Mercado Editorial: Livros infantis mais vendidos em 2024
- Ricardo Bonacorci

- 6 de out.
- 6 min de leitura
Confira quais foram os best-sellers da literatura infantil nas livrarias brasileiras no ano passado.

O ano de 2025 caminha para o final e eu sigo apresentando a conta-gotas a coletânea de posts sobre os livros mais vendidos no Brasil em 2024. Quem está ligado no conteúdo da coluna Mercado Editorial sabe que já detalhei os best-sellers gerais de nossas livrarias no ano passado (publicação de fevereiro), os principais sucessos da ficção na última temporada (em março), os títulos ficcionais de autores brasileiros mais procurados pelos leitores de nosso país em 2024 (em junho) e as obras infantojuvenis que figuraram no alto do ranking dos mais comercializados no ano passado (post de agosto). Agora é a vez de comentar os livros infantis mais vendidos nas livrarias brasileiras em 2024. Portanto, sejam bem-vindos aos best-sellers da literatura infantil, senhoras e senhores!
Antes de tratar dos títulos e dos autores campeões de vendagem nas estantes da criançada, acho válido esclarecer que utilizamos no Bonas Histórias os números do PublishNews, a principal fonte de informação do mercado editorial do Brasil. Com 24 anos de existência, o PublishNews oferece pesquisas confiáveis, estudos abrangentes e auditorias com credibilidade sobre a indústria nacional do livro. No caso dos levantamentos sobre as publicações mais vendidas, eles utilizam os dados diretamente dos sistemas de venda das principais livrarias nacionais. Assim, revelam semanalmente as obras mais comercializadas no país tanto nas operações físicas quanto nas operações digitais das maiores lojas. Daí a relevância de suas informações.
Como estamos falando de literatura infantil no post de hoje, é bom esclarecer também que, na visão do Bonas Histórias, os livros infantis são aqueles direcionados para o público na faixa etária de 2 a 12 anos. Basicamente, há dois grupos de crianças do ponto de vista das editoras (e deste blog): os leitores de 2 a 5 anos (fase de pré-alfabetização) e os leitores de 6 a 12 anos (fase de alfabetização e início do letramento). Depois dos 13 anos, é bom que se diga, a molecadinha passa a ser considerada adolescente (entrando na categoria infantojuvenil).
Feitas essas observações de caráter estritamente técnico (desculpe-me pelas formalidades protocolares), podemos debater os best-sellers infantis no Brasil no ano passado. Sem mais enrolação, vamos ao conteúdo de fato da coluna Mercado Editorial de hoje!

Na listagem dos 13 títulos voltados para o público mirim que figuraram no alto do pódio dos mais comercializados no país em 2024 estão trabalhos de basicamente cinco escritores: Enaldinho, Maidy Lacerda, a dupla Gabriel Dearo & Manu Digilio e Jeff Kinney. Com exceção de Enaldinho, novidade da última temporada, os demais são autores com coleções exitosas entre a molecada há alguns anos. Por isso, quem acompanha o ranking das obras de maior sucesso da literatura infantil certamente conhece esses nomes e seus livros de cor e salteado.
Por exemplo, Maidy Lacerda, influenciadora digital natural de Minas Gerais, emplacou três títulos de “O Diário de Uma Princesa Desastrada” (Outro Planeta) e lançou no ano passado a primeira história de “O Caderno de Maldades do Scorpio” (Outro Planeta), extensão da trama de “O Diário de Uma Princesa Desastrada”. Esse conjunto de quatro publicações (o segundo volume de “O Caderno de Maldades do Scorpio” só chegou às lojas no bimestre passado) alcançaram mais de 100 mil unidades comercializadas entre janeiro e dezembro do ano passado. Vamos combinar que é um desempenho espetacular, né?!
Gabriel Dearo e Manu Digilio, o casal de influencers do interior de São Paulo, obtiveram números ainda mais expressivos com a coleção “As Aventuras de Mike” (Outro Planeta). Os cinco títulos dessa série geraram vendas de aproximadamente 120 mil exemplares e ficaram todos no top 10 dos best-sellers infantis. Incrível! Ou alguém conhece uma outra dupla de escritores que colocou 5 livros no grupo dos 10 mais comercializados em sua categoria, hein? Eu juro que não conheço.
Como adiantei, a grande surpresa de 2024 entre os best-sellers infantis foi Enaldinho, outro influenciador digital amado pela garotada. Pelo visto, para levar as crianças às compras nas livrarias, é preciso cativá-las antes no Youtube e nas redes sociais. Com o sucesso de seu canal de vídeos, o jovem de Belo Horizonte foi o autor do livro infantil mais vendido em 2024. “Elo Monsters Books – Flow Pack” (Pixel) teve mais de 59 mil unidades comercializadas no ano passado. Isso porque essa obra foi publicada no finalzinho de outubro. É isso mesmo o que vocês leram. Em apenas dois meses e pouco, aproximadamente 60 mil exemplares do livro de Enaldinho foram adquiridos. Se isso não é um best-seller instantâneo, não sei mais o que seria um êxito imediato.

O único gringo entre os best-sellers infantis no Brasil (e o único escritor legítimo – não se trata de um influencer) é Jeff Kinney, autor da coleção “Diário de Um Banana” (VR Editora). Sua famosa série sobre os relatos bem-humorados sobre a infância conturbada foi lançada em 2007 e chegará neste mês ao 20º volume. Em nosso país, os vários títulos de Jeff Kinney somaram vendas em torno de 100 mil unidades e emplacaram três obras entre os top 13 dos mais requisitados pelo público mirim.
Esse é um panorama geral dos sucessos da literatura infantil no Brasil no ano passado. Para que possamos analisar título a título os best-sellers de 2024 na prateleira da criançada, segue abaixo o ranking dos livros mais vendidos dessa categoria por ordem decrescente. Assim, acredito que dê para termos uma melhor dimensão do que tem agradado aos meninos e às meninas na hora da leitura ficcional. Confira!
1º “Elo Monsters Books – Flow Pack” (2024) – Enaldinho (Brasil) – Literatura Infantil Nacional – Pixel – 59,8 mil unidades.
2º “O Diário de Uma Princesa Desastrada” (2022) – Maidy Lacerda (Brasil) – Literatura Infantil Nacional – Outro Planeta – 33,6 mil unidades.
3º “Diário de Um Banana – Um Romance em Quadrinhos” (2007) – Jeff Kinney (Estados Unidos) – Literatura Infantil Estrangeira – VR Editora – 31,1 mil unidades.
4º “As Aventuras de Mike – A Origem de Robson” (2023) – Gabriel Dearo e Manu Digilio (Brasil) – Literatura Infantil Nacional – Outro Planeta – 30,0 mil unidades.
5º “As Aventuras de Mike” (2019) – Gabriel Dearo e Manu Digilio (Brasil) – Literatura Infantil Nacional – Outro Planeta – 27,2 mil unidades.
6º “O Diário de Uma Princesa Desastrada 2” (2023) – Maidy Lacerda (Brasil) – Literatura Infantil Nacional – Outro Planeta – 20,5 mil unidades.

7º “As Aventuras de Mike 3 – Mudando de Casa” (2022) – Gabriel Dearo e Manu Digilio (Brasil) – Literatura Infantil Nacional – Outro Planeta – 20,5 mil unidades.
8º “O Caderno de Maldades do Scorpio” (2024) – Maidy Lacerda (Brasil) – Literatura Infantil Nacional – Outro Planeta – 19,4 mil unidades.
9º “As Aventuras de Mike 2 – O Bebê Chegou” (2019) – Gabriel Dearo e Manu Digilio (Brasil) – Literatura Infantil Nacional – Outro Planeta – 18,7 mil unidades.
10º “As Aventuras de Priminha Irritante no Reino dos Unicórnios” (2024) – Gabriel Dearo e Manu Digilio (Brasil) – Literatura Infantil Nacional – Outro Planeta – 15,3 mil unidades.
11º “O Diário de Uma Princesa Desastrada 3” (2024) – Maidy Lacerda (Brasil) – Literatura Infantil Nacional – Outro Planeta – 12,7 mil unidades.
12º “Diário de Um Banana – Rodrick É O Cara” (2008) – Jeff Kinney (Estados Unidos) – Literatura Infantil Estrangeira – VR Editora – 10,7 mil unidades.
13º “Diário de Um Banana – Cabeça Oca” (2023) – Jeff Kinney (Estados Unidos) – Literatura Infantil Estrangeira – VR Editora – 10,1 mil unidades.
Com esse post, encerro a série de publicações da coluna Mercado Editorial sobre os livros mais vendidos em 2024. Em fevereiro de 2026, prometo retornar ao blog com uma nova coletânea de análises dos best-sellers. Obviamente, a ideia será debater as obras mais comercializadas em 2025 nas livrarias do Brasil. Até lá, siga acompanhando as demais pautas do Bonas Histórias. Porque tenho certeza de que não faltarão, nas próximas semanas e meses, discussões de altíssima qualidade sobre o melhor da literatura, cinema, música, dança, teatro e tantas outras representações artístico-culturais.
Nos vemos por aí, senhoras e senhores!
Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você se interessa por informações do mercado editorial, deixe aqui seu comentário. Para acessar outras notícias dessa área, clique em Mercado Editorial. E aproveite para nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.





