total), somos desafiados a encarar nossos medos e “enxergar” o mundo com os demais sentidos. É sensacional como nossa audição e nosso tato ficam aflorados. Conseguimos perceber o ambiente sem utilizar a visão. Atravessamos ruas, vamos ao bar, andamos de barco e caminhamos na floresta sem enxergar nada.

O mais interessante do "Diálogo no Escuro" é que somos assessorados o tempo inteiro por uma pessoa, que descobrimos depois ser cega. No meio da escuridão, são eles (os deficientes visuais) que nos guiam e nos ajudam o tempo inteiro. Nesse novo ambiente, somos incapazes de ver a realidade e nos virar sem passar por situações constrangedoras. Senti-me em uma obra literária de Saramago.

Instalada no Unibes Cultural (antigo Espaço Judaico, ao lado da estação Sumaré do Metrô - Rua Oscar Freire, 2.500), o “Diálogo no Escuro” acontece de segunda a sábado, das 10h às 19h. O ingresso varia de R$ 24,00 a R$ 30,00. Às terças-feiras, a entrada é gratuita.

Quem procura atividades diferentes, divertidas e estimulantes, esse é o passeio certo! Com certeza, você não vai esquecer dele por muito tempo...

Que tal o conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para conhecer os demais posts dessa coluna, clique em Passeios. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.

#Passeios #SãoPaulo #DiálogonoEscuro

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento