Desde a metade do ano passado, a cidade de São Paulo entrou no circuito dos escape games ou dos escape rooms. Essa modalidade de jogo, desenvolvida no Japão e disseminada na Europa e nos Estados Unidos, coloca os participantes em uma aventura real. O grupo de amigos (os jogos normalmente variam de 4 a 16 pessoas) são presos dentro de uma sala e precisam escapar em 60 minutos. Para saírem antes do tempo esgotar, é preciso desvendar os enigmas da sala. Cada sala possui uma ambientação e um enredo próprios. Há desde prisões do início do século passado, bancos clandestinos, hotéis decadentes, viagens interplanetárias e lugares fantasmagóricos.
A diversão é muito interessante. Até mesmo aqueles que entram descrentes e um tanto desconfiados acabam rapidamente entrando na brincadeira. A emoção de precisar descobrir as charadas torna o desafio eletrizante. A sensação é que estamos vivenciando um filme de suspense, onde qualquer coisa pode acontecer.
O preço não é tão salgado assim, principalmente para quem vai de vez em quando nessa atividade. Uma hora de jogo sai por aproximadamente 60 reais (o dobro de uma sessão de cinema, por exemplo). Há lugares mais baratos e outros mais caros, mas todos ficam próximo dessa média. As melhores opções são o Escape 60, o Escape Room SP, Escape Time, Puzzle Room e Escape Now. Os agendamentos e as compras dos jogos são feitos normalmente no site das empresas.
Quem está procurando algo diferente e divertido para fazer na cidade de São Paulo, saiba que pode haver uma sala de escape game ou de escape room pertinho de você.
Que tal o conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para conhecer os demais posts dessa coluna, clique em Passeios. E não se esqueça de curtir a página do blog no Facebook.