Mercado Editorial: Livros - Lançamentos em setembro e outubro de 2025
- Ricardo Bonacorci

- 3 de nov.
- 22 min de leitura
Descubra quais são as 160 principais novidades da ficção e da poesia que os leitores brasileiros receberam no bimestre passado.

O fim de ano já está aí. Jingle bell/jingle bell. Sabemos disso quando a cidade começa a se enfeitar para o Natal. Consigo até escutar Mariah Carey cantarolando “All I Want for Christmas Is You” ao fundo. Ouviram também? É o espírito natalino chegando aos galopes das reinas do Papai Noel (e do consumismo desenfreado), senhoras e senhores. Jingle all the way/Oh what fun it is to ride in a/One horse open sleigh.
Se bem que, para ser sincero, Buenos Aires e São Paulo, as localidades em que me divido nestes últimos meses de 2025, ainda estão (literalmente) apagadinhas quando o assunto é preparativo para as festas. Juro que não vi, seja nas ruas portenhas, seja nas avenidas paulistanas, as impactantes decorações nem as chamativas iluminações que caracterizam esta época do ano. Se não fossem os filmes de temática natalina a invadir as plataformas de streaming, juro que não saberia da chegada de Navidad y de Nochevieja – adoro esses termos do espanhol argentino!
Como estamos na coluna Mercado Editorial, o panorama urbano-festivo não é tão relevante assim. Não sei o porquê o citei. Talvez seja a mania besta de gastar mais linhas do que deveria em meus textos. Desculpem-me pela prolixidade. O importante é que, neste momento, nosso olhar se volta exclusivamente para o interior das livrarias brasileiras (que, vale a menção, também apresentam pouco espírito natalino nesse comecinho de novembro).
Afinal, quais as novidades da ficção e da poesia que foram lançadas em nosso país em setembro e outubro de 2025, hein? É justamente esse o questionamento do post de hoje do Bonas Histórias. Seguindo a tradição do blog, estou aqui para apresentar as principais publicações do mercado editorial brasileiro, assunto que imagino interessar aos fãs da boa literatura. Independentemente de como comemora (ou mesmo se comemora) a virada de 24 para 25 de dezembro e a mudança de calendário de 31 de dezembro para 1º de janeiro, o que o público ávido pelos melhores títulos quer saber é o que há de novo nas estantes das lojas.
Em nosso levantamento do que as editoras nacionais trouxeram de inédito nas prateleiras dos livros ficcionais e poéticos no penúltimo bimestre do ano, selecionei 160 obras que julguei mais relevantes. É basicamente um listão com romances, novelas, coletâneas de contos, coleções de crônicas, ensaios sobre Teoria Literária, títulos infantojuvenis, publicações infantis e antologias poéticas que chamaram minha atenção e que tem potencial para cair no gosto dos meus compatriotas.

Contudo, antes de exibir um a um os novos exemplares, farei um recorte dessa lista e vou debater rapidamente com vocês as seis novidades que me pareceram ainda mais reluzentes. São três títulos da literatura brasileira e três da literatura estrangeira. É o que Odete Roitman, que não morreu (dessa vez!) e jamais morrerá (na cultura popular), chamaria, com o nariz apontado ao céu, de “creme de la creme”. Como sou alguém mais popular (muuuito mais, para desespero das Bruxinhas Fluorescentes de plantão), prefiro chamar o sexteto aqui pinçado de “recorte do recorte”. Ou simplesmente do grupinho de livros de minha preferência. Encare-o como quiser. O importante é se atentar para essa coletânea de excelente qualidade.
Da literatura brasileira, meus destaques vão para: “Dança de Enganos” (Companhia das Letras), romance de Milton Hatoum que encerra a “Trilogia O Lugar Mais Sombrio”; “Maçã. Mesa. Moeda.” (Laranja Original), coleção de contos de Fernanda Caleffi Barbetta; e “As Aventuras de Mike 5 – Pé na Estrada” (Outro Planeta), mais recente volume da coleção infantil de Gabriel Dearo e Manu Digilio. Falemos, a seguir, um pouco sobre esses títulos nacionais, senhoras e senhores.
Um dos mais esperados romances da literatura brasileira, “Dança de Enganos” ficou, enfim, pronto. Ele foi apresentado ao público no mês passado e mexeu com os fãs da ficção nacional. Saravá! Juro que já não acreditava mais que Milton Hatoum, um dos nossos principais autores (para mim, o favorito para ganhar o Prêmio Camões de 2027, já que o troféu de 2026 deverá ir para um português), concluísse a série “Lugar Mais Sombrio”. Afinal, “A Noite da Espera” (Companhia das Letras) e “Pontos de Fuga” (Companhia das Letras), respectivamente o volume 1 e 2 de sua saga literária mais ambiciosa, são de 2017 e 2019. Em outras palavras, foram quase dez anos entre o livro inicial e o título final da trilogia, né? É muito tempo aguardando, principalmente para as almas mais ansiosas – coloque o dedo aqui que já vai fechar.
Apesar da demora, o importante é que “Lugar Mais Sombrio” teve um ponto final. “Dança de Enganos” é a terceira (e última) parte da narrativa histórica do escritor manauara pelos tempos da Ditadura Militar Brasileira. Nesse romance, voltamos aos anos de 1960 para compreender a trajetória de Martim, o jovem que precisou fugir do Brasil na década de 1970 por problemas com os militares. Vale lembrar que em dezembro de 1968, os milicos decretaram o AI-5 e sentaram o porrete nos jovens de esquerda. O relato, dessa vez, é de Lina, a mãe de Martim. Essa é a principal novidade do novo romance de Hatoum: temos um narrador diferente. No caso, uma narradora.
Pelos olhos e pela interpretação da até então ausente, relapsa e amalucada Lina, conseguimos encontrar as peças que faltavam no quebra-cabeça da história de seu filho, a figura central da trilogia. Aí aparecem várias surpresas e alguns episódios inesperados do passado de Martim e de sua família. Por mais que as novidades sejam interessantes, admito que achei, num primeiro momento, estranha a troca de narrador e a perda de protagonismo de Martim.

Isso não quer dizer que o livro seja ruim, tá? Só é diferente da expectativa! Agora que temos um desfecho (mesmo que aberto) para “Lugar Mais Sombrio”, quem sabe não me sinta motivado a analisar, na coluna Livros – Crítica Literária, “Pontos de Fuga” e, o recém-lançado, “Dança de Enganos”. Quem me conhece sabe que só gosto de ler (e comentar) séries narrativas após suas conclusões. Meu pensamento é: “vai que dê ruim lá na frente e não temos um desenlace”. Nesse sentido, “A Noite da Espera”, que discuti em detalhes em novembro do ano passado, foi a exceção que só confirmou a minha regra de leitor/crítico.
Outro lançamento pra lá de interessante é “Maçã. Mesa. Moeda.”, a sétima publicação ficcional de Fernanda Caleffi Barbetta. A escritora e jornalista paulistana que vive há anos nos Estados Unidos presenteia seus leitores com uma coletânea de contos sobre as dores e os desafios de quem sofre com doenças neurológicas como Alzheimer, Parkinson e Corpos de Lewy. No caso, as narrativas curtas mergulham na realidade de cuidadores, médicos, enfermeiros, familiares e pacientes. Convenhamos que não é fácil ver os corpos e as mentes de quem amamos colapsarem.
Curiosamente, esse é um tema completamente diferente (diria até mesmo oposto) ao de “1+1=2 2-1=0” (CEPE Editora), o título anterior de Barbetta que conquistou o Prêmio CEPE Literatura de 2022 na categoria Melhor Romance. A sua obra mais premiada até aqui tratava dos perrengues da infância e da maternidade. Ou seja, se antes assistimos ao abandono de crianças pelos pais, agora acompanhamos os filhos abraçando as limitações paternas. No meu ponto de vista, é uma contradição sagaz.
Os 29 contos de “Maçã. Mesa. Moeda.” são frutos do trabalho de pesquisa da autora sobre demência. A partir da coleta de depoimentos reais e do levantamento de estudos bibliográficos de pacientes em estágio avançado, Fernanda Caleffi Barbetta recriou ficcionalmente o drama de familiares, profissionais da saúde e, claro, de idosos doentes. Se colocando no lugar dessas pessoas, a escritora as transformou em protagonistas de suas histórias. Os narradores em primeira, segunda e terceira pessoas passeiam por quartos de hospital, residências que tentam simular normalidade, consultórios médicos, casas de repouso, feiras livres, buffets infantis, praças etc. No meio de tanta dor, esquecimento, medo e fragilidade, há momentos de beleza e amor genuíno.
De maneira geral, este livro é muito bom. Ao invés da prosa poética de “1+1=2 2-1=0”, “Maçã. Mesa. Moeda.” escancara a realidade nua e crua da velhice. Muitas vezes, os contos flertam com a crônica, em uma bem azeitada mistura entre ficção e veracidade. Na minha opinião, suas melhores narrativas são: “Meia Sete”, “Teste de Memória”, “Mocinha”, “Mexidos”, “A Entrevista”, “Controle”, “Regina”, “As Contas”, “Casa Vazia”, “Ei, Moleque” e “Equilibrista”. Destaque para “Específica” e “Equilibrista”, contos em segunda pessoa, algo raro na literatura. Há também “Nós”, uma trama ainda mais inusitada por mesclar os narradores em primeira e segunda pessoas, recurso ficcional extremamente original que ainda não tinha visto. É ou não é uma obra com várias surpresas positivas, hein?

O único aspecto que não gostei desta obra foi da sua diagramação e do seu projeto gráfico pra lá de espartanos, abaixo da qualidade das editoras comerciais. Por exemplo, o início dos parágrafos não tem o espaçamento protocolar. Se esse recurso estético fazia todo o sentido em “1+1=2 2-1=0” (e parece ser um elemento do estilo de Barbetta), ele me pareceu descaso do designer/diagramador em “Maçã. Mesa. Moeda.” (por mais que saiba que não foi responsabilidade sua). Ainda bem que a excelência textual compensa esse ligeiro tropeço.
Por falar na literatura de Fernanda Caleffi Barbetta, é bom avisar aos fãs da autora que ela também lançou no bimestre passado uma novela. Trata-se de “Quase Dois Centímetros” (Independente), trama bem-humorada e extremamente sarcástica sobre a rotina monótona e solitária nos grandes centros urbanos. Há também forte mistura de realidades ficcionais, algo à la Juan Carlos Onetti. Essa publicação está disponível apenas na Loja Kindle – não há ainda versão impressa.
Para a criançada, a principal novidade do bimestre passado foi o lançamento de “As Aventuras de Mike 5 – Pé na Estrada”, o mais recente título do casal Gabriel Dearo e Manu Digilio. Quem leu o post “Os Livros Infantis Mais Vendidos de 2024 no Brasil”, conteúdo do mês passado da coluna Mercado Editorial, já estava ciente da publicação desta obra (adiantei essa informação por lá) e conhece de cor e salteado o sucesso da série “As Aventuras de Mike”. Ao lado das coleções “O Diário de Uma Princesa Desastrada” (Outro Planeta), de Maidy Lacerda, e “Diário de Um Banana” (VR Editora), de Jeff Kinney, a saga do garoto atabalhoado, nem um pouco atlético, com alimentação horrível, nerd e péssimo com as garotas lidera a lista dos best-sellers da literatura infantil nacional há alguns anos.
Por mais que veja “As Aventuras de Mike” como uma versão nacionalizada de “Diário de Um Banana”, confesso que gosto do trabalho literário de Dearo e Digilio. Se falta originalidade para o casal de Ribeirão Preto, sobra disposição para expandir o universo da personagem mais zero a esquerda da ficção brasileira contemporânea. Afinal, “As Aventuras de Mike 1” (Outro Planeta) é de 2019, “As Aventuras de Mike 2 – O Bebê chegou” (Outro Planeta) de 2020, “As Aventuras de Mike 3 – Mudando de Casa” (Outro Planeta) de 2022 e “As Aventuras de Mike 4 – A Origem de Robson” (Outro Planeta) é de 2023. Repare que é quase um lançamento por ano, uma excelente média.
Em “As Aventuras de Mike 5 – Pé na Estrada”, a família do protagonista sai de férias. De trailer (algo pouquíssimo brasileiro – não disse que eles são fortemente influenciados pela literatura de Kinney, best-seller norte-americano, hein?!), eles viajam para um parque de diversão muito famoso (que mais parece a Disney do que o Hopi Hari). Para a confusão ficar completa, a trupe leva consigo um convidado especial. Curiosamente, as aventuras não ocorrem no destino e sim no trajeto. Os perrengues que Mike e seus familiares passam na estrada certamente divertirão a criançada.

Pulemos agora para a estante da literatura internacional. As grandes novidades de setembro e outubro de 2025 são: “Os Gritos” (Rocco), romance do japonês Tokurô Nukui, “Tarântula” (Autêntica Contemporânea), novela do guatemalteco Eduardo Halfon, e “Maxton Hall – Salve-nos” (Alt), a última parte da “Trilogia Maxton Hall”, sucesso infantojuvenil da alemã Mona Kasten. Focarei, nos próximos parágrafos, nesta pequena lista de títulos estrangeiros.
Lançado no Japão em 1993 e até então inédito no Brasil, “Os Gritos” é romance policial de uma das figuras mais populares da literatura noir asiática. Esse thriller de Nukui é ambientado numa Tóquio bem diferente daquela que os brasileiros estão acostumados a ver e a imaginar. Nessa obra ficcional, a capital japonesa adquire características sombrias e extremamente violentas. O detetive de polícia Saeki investiga uma série de assassinatos brutais que colocou a metrópole oriental em pânico. Enquanto cuida desse desafiante caso, o jovem investigador precisa lidar com a burocracia da polícia local e as intrigas dentro da própria delegacia.
Simultaneamente à trama policial, acompanhamos a narrativa de Matsumoto, um sujeito rico com graves problemas psicológicos. Por ainda não ter superado o luto que o atormenta, ele se apoia numa religião estranha para esquecer as tragédias do passado. Assim, o rapaz enxerga a seita religiosa que participa como a saída para todos os seus males pessoais do presente e como a melhor alternativa para apagar as memórias tristes.
Não é preciso ser um Sherlock Holmes para descobrir que as duas histórias de “Os Gritos” estão interligadas e que irão se juntar em algum momento do romance. Por mais que tentemos imaginar os próximos lances do livro, admito que Tokurô Nukui é um autor sagaz ao ponto de nos surpreender várias e várias vezes. Por exemplo, eu não cheguei nem perto de adivinhar o clímax e o desfecho desta obra. Não à toa, esse romance é considerado um clássico da literatura policial contemporânea do Japão. E, enfim, temos a oportunidade de apreciá-lo em nosso idioma.
Por sua vez, “Tarântula” é a mais recente publicação de Eduardo Halfon, um dos nomes mais elogiados da literatura latino-americana da atualidade. Esse livro foi lançado em espanhol em junho do ano passado e já ganhou uma tradução para o português brasileiro. A rapidez da edição de “Tarântula” em nosso país é um indicador relevante da crescente importância internacional do autor da Guatemala, que vive desde criança nos Estados Unidos e segue escrevendo prioritariamente na língua materna.

O aspecto que mais gosto do trabalho literário de Halfon é a mistura do universo ficcional de suas obras. É um tal de uma personagem de um livro entrar no meio da trama de outro livro. Isso ocorre rotineiramente, premiando os leitores do portfólio integral de Eduardo Halfon. Por isso, a sensação de que seus romances, novelas e contos retratam uma grande e única trama e que dialogam entre si, por mais que tenham começos, meios e fins próprios. Convenhamos que esse é um elemento bastante original e instigante – quase como um grande quebra-cabeça ficcional.
Em “Tarântula”, acompanhamos um drama histórico com pinceladas autobiográficas. Em meados da década de 1980, dois adolescentes guatemaltecos que vivem nos Estados Unidos retornam para seu país natal para participar de um acampamento de férias para jovens judeus. No meio da floresta da América Central, a dupla vivencia um choque cultural. Sem falar espanhol e desconhecendo aspectos básicos da nação em que nasceram, os protagonistas desta novela encaram as surpresas e a violência da Guatemala Pós-Guerra Civil. Já aviso que se trata de uma narrativa bastante forte.
Para encerrar nosso rápido passeio pelos lançamentos da literatura internacional, trago a publicação em nosso país de “Maxton Hall – Salve-nos”, o terceiro volume da trilogia best-seller de Mona Kasten. A alemã é uma das escritoras infantojuvenis mais populares do momento. Depois de conquistar o público nas livrarias da Europa e dos Estados Unidos, a série literária “Maxton Hall” foi adaptada para a televisão. A primeira temporada da série televisiva estreou no streaming em maio de 2024, enquanto a segunda estará disponível na programação da Amazon Prime ainda nesta semana.
“Maxton Hall – Salve-nos” complementa a narrativa de “Maxton Hall – Salve-me” (Alt), primeiro volume da coletânea, e “Maxton Hall – Salve-se” (Alt), o segundo romance da saga sobre o colégio em que Ruby Bell estuda. Na Alemanha, a trilogia foi publicada entre 2018 e 2020. No Brasil, “Maxton Hall – Salve-me” só chegou em outubro do ano passado. É preciso contar que o sucesso da série de televisão foi fundamental para a Globo Livros, através da Alt, seu selo infantojuvenil, traduzir as obras de Kasten. “Maxton Hall – Salve-se” pintou em nossas livrarias em abril deste ano.
Em “Maxton Hall – Salve-nos”, Ruby Bell sai de forma traumática da escola que dá nome à narrativa literária. A jovem se vê injustiçada e suspeita que James Beaufort, o garoto por quem se apaixonou, possa estar envolvido em sua expulsão. Será que a protagonista conseguirá entrar em Oxford, seu maior sonho, depois desse enorme vacilo que manchou sua reputação? Ao mesmo tempo, será que o pai de James, o empresário por trás da conceituada marca Beaufort, voltará a confiar no filho? E Ruby descobrirá a verdadeira índole de seu crush, que vestiu (por alguns capítulos) a carapuça de vilão? É isso o que vamos descobrir no desfecho da comentada trilogia de Mona Kasten.

Os leitores mais atentos da coluna Mercado Editorial certamente notaram que, do sexteto selecionado, há um título de cada selo editorial/editora: Companhia das Letras, Laranja Original, Outro Planeta (da Planeta dos Livros), Rocco, Autêntica Contemporânea (do Grupo Autêntica) e da Alt (da Globo Livros). Também me preocupei em pinçar um exemplar de cada gênero narrativo: romance nacional, romance internacional, novela, coletânea de contos, título infantojuvenil e publicação infantil. Dessa maneira, acredito apresentar um panorama mais completo das novidades de nossas livrarias no último bimestre. Para aqueles que não estão acostumados com nossa filosofia, aviso que o nome da brincadeira no Bonas Histórias é pluralidade literária!
Por falar em visão integral, vamos sem mais enrolação ao listão de novidades do mercado editorial brasileiro em setembro e outubro. Confira, a seguir, os 160 principais livros que chegaram às estantes da ficção e da poesia:
FICÇÃO BRASILEIRA:
“Dança de Enganos – Volume 3 da Trilogia O Lugar Mais Sombrio” (Companhia das Letras) – Milton Hatoum – Romance – 256 páginas.
“O Último Van Gogh” (Globo Livros) – Edney Silvestre – Romance – 368 páginas.
“Visita ao Pai” (Companhia das Letras) – Cristovão Tezza – Romance – 448 páginas.
“O Arroz de Palma” (Record) – Francisco Azevedo – Romance – 368 páginas.
“Ré Volução no País do Carnaval” (Planeta Minotauro) – Miguel Nicolelis – Romance – 240 páginas.
“Não Há Pássaros Aqui” (Todavia) – Victor Vidal – Romance – 224 páginas.
“Perigo na Esquina” (L&PM Editores) – Tailor Diniz – Romance – 248 páginas.
“Do Teu Fantasma Vejo Só o Coração” (Companhia das Letras) – Thiago Souza de Souza – Romance – 240 páginas.
“A Memória das Rosas” (L&PM Editores) – Henrique Schneider – Romance – 164 páginas.
“Meridiana” (Companhia das Letras) – Eliana Alves Cruz – Romance – 184 páginas.
“Tarde no Planeta” (Autêntica Contemporânea) – Leonardo Piana – Romance – 176 páginas.
“O Hipopótamo” (Todavia) – Chico Mattoso – Novela – 96 páginas.
“Quase Dois Centímetros” (Independente) – Fernanda Caleffi Barbetta – Novela – 152 páginas.
“Maçã. Mesa. Moeda.” (Laranja Original) – Fernanda Caleffi Barbetta – Coletânea de Contos – 96 páginas.
“Tênebra 2 – Narrativas Brasileiras de Horror [1900-1949]” (Fósforo) – Júlio França e Oscar Nestarez (Org.) – Coletânea de Contos – 432 páginas.
“Aproveitar a Vida e Suas Dores” (Paidós) – Contardo Calligaris – Coletânea de Crônicas – 208 páginas.
“Morrendo de Rir” (Arquipélagos) – Elvira Vigna – Coletânea de Crônicas – 184 páginas.
“200 Crônicas Escolhidas” (Autêntica) – Carlos Herculano Lopes – Coletânea de Crônicas – 448 páginas.
“Os 3 Desejos de Eugênio” (Alt) – Vitor Martins – Infantojuvenil – 336 páginas.
“Cupidos Não Se Apaixonam” (Seguinte) – Clara Alves – Infantojuvenil – 296 páginas.
“Fala Sério, Irmão! Fala sério, Irmã” (Rocco) – Thalita Rebouças – Infantojuvenil – 208 páginas.
“Não Acorde os Monstros” (Rocco) – Luca Brandão – Infantojuvenil – 144 páginas.
“As Aventuras de Mike 5 – Pé na Estrada” (Outro Planeta) – Gabriel Dearo e Manu Digilio – Infantil – 160 páginas.
“Capyvibes 2 - Profissões” (Tatu-bola) – Gabriel Dearo e Manu Digilio – Infantil – 48 páginas.
“O Clube Verde e a Liga dos Solos – Como Tudo Começou” (Escarlate) – Morgana Kretzmann e Paulo Scott – Infantil – 144 páginas.
“Buraco” (Pequena Zahar) – José Carlos Lollo e Blandina Franco – Infantil – 88 páginas.
“Abel e as Estrelas” (Brinque-Book) – André Neves – Infantil – 48 páginas.
“No Meu Ninho” (Tatu-bola) – Aline Lima do Nascimento – Infantil – 48 páginas.
“O Trinca-ferro e o Prisioneiro” (Rocquinho) – Cristino Wapichana (autor) e Taísa Borges (ilustradora) – Infantil – 40 páginas.
“O Lago Pri Pri” (Companhia das Letrinhas) – Trudruá Dorrico (autora) e Martina Carvalho (ilustradora) – Infantil – 40 páginas.
“O Primeiro Dia” (L&PM Editores) – Henrique Coser Moreira – Infantil – 40 páginas.
“A Festa do Sol” (Ipê das Letras) – Felipe Fontoura – Infantil – 34 páginas.
“O Que Há Depois de Lá” (Brinque-Book) – Alexandre Rampazo – Infantil – 32 páginas.
“Trança a Trança” (Intrínseca) – Madu Costa (autora) e Ana Paula Sirino (ilustradora) – Infantil – 32 páginas.
“Bibo Cresceu, Mas Só Um Pouquinho...” (Brinque-Book) – Silvana Rando – Infantil – 32 páginas.
“Tanãmak, Uma Guerreira Mura” (Brinque-Book) – Márcia Mura (autora) e Raquel Teixeira (ilustradora) – Infantil – 32 páginas.
FICÇÃO INTERNACIONAL:
“Os Gritos” (Rocco) – Tokurô Nukui (Japão) – Romance – 384 páginas.
“Sobre o Cálculo do Volume – Livro 3” (Todavia) – Solvej Balle (Dinamarca) – Romance – 168 páginas.
“Nas Ruas de Sag Harbor” (HarperCollins) – Colson Whitehead (Estados Unidos) – Romance – 352 páginas.
“Crônicas da Terra das Pessoas Mais Felizes do Mundo” (Companhia das Letras) – Wole Soyinka (Nigéria) – Romance – 480 páginas.
“A Guerra dos Roses” (Intrínseca) – Warren Adler (Estados Unidos) – Romance – 288 páginas.
“Revolução” (Companhia das Letras) – Hugo Gonçalves (Portugal) – Romance – 432 páginas.
“Katábasis” (Intrínseca) – R. F. Kuang (China/Estados Unidos) – Romance – 480 páginas.
“A Misteriosa Confeitaria da Meia-noite” (Paralela) – Lee Onhwa (Coreia do Sul) – Romance – 240 páginas.
“O Filho Perfeito” (Arqueiro) – Freida McFadden (Estados Unidos) – Romance – 272 páginas.
“O Namorado” (Record) – Freida McFadden (Estados Unidos) – Romance – 364 páginas.
“O Protocolo Caos” (Planeta) – José Rodrigues dos Santos (Moçambique) – Romance – 624 páginas.
“O Segredo Final – Livro 6 da Série Robert Langdon” (Arqueiro) – Dan Brown (Estados Unidos) – Romance – 560 páginas.
“Casas Estranhas 2” (Intrínseca) – Uketsu (Japão) – Romance – 336 páginas.
“Central Europa” (Companhia das Letras) – William T. Vollamann (Estados Unidos) – Romance – 768 páginas.
“O Fim de Eddy” (Todavia) – Édouard Louis (França) – Romance – 160 páginas.
“Divórcio Perfeito” (Darkside) – Jeneva Rose (Estados Unidos) – Romance – 304 páginas.
“Você Não Deveria Estar Aqui” (Darkside) – Jeneva Rose (Estados Unidos) – Romance – 304 páginas.
“A Fraude” (Companhia das Letras) – Zadie Smith (Inglaterra) – Romance – 576 páginas.
“O Assassinato no Verão de 1999” (Intrínseca) – Jeneva Rose (Estados Unidos) – Romance – 288 páginas.
“Bênçãos” (Tusquets) – Chukwuebuka Ibeh (Nigéria) – Romance – 256 páginas.
“Morango, Panquecas e Romances” (Intrínseca) – Laurie Gilmore (Estados Unidos) – Romance – 336 páginas.
“Uma Fazenda Com a Magia do Natal” (Intrínseca) – Laurie Gilmore (Estados Unidos) – Romance – 320 páginas.
“O Imperador da Felicidade” (Rocco) – Ocean Vuong (Vietnã) – Romance – 400 páginas.
“28 Verões” (Arqueiro) – Elin Hilderbrand (Estados Unidos) – Romance – 416 páginas.
“A Inexplicável Livraria da Cerejeira” (Harlequin) – Takuya Asakura (Japão) – Romance – 192 páginas.
“O Lado Selvagem” (Darkside) – Tiffany McDaniel (Estados Unidos) – Romance – 464 páginas.
“O Mundo que as Confinava” (Fósforo) – Sylvia Townsend Warner (Inglaterra) – Romance – 448 páginas.
“O Lago do Amor” (Globo Livros) – Lana Ferguson (Estados Unidos) – Romance – 384 páginas.
“Um Ninho de Cobras” (Record) – Andrea Camilleri (Itália) – Romance – 240 páginas.
“Verão Ardente” (L&PM Editores) – Andrea Camilleri (Itália) – Romance – 248 páginas.
“A Escuridão Dentro de Nós” (Planeta Minotauro) – Tricia Levenseller (Estados Unidos) – Romance – 288 páginas.
“Independência” (Tusquets) –Javier Cercas (Espanha) – Romance – 304 páginas.
“Histórias de Uma Garota Malcomportada” (Fósforo) – Nettie Jones (Estados Unidos) – Romance – 224 páginas.
“Vejam Como Dançamos” (Intrínseca) – Leïla Slimani (Marrocos) – Romance – 320 páginas.
“Elite de Prata” (Paralela) – Dani Francis (Estados Unidos) – Romance – 464 páginas.
“A Maldição de Sombra e Gelo” (Planeta Minotauro) – Catharina Maura (Holanda) – Romance – 320 páginas.
“Quando a Sorte Te Visitar” (Darkside) – Stacy Willingham (Estados Unidos) – Romance – 336 páginas.
“Taming 7 – Ela é o Sol na Tempestade – Volume 5 da Série Os Garotos de Tommen” (Bloom Brasil) – Chloe Walsh (Irlanda) – Romance – 464 páginas.
“Herança – Volume 1 de A Maldição das Sete Noivas” (Bertrand Brasil) – Nora Roberts (Estados Unidos) – Romance – 496 páginas.
“Ainda Não Morri” (Intrínseca) – Holly Jackson (Inglaterra) – Romance – 448 páginas.
“Suttree” (Alfaguara) – Cormac McCarthy (Estados Unidos) – Romance – 560 páginas.
“A Armadura da Luz” (Arqueiro) – Ken Follett (Inglaterra) – Romance – 640 páginas.
“Círculo dos Dias” (Arqueiro) – Ken Follett (Inglaterra) – Romance – 496 páginas.
“O Inimigo dos Meus Sonhos” (Harlequin) – Jenny Williamson (Estados Unidos) – Romance – 336 páginas.
“A Biblioteca do Censor de Livros” (Instante) – Bothayna Al-Essa (Kuwait) – Romance – 224 páginas.
“Quando Um Rei Perde a França – Volume 7 da Série Os Reis Malditos” (Bertrand Brasil) – Maurice Druon (França) – Romance – 322 páginas.
“A Flor de Lis e o Leão – Volume 6 da Série Os Reis Malditos” (Bertrand Brasil) – Maurice Druon (França) – Romance – 392 páginas.
“A Loba de França – Volume 5 da Série Os Reis Malditos” (Bertrand Brasil) – Maurice Druon (França) – Romance – 406 páginas.
“A Lei dos Varões – Volume 4 da Série Os Reis Malditos” (Bertrand Brasil) – Maurice Druon (França) – Romance – 322 páginas.
“Os Venenos da Coroa – Volume 3 da Série Os Reis Malditos” (Bertrand Brasil) – Maurice Druon (França) – Romance – 266 páginas.
“A Rainha Estrangulada – Volume 2 da Série Os Reis Malditos” (Bertrand Brasil) – Maurice Druon (França) – Romance – 280 páginas.
“O Rei de Ferro – Volume 1 da Série Os Reis Malditos” (Bertrand Brasil) – Maurice Druon (França) – Romance – 336 páginas.
“Partindo para o Ataque – Voluma 1 da Série Deuses do Jogo” (Arqueiro) – Ana Huang (Estados Unidos) – Romance – 544 páginas.
“Matcha às Segundas-feiras” (Arqueiro) – Michiko Aoyama (Japão) – Romance – 176 páginas.
“Profundezas” (Verus) – Rebecca Yarros (Estados Unidos) – Romance – 504 páginas.
“Nós Já Moramos Aqui” (Intrínseca) – Marcus Kliewer (Canadá) – Romance – 320 páginas.
“Os Segredos de Rustler Mountain” (Gutenberg) – Maisey Yates (Estados Unidos) – Romance – 248 páginas.
“Minha querida Paris” (Arqueiro) – Lucy Diamond (Inglaterra) – Romance – 352 páginas.
“A Maldição de Amalfi” (Harlequin) – Sarah Penner (Estados Unidos) – Romance – 352 páginas.
“Expatriada Blues” (Malê) – Lucy Mushita (Rodésia do Sul) – Romance – 248 páginas.
“Chame por Andrea” (Darkside) – Noelle West Ihli (Estados Unidos) – Romance – 256 páginas.
“O Tempo das Cerejas” (Companhia das Letras) – Montserrat Roig (Espanha) – Romance – 280 páginas.
“Siga Como um Rio” (Arqueiro) – Shelley Read (Estados Unidos) – Romance – 256 páginas.
“Ferida” (Fósforo) – Oksana Vassiákina (Rússia) – Romance – 248 páginas.
“Dois Gimlets na 5ª Avenida” (L&PM Editores) – Philippe Labro (França) – Novela – 152 páginas.
“O Polonês” (Companhia das Letras) – J. M. Coetzee (África do Sul) – Novela – 144 páginas.
“Tarântula” (Autêntica Contemporânea) – Eduardo Halfon (Guatemala) – Novela – 136 páginas.
“Trens Rigorosamente Vigiados” (Editora 34) – Bohumil Hrabal (República Tcheca) – Novela – 128 páginas.
“Luto Sem Medo” (Darkside) – Max Porter (Inglaterra) – Novela – 128 páginas.
“Odisseia Estelar” (Suma) – Kim Bo-Young (Coreia do Sul) – Coletânea de Novelas – 264 páginas.
“A Tabela Periódica” (Companhia das Letras) – Primo Levi (Itália) – Coletânea de Contos – 256 páginas.
“Recordações de Infância” (Companhia das Letras) – Giuseppe Tomasi di Lampedusa (Itália) – Coletânea de Contos – 200 páginas.
“Água Escura – Vozes de Dentro do Véu” (Fósforo) – W. E. B. Du Bois (Estados Unidos) – Coletânea de Ensaios, Crônicas e Poemas – 384 páginas.
“Zoo, ou Cartas Não de Amor” (Editora 34) – Viktor Chklóvski (Rússia) – Coletânea de Cartas – 192 páginas.
“Reverência Indomável” (Alt) – Rebecca Ross (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 656 páginas.
“Enterrem Nossos Ossos à Meia-noite” (Galera) – V. E. Schwab (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 644 páginas.
“Fearless” (Rocco) – Lauren Roberts (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 504 páginas.
“A Deusa Impiedosa” (Seguinte) – Margaret Owen (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 488 páginas.
“Quatro Reinos Corrompidos – Volume 2 da Série As Lâminas Partidas” (Galera) – Mai Corland (Coreia do Sul/Estados Unidos) – Infantojuvenil – 420 páginas.
“Uma Maldição Cravada em Osso – Volume 2 da Saga dos Sem Destino” (Seguinte) – Danielle L. Jensen (Canadá) – Infantojuvenil – 408 páginas.
“Espadas Cruzadas” (Seguinte) – Freya Marske (Austrália) – Infantojuvenil – 392 páginas.
“De Repente Nós Dois” (Harlequin) – Alexis Daria (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 384 páginas.
“Fogo Neles – Volume 1 da Série Traidores Divinos” (Galera) – Kamilah Cole (Jamaica) – Infantojuvenil – 376 páginas.
“Julie Chan Está Morta” (Plataforma 21) – Liann Zhang (Canadá) – Infantojuvenil – 376 páginas.
“A Vilã da Temporada” (Arqueiro) – Laurie Devore (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 368 páginas.
“Quando Menos Se Esperava” (Intrínseca) – Cara Bastone (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 352 páginas.
“Regras Práticas para Bruxas Amaldiçoadas” (Rocco) – Kayla Cottingham (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 352 páginas.
“Maxton Hall – Salve-nos” (Alt) – Mona Kasten (Alemanha) – Infantojuvenil – 336 páginas.
“O Deus e a Fantasma” (Harlequin) – Sophie Kim (Coreia do Sul) – Infantojuvenil – 336 páginas.
“Se Você Ficasse” (Galera) – Brittainy Cherry (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 336 páginas.
“Nem Todo Outono É Igual” (Alt) – Misty Wilson (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 336 páginas.
“Até Parece que É Amor” (Harlequin) – Megan Murphy (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 336 páginas.
“Não é Uma Canção de Amor” (Arqueiro) – Julie Soto (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 320 páginas.
“Dois Gatos Escaldados” (Paralela) – Chloe Liese (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 312 páginas.
“Alquimia dos Segredos” (Gutenberg) – Stephanie Garber (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 304 páginas.
“Invisível” (Arqueiro) – Eloy Moreno (Espanha) – Infantojuvenil – 304 páginas.
“A Preterida” (Paralela) – Ava Rani (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 304 páginas.
“A Gaiola Sou Eu” (Alt) – Allison Sweet Grant (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 304 páginas.
“Um Brilho no Ar” (Rocco) – Marissa Meyer (Estados Unidos) e Joanne Levy (Canadá) – Infantojuvenil – 304 páginas.
“Amor, Câmera, Ação” (Alt) – Katie Gilbert (Estados Unidos) – Infantojuvenil – 288 páginas.
“A Maravilhosa Terra dos Snergs” (Wish) – E. A. Wyke-Smith (Inglaterra) – Romance – 264 páginas.
“O Gato que Salvou a Biblioteca” (Outro Planeta) – Sosuke Natsukawa (Japão) – Infantojuvenil – 240 páginas.
“Isadora Moon Vai Acampar – Volume 7 da Série Isadora Moon” (L&PM Editores) – Harriet Muncaster (Arábia Saudita/Inglaterra) – Infantojuvenil – 128 páginas.
“Marv e o Ataque dos Dinossauros” (L&PM Editores) – Alex Falase-Koya (autor; Inglaterra) e Paula Bowles (ilustrador; Inglaterra – Infantojuvenil – 128 páginas.
“Como Fazer Balas Mágicas” (Companhia das Letrinhas) – Heena Baek (Coreia do Sul) – Infantil – 56 páginas.
“O Café À Beira da Floresta” (Companhia das Letrinhas) – Mikey Please (Inglaterra) – Infantil – 52 páginas.
“A Rainha da Torre” (Companhia das Letrinhas) – Kari de la Vega (autora; Peru) e Fátima Ordinola (ilustradora; Peru) – Infantil – 48 páginas.
“A Dança das Palavras” (Brinque-Book) – Kate Rolfe (Inglaterra) – Infantil – 40 páginas.
“Perla e o Pirata” (Reco-reco) – Isabel Allende (autora; Chile) e Sandy Rodriguez (ilustradora; Estados Unidos) – Infantil – 32 páginas.
“Respire Fundo, Grande Monstro Vermelho!” (Brinque-Book) – Ed Emberley (Estados Unidos) – Infantil – 32 páginas.
“Urso Panda, Urso Panda, O Que Você Vê Aí?” (Companhia das Letrinhas) – Bill Martin Jr. (Estados Unidos) e Eric Carle (Estados Unidos) – Infantil – 32 páginas.
“A Menina Gotinha de Água” (Globinho) – Papinano Carlos (autor; Moçambique/Portugal) e Carlo Giovani (ilustrador; Brasil) – Infantil – 32 páginas.
“A Vaca Mais Rica do Mundo” (Reco-reco) – Barroux (França) – Infantil – 32 páginas.
“Pega a Bola!” (Companhia das Letrinhas) – Susanne Strasser (Alemanha) – Infantil – 32 páginas.
“O Urso Carteiro” (Brinque-Book) – Julia Donaldson (Inglaterra) e Axel Scheffler (Alemanha) – Infantil – 16 páginas.
“As Meias do Sr. Raposo” (Brinque-Book) – Julia Donaldson (Inglaterra) e Axel Scheffler (Alemanha) – Infantil – 16 páginas.
“Pip e Posy – No Parque” (VR Editora) – Axel Scheffler (Alemanha) – Infantil – 12 páginas.
“Pip e Posy – Na Fazenda” (VR Editora) – Axel Scheffler (Alemanha) – Infantil – 12 páginas.
POESIA BRASILEIRA:
“Na Ciranda do Tempo – Poemas Sobre Nossa Existência” (Planeta) – Maria Vilani – 160 páginas.
“Rio Vermelho Rubro” (Citadel) – Isis Valverde – 128 páginas.
“Aluvião” (Círculo de Poemas) – Davi de Jesus do Nascimento – 120 páginas.
“As Ondas Pequenas que Estapeiam as Pilastras do Cais” (Laranja Original) – Luiz Divino do Lago – 112 páginas.
“Jaguatirica” (Laranja Original) – Marcelo Valadão – 72 páginas.
“Referencial Adotado” (Laranja Original) – Felipe Augusto – 64 páginas.
“A Quatro Mãos” (Círculo de Poemas) – Roy David Frankel e Yasmin Nigri – 40 páginas.
Que tal os lançamentos das livrarias brasileiras no bimestre passado?! Tem cada livrão à nossa espera, né? Aposto que tem muita gente por aí que, assim como eu, ficou com vontade de comprar e ler vários dos títulos citados. Para os leitores mais curiosos, aviso desde já que retornarei à coluna Mercado Editorial no princípio de janeiro de 2026. A ideia do próximo post desta seção do blog será apresentar os lançamentos do último bimestre de 2025 no Brasil.
Enquanto não sabemos quais livros vamos receber em novembro e dezembro, siga acompanhando o conteúdo das outras editorias do Bonas Histórias. Até porque, não faltam assuntos interessantes do universo artístico-cultural para debatermos até o Natal e o Réveillon, não é mesmo?
I won't ask for much this Christmas/I won't even wish for snow, and I/I just wanna keep on waiting/Underneath the mistletoe. I won't make a list and send it/To the North Pole for Saint Nick/I won't even stay awake/To hear those magic reindeer click.
Até a próxima, senhoras e senhores!
No post da coluna Mercado Editorial do início de outubro, vou apresentar os livros infantis mais vendidos em 2024. E na publicação do início de novembro, retornarei à divulgação das obras ficcionais e poéticas lançadas em nosso país no quinto (e penúltimo) bimestre de 2025. Enquanto esses materiais não pintam por aqui, não percam o conteúdo das demais seções do Bonas Histórias. Até a próxima, pessoal!
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