A Retrospectiva de 2017 do Bonas Histórias chega agora à sua quarta e última parte. Depois de apresentarmos os melhores livros, os melhores filmes e as melhores exposições do ano passado, vamos tratar no post de hoje das melhores peças teatrais da última temporada. Confesso que não foi nada fácil definir o ranking dos espetáculos cênicos mais interessantes que assistimos e que comentamos no blog no ano passado. Teve muita coisa boa e escolher os melhores exigiu certa dose de subjetividade. Feita essa ressalva, aí vai a lista das cinco melhores peças de 2017:
5º lugar: Marte, Você Está Aí? – Auditório do MASP
Escrita por Silvia Gomes e dirigida por Gabriel Fontes Paiva, “Marte, Você Está Aí?” é a peça que expõem de maneira crítica e enigmática as intransigências políticas do Brasil contemporâneo. Em seu elenco, temos Selma Egrei, Michelle Ferreira e Jorge Emil. Com uma narrativa entrecortada, um texto afiado e cenas melodramáticas, o espetáculo leva a plateia a reflexão sobre os caminhos sociopolíticos atuais da nossa nação.
4º lugar: 60! Década de Arromba doc.Musical – Teatro NET
Em “60! Década de Arromba doc.Musical”, assistimos a uma mistura de musical e documentário. Em pauta, a retrospectiva histórica sobre a década de 1960 no Brasil e no mundo. Roteirizado por Marcos Nauer e dirigido por Frederico Reder, o espetáculo narra o que rolou na cena política, social, musical e cultural nos anos de ouro da Jovem Guarda. Como grande atração, “60! Década de Arromba doc.Musical” traz Wanderléa, uma das principais cantoras daquela época.
3º lugar: Ato Falho – Espaço Cia do Pássaro
A grande surpresa de 2017 foi a peça independente “Ato Falho”. Nessa tragicomédia da vida contemporânea, Bruna Anauate e Tati Lenna, atrizes e produtoras do espetáculo, apresentam um retrato impecável das neuroses e paranoias do mundo moderno. Com ótimas interpretações e um excelente texto, a peça foi viabilizada após uma exitosa campanha de crowdfunding. Com graça e simplicidade, “Ato Falho” supera muitas superproduções renomadas por aí.
2º lugar: Pagliacci – Teatro do SESI do Centro Cultural da FIESP
Nessa comédia circense clássica da Companhia LaMínima, novamente encenada em virtude da comemoração das duas décadas de fundação do grupo, assistimos a saga tragicômica de uma trupe de palhaços. Concebida por Domingos Montagner e Fernando Sampaio, produzida por Luís Alberto de Abreu e dirigida por Chico Pelúcio, “Pagliacci” tem em seu elenco Alexandre Roit, Carla Candiotto, Fernando Paz, Filipe Bregantim e Keila Bueno, além do próprio Fernando Sampaio.
1º lugar: Ovono – Centro Cultural do Banco do Brasil
O melhor espetáculo cênico de 2017 foi “Ovono”. Roteirizada e dirigida por Ricardo Karman, a peça é uma narrativa futurista e apocalíptica sobre a dicotomia entre a evolução tecnológica e o primitivismo religioso do ser humano. O mais interessante é que essa produção mistura recursos audiovisuais de alto nível com a encenação tradicional no palco. Os atores de "Ovono" são: Gustavo Vaz, Paula Arruda, Paula Spinelli, Fábio Herford, Bruno Ribeiro e Cesar Brasil. Incrível!
Gostou deste post do Bonas Histórias? Para acessar a lista completa dos melhores livros, filmes, peças teatrais e exposições dos últimos três anos, clique em Recomendações. E não se esqueça de deixar aqui seus comentários sobre o conteúdo do blog. Siga também a página do Bonas Histórias no Facebook.