top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 43 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Celebrações: Bonas Histórias - Oitavo aniversário do blog

Consolidado como um dos principais blogs de literatura, cultura e entretenimento do Brasil, o Bonas Histórias bateu recorde de audiência em 2022.

Aniversário de oito anos do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento

Estamos em festa nesta semana. E as nossas comemorações não têm qualquer relação com os jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol. Copa? Futebol? Brasil? Que copa, que futebol, que Brasil, hein?! O motivo das festividades por aqui é o aniversário do Bonas Histórias. Em 1º de dezembro, o blog completou oito anos de vida. Eu disse oito anos!!! Uhu! O alcance de uma marca tão expressiva nos enche de orgulho e me motivou a escrever este post especial para a coluna Premiações e Celebrações. Acredito que nossos leitores, colunistas, patrocinadores e parceiros também estejam felizes com a longevidade e com a qualidade do trabalho realizado pelo Bonas Histórias. Afinal, são quase uma década de vida, né?


Criado de maneira despretensiosa no finalzinho de 2014, o blog se tornou ao longo do tempo referência na crítica literária e na crítica cultural em nosso país. Não à toa, nos transformamos em um dos principais divulgadores da literatura, da cultura, das artes e do entretenimento no Brasil. Em algumas áreas de atuação (literatura e dança, por exemplo), o Bonas Histórias é líder de audiência. De maneira geral, somos atualmente o blog de literatura, cultura e entretenimento mais acessado em língua portuguesa. No último quadrimestre (agosto, setembro, outubro e novembro de 2022), tivemos uma média de aproximadamente 28 mil visitantes únicos mensais. No mês passado, beiramos a marca de 30 mil leitores únicos (foram 29,8 mil em novembro – 1 mil por dia). Você conhece um blog (estou falando de blog e não de canais do Youtube!) que navegue de maneira profunda no universo artístico e possua métricas tão elevadas? Sinceramente, eu não conheço. E olha que frequentemente dou uma fuçada na Internet procurando.


O conteúdo preferido dos nossos leitores é a literatura, não por acaso nosso carro-chefe. São sete as colunas do Bonas Histórias voltadas à arte escrita: Livros – Crítica Literária (análise individual das obras), Desafio Literário (análise do estilo dos autores), Teoria Literária (concepção mais acadêmica do fazer literário), Talk Show Literário (entrevistas com personagens clássicas), Miliádios Literários (efemérides da literatura), Contos & Crônicas (narrativas exclusivas do blog) e Mercado Editorial (notícias do setor). A parte literária do blog possui mensalmente de 11 mil a 13 mil leitores únicos.

Em dezembro de 2022, o Bonas Histórias completou seu oitavo ano de vida como um dos principais blogs de literatura, cultura e entretenimento em língua portuguesa

A coluna Dança também vem se destacando como referência em seu segmento e tem grande audiência. Ela atrai de 8 a 10 mil visitantes únicos mensais. Logo em seguida, em nível de popularidade, temos as colunas Cinema (de 3 a 4 mil visitantes únicos por mês) e Músicas (de 2 a 3 mil visitantes únicos mensais). São ou não são indicadores incríveis para um portal analítico exclusivamente textual e com temática artístico-cultural?


Para quem se interessa por variedade, o Bonas Histórias ainda traz conteúdo nas seguintes áreas: Teatro, Exposições, Gastronomia, Passeios, TV, Rádio e Internet, Cursos e Eventos, Premiações e Celebrações, Melhores Músicas Ruins e Recomendações. Apesar de menos acessadas, essas colunas conferem um rico tempero multicultural ao blog. Se o público dessas seções é normalmente menor, confesso que não posso dizer o mesmo das qualidades analíticas e textuais dos seus posts.


O mais legal é saber que o Bonas Histórias chegou ao oitavo ano trazendo ininterruptamente análises de livros, filmes, músicas, shows, danças, peças teatrais, exposições e gastronomia. Para quem não conhece nossa política de trabalho, acho interessante contar que só publicamos análises de obras que gostamos. Ou seja, não fazemos avaliações prioritariamente negativas. No caso de trabalhos artístico-culturais que não gostamos, simplesmente não escrevemos a respeito. Além disso, nossas análises são 100% independentes. Não expressamos o que não pensamos e/ou não acreditamos. E não cobramos (EM HIPÓTESE NENHUMA) pela produção do conteúdo no blog. Costumo dizer que o Bonas Histórias faz parte da velha guarda dos veículos de comunicação, quando a linha editorial e a linha comercial não se falavam.


Como resultado prático deste trabalho minucioso, estamos vendo multiplicar ano a ano o número de leitores. De 2020 para 2021, para você ter uma ideia, o Bonas Histórias triplicou a audiência. Se no ano retrasado nossa média mensal era de 5 mil visitantes únicos, no ano passado ela saltou para 15 mil. E em 2022, nossos números quase que dobraram. Agora temos uma média de 25 mil visitantes únicos mensais desde abril. De agosto de 2022 para cá, como já adiantei no início deste post, pulamos para 27 mil visitantes únicos por mês. E em novembro, na última medição consolidada que o Google Analytics realizou, nos aproximamos do recorde histórico de 30 mil visitantes únicos mensais que alcançamos em junho.

Criado em dezembro de 2014, o Bonas Histórias é o principal blog de literatura, cultura e entretenimento do Brasil

Os indicadores atuais do Bonas Histórias nos enchem de satisfação. Saber que há um número expressivo de leitores rotineiramente acompanhando nossos textos proporciona um misto de alegria e medo. A alegria é pela dimensão das análises críticas e pelo alcance de nossas palavras. E o medo é, obviamente, pela crescente responsabilidade que a maior audiência traz.


Para 2023, a ideia é continuarmos com o mesmo trabalho criterioso, independente e de qualidade. A meta do blog para o próximo ano é alcançar a marca de 50 mil visitantes mensais. Contamos com o apoio e o entusiasmo de todos para chegar ao novo patamar.


E feliz aniversário, Bonas Histórias! Desejo uma longa e bem-sucedida trajetória para você, meu querido.


Que tal este post e o conteúdo do Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para acessar os demais posts desta coluna, clique em Premiações e Celebrações. E aproveite para acompanhar o Bonas Histórias nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Comentarios


A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page