top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Contos: Paranoias Modernas - Apresentação


Paranoias Modernas - Apresentação - Ricardo Bonacorci

Acredito que os arqueólogos extraterrestres virão ao nosso planeta inabitável, daqui alguns séculos (ou seria décadas?), para estudar nossa civilização. Eles vão escavar nossas maiores cidades atrás de evidências sobre nosso estilo de vida, nossas crenças e nossos hábitos. Tenho sérias dúvidas se eles vão, após concluir os trabalhos investigativos, nos classificar como uma raça primitiva, pouco racional e aculturada ou como a espécie mais evoluída, racional e culturalmente desenvolvida que já habitou essas bandas do Sistema Solar.

Como conseguíamos viver amontoados em pequenas faixas do território? Por que precisaríamos de tantas coisas feitas de plástico? Para que tantos aparelhos eletrônicos? Por que nossas famílias seriam cada vez menores e mais diversificadas? Será que ninguém percebia que o nosso estilo de vida era insustentável? Por que a maioria das pessoas aceitava trabalhar em um sistema de semiescravidão para uma minoria de privilegiados sem nunca se rebelar? Por que tínhamos tanta vontade de acumular utensílios aparentemente fúteis? Por que produzíamos grandes latas com rodas tão velozes se elas vagavam tão lentamente em vias superlotadas? Alguém poderia explicar o fato de gostarmos tanto de nos matar, seja em grandes conflitos armados ou na violência banal do cotidiano urbano? Qual a utilidade dessa linguagem binária que estaria presente em todos os cantos? Será que não percebíamos que nossos hábitos estavam destruindo o meio-ambiente? E por que tínhamos uma fixação tão doentia por papéis que guardávamos nos bolsos?

Peço desculpas desde já a você, caro leitor, se você for um terráqueo que habita nosso planeta no século XXI. Sua leitura também será bem-vinda, até porque este pobre escritor da sua espécie, apesar dos protestos inúteis, está inserido no sistema econômico ainda em voga por aqui. Contudo, gostaria de deixar bem claro para todos que as narrativas da série Paranoias Modernas são dirigidas prioritariamente aos futuros arqueólogos que virão à Terra. Minha pretensão é que através dessas breves histórias ambientadas nos tempos atuais, eles possam compreender como é nossa vida na sociedade humana contemporânea.

Só espero poder influenciar positivamente as avaliações dos futuros visitantes. Exatamente por isso, criei histórias fidedignas à nossa realidade. Cada personagem ficcional e cada trama dos 11 contos de Paranoias Modernas visam retratar um aspecto da vida da sociedade mais evoluída da Terra.

Veja, a seguir, a programação de posts de Paranoia Moderna, a nova série narrativa que desenvolvi para a coluna Contos & Crônicas:

Acompanhe mensalmente as histórias de Paranoias Modernas aqui no Blog Bonas Histórias. Boa leitura a todos!

-----------------

Paranoias Modernas é a série mensal de narrativas curtas criada por Ricardo Bonacorci. Os 11 contos do quadro estão sendo publicados com exclusividade no Blog Bonas Histórias ao longo deste ano.

Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para acessar outras narrativas do blog, clique em Contos & Crônicas. E não se esqueça de curtir a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page