Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 40 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Ricardo Bonacorci

Celebrações: Bonas Histórias - Sétimo aniversário do blog

Voltado à divulgação da literatura, da cultura e do entretenimento, o Blog Bonas Histórias teve em 2021 seu melhor ano em audiência.

Aniversário de sete anos do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento

Ontem foi dia de festa!!! O Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento, fez aniversário. Comemoramos seu sétimo ano de vida com muita alegria, orgulho e satisfação. Uhu! Desde 1º de dezembro de 2014, o site traz ininterruptamente análises de livros, filmes, músicas, shows, danças, peças teatrais, exposições, restaurantes e tudo aquilo que abranja o universo cultural. Em outras palavras, acabamos nos tornando um dos blogs mais longevos em língua portuguesa quando o assunto é a produção de conteúdo nos campos literário e artístico. Uhu! Se pensarmos bem, sete anos de estrada nessa seara no Brasil não é pouca coisa.


Evidentemente, quando uso as palavras festa e comemoração no parágrafo anterior, estou aplicando-as no sentido figurado (quem me conhece sabe que, como um antissocial inveterado, nunca utilizo esses termos no sentido literal, mas isso é outra história...). Em tempos de cuidados sanitários permanentes e de preocupações pandêmicas, não dá para promover aglomerações nem fazer grandes encontros (essa é a desculpinha perfeita que todos os antissociais adoram dar ultimamente!!!). Mas dá sim para celebrar datas importantes, mesmo que cada um permaneça em seu quadrado. Por isso, sintam-se abraçados e felicitados todos aqueles que participaram direta e indiretamente dessa bonita trajetória do Bonas Histórias.


É legal ressaltar que 2021 foi o melhor ano para o blog quando o assunto é audiência. O número de leitores mais do que triplicou em relação a 2020. Se no ano passado nossa média era de 5 mil visitantes por mês, agora chegamos ao respeitável patamar de 15 mil leitores mensais. Desde abril, nossa audiência mensal varia de 12 mil a 20 mil visitantes únicos, o que nos enche de felicidade. Uhu! Se pensarmos que somos um site exclusivamente textual (não somos, por exemplo, um canal no Youtube que obviamente atrai muito mais internautas!) e com conteúdo voltado principalmente para a literatura (um assunto que, convenhamos, nunca foi um campeão de público no Brasil), podemos dizer que esses são números consideráveis. Portanto, não é exagero nenhum falar que o Bonas Histórias é atualmente um dos mais visitados blogs de literatura do país. Uhu!

Bonas Histórias, um dos principais blogs de literatura, cultura e entretenimento do Brasil

Para 2022, a ideia é continuar aumentando e melhorando nosso conteúdo (só assim, vamos multiplicar ainda mais nossa audiência). A proposta do Bonas Histórias é voltar a divulgar algumas manifestações artísticas que foram interrompidas devido as medidas de combate à Covid-19. Infelizmente, o fechamento de muitos estabelecimentos culturais em boa parte de 2020 e 2021 inviabilizou nossas análises nos dois últimos anos. Queremos muito retornar as visitas a cinemas, shows, teatros, exposições, restaurantes... Se a vacinação prosseguir (vacinem-se!!!!) e a pandemia esmorecer (xô, Ômicron!), a ideia é seguir com nossos posts cinematográficos, teatrais, pictóricos, gastronômicos etc., como fazíamos desde 2014. Ah que saudades do velho e caótico normal!!!


A prova concreta que nossa audiência é versátil está no fato de que a segunda coluna mais visitada em 2021 foi a Dança, de Marcela Bonacorci. Pela primeira vez em nossa história, a coluna Livros – Crítica Literária, a campeã recorrente em número de visitação, ganhou uma rival à altura. Entre janeiro e novembro desse ano, os posts da coluna Dança tiveram aproximadamente 43 mil acessos, o que representa 25% de nossa audiência (todos os dados são de 1º de janeiro a 30 de novembro). Parabéns, Marcela. Seus artigos sobre as dançarinas mais importantes, as modalidades dançantes, a história da dança e as dicas de como dançar estão incríveis!!!


Os posts mais acessados continuam sendo da coluna Livros – Crítica Literária com quase 100 mil leitores em 2021 (aproximadamente 55% dos nossos visitantes nesse ano até o momento). A diferença é que essa seção do blog tem muito mais matérias do que a Dança. Quando analisamos as dez páginas mais visitadas do Bonas Histórias em 2021 (até ontem!), encontramos cinco posts literários, quatro posts dançantes e um post cinematográfico (a terceira seção mais acessada em nosso site, com 9% da audiência, é justamente a coluna Cinema).


Não dá para falar do conteúdo de 2021 do blog e não citar a incrível coluna Miliádios Literários, do sempre astuto e divertidíssimo Paulo Sousa. Com um humor fino, uma proposta original e um texto extremamente cativante, Paulo traz mensalmente as principais efemérides da literatura nacional e internacional. Sua coluna tem quase dois anos de vida e é a prova cabal que no Bonas Histórias respeitamos a memória artística e literária. Parabéns, Paulo, e obrigado por compartilhar conosco seu talento!

Bonas Histórias, um dos mais visitados blogs de literatura, cultura e entretenimento do Brasil

Outra coluna que está entre minhas favoritas é o Desafio Literário. Nos posts dessa parte do blog, analisamos o estilo narrativo das principais figuras da literatura brasileira e mundial tanto de ontem quanto de hoje. Em 2021, fizemos algumas modificações nessa seção para que nossos estudos literários ficassem mais completos, originais e interessantes. Eu gostei do novo formato. Espero que vocês tenham também curtido as alterações e os novos textos.


Infelizmente, não dá para falar de todas as colunas do blog (do contrário, esse post ficaria gigantesco!). Para quem tem curiosidade de conhecê-las, a seguir vão as 19 seções do Bonas Histórias (com seus respectivos links):


Livros - Crítica Literária: análise individual de livros;


Desafio Literário: análise estilística de autores nacionais e internacionais;


Teoria Literária: apresentação dos conceitos da Teoria Literária;


Talk Show Literário: entrevistas com as principais personagens da literatura;


Miliádios Literários: apresentação das efemérides literárias;


Contos & Crônicas: exibição de narrativas curtas inéditas;


Mercado Editorial: divulgação das novidades dos setores livreiro e editorial;


Cinema: análise de filmes clássicos e de produções recém-lançadas nos cinemas;


Música: exame de canções, álbuns, cantores, bandas e compositores históricos;


Teatro: análise de espetáculos cênicos e musicais;


Dança: debate sobre os mais variados aspectos da arte dançante;


Exposições: análise de montagens artísticas e mostras culturais;


Gastronomia: crítica sobre a cena gastronômica paulistana;


Passeios: apresentação de programas turísticos e de atrações voltadas para o lazer e o entretenimento;


TV, Rádio e Internet: divulgação das novidades nas áreas audiovisual e radiofônica;


Cursos e Eventos: apresentação de cursos e eventos na área artístico-cultural;


Premiações e Celebrações: divulgação da entrega de prêmios e a comemoração de datas importantes no campo artístico-cultural;


Melhores Músicas Ruins: apresentação dos vencedores da premiação mais aguardada da música brasileira;


Recomendações: lista com sugestões do blog sobre o que ler, assistir, visitar e conferir quando o assunto é arte e cultura.

Bonas Histórias, um dos mais tradicionais blogs de literatura, cultura e entretenimento do país

Não posso terminar esse texto de comemoração do sétimo aniversário do Bonas Histórias sem agradecer aos nossos sete parceiros comerciais. Aqui vai o meu muito obrigado para a Editora Pomelo, para a Escola Dança & Expressão, para o Book Advisor Eduardo Villela, para a Livraria Mandarina, para a Agência Epifania Comunicação Integrada, para a BonaBelle Design e Organização e para o Blog Psicorama. Valeu por nos ajudar a escrever essa história.


Acho que isso é tudo por hoje, pessoal. Vim aqui para falar do aniversário do blog e acabei falando de um monte de coisa, né? Paciência! A mensagem final que deixo é que o Bonas Histórias seguirá firme e forte a caminho do seu oitavo aniversário. E obrigado por vocês fazerem parte dessa nossa trajetória. Muito obrigado a todos os leitores!


Que tal este post e o conteúdo do Bonas Histórias? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para acessar os demais posts desta coluna, clique em Premiações e Celebrações. E aproveite para acompanhar o Bonas Histórias nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento