• Ricardo Bonacorci

Recomendações: Retrospectiva - Melhores peças teatrais do Bonas Histórias em 2017


A Retrospectiva de 2017 do Bonas Histórias chega agora à sua quarta e última parte. Depois de apresentarmos os melhores livros, os melhores filmes e as melhores exposições do ano passado, vamos tratar no post de hoje das melhores peças teatrais da última temporada. Confesso que não foi nada fácil definir o ranking dos espetáculos cênicos mais interessantes que assistimos e que comentamos no blog no ano passado. Teve muita coisa boa e escolher os melhores exigiu certa dose de subjetividade. Feita essa ressalva, aí vai a lista das cinco melhores peças de 2017:


5º lugar: Marte, Você Está Aí? – Auditório do MASP

Escrita por Silvia Gomes e dirigida por Gabriel Fontes Paiva, Marte, Você Está Aí? é a peça que expõem de maneira crítica e enigmática as intransigências políticas do Brasil contemporâneo. Em seu elenco, temos Selma Egrei, Michelle Ferreira e Jorge Emil. Com uma narrativa entrecortada, um texto afiado e cenas melodramáticas, o espetáculo leva a plateia a reflexão sobre os caminhos sociopolíticos atuais da nossa nação.


4º lugar: 60! Década de Arromba doc.Musical – Teatro NET

Em 60! Década de Arromba doc.Musical, assistimos a uma mistura de musical e documentário. Em pauta, a retrospectiva histórica sobre a década de 1960 no Brasil e no mundo. Roteirizado por Marcos Nauer e dirigido por Frederico Reder, o espetáculo narra o que rolou na cena política, social, musical e cultural nos anos de ouro da Jovem Guarda. Como grande atração, “60! Década de Arromba doc.Musical” traz Wanderléa, uma das principais cantoras daquela época.


3º lugar: Ato Falho – Espaço Cia do Pássaro

A grande surpresa de 2017 foi a peça independente Ato Falho. Nessa tragicomédia da vida contemporânea, Bruna Anauate e Tati Lenna, atrizes e produtoras do espetáculo, apresentam um retrato impecável das neuroses e paranoias do mundo moderno. Com ótimas interpretações e um excelente texto, a peça foi viabilizada após uma exitosa campanha de crowdfunding. Com graça e simplicidade, “Ato Falho” supera muitas superproduções renomadas por aí.


2º lugar: Pagliacci – Teatro do SESI do Centro Cultural da FIESP

Nessa comédia circense clássica da Companhia LaMínima, novamente encenada em virtude da comemoração das duas décadas de fundação do grupo, assistimos a saga tragicômica de uma trupe de palhaços. Concebida por Domingos Montagner e Fernando Sampaio, produzida por Luís Alberto de Abreu e dirigida por Chico Pelúcio, Pagliacci tem em seu elenco Alexandre Roit, Carla Candiotto, Fernando Paz, Filipe Bregantim e Keila Bueno, além do próprio Fernando Sampaio.


1º lugar: Ovono – Centro Cultural do Banco do Brasil

O melhor espetáculo cênico de 2017 foi Ovono”. Roteirizada e dirigida por Ricardo Karman, a peça é uma narrativa futurista e apocalíptica sobre a dicotomia entre a evolução tecnológica e o primitivismo religioso do ser humano. O mais interessante é que essa produção mistura recursos audiovisuais de alto nível com a encenação tradicional no palco. Os atores de "Ovono" são: Gustavo Vaz, Paula Arruda, Paula Spinelli, Fábio Herford, Bruno Ribeiro e Cesar Brasil. Incrível!


Gostou deste post do Bonas Histórias? Para acessar a lista completa dos melhores livros, filmes, peças teatrais e exposições dos últimos três anos, clique em Recomendações. E não se esqueça de deixar aqui seus comentários sobre o conteúdo do blog. Siga também a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento