top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Talk Show Literário: Rosa Maria Gonçalves

Na primeira entrevista de 2023, Darico Nobar recebe a esposa do protagonista de Zero, o romance mais famoso de Ignácio de Loyola Brandão.

Talk Show Literário: Entrevista com Rosa Maria Gonçalves, esposa de José Gonçalves, protagonista do romance Zero, clássico de Ignácio de Loyola Brandão

Em nossa cidade, pontualmente, vinte e duas horas. Puratek anuncia: dentro de trinta segundos nossa próxima atração: Talk Show Literário.


30, 29, 28, 27, 26, 25, 24, 23, 22, 21, 20, ah, eu devia estar sorrindo e orgulhoso por ter finalmente vencido na vida, mas eu acho isso uma grande piada e um tanto quanto perigosa, 19, 18, 17, 16, 15, 14, 13, 12, 11, 10, moro num país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza, em fevereiro (em fevereiro) tem carnaval (tem carnaval), 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1.


Versão brasileira Herbert Richers: Em algum recôncavo sinistro da América Latíndia, também conhecido como o Quinto Mundo do planetinha azul...


! Não é tarde, Rosa.


. Com a repressão que anda por aí, ninguém quer sair de casa, as ruas são vazias, cassaram as licenças para circular depois de 21:34 horas.


? E daí.


. A polícia pode suspeitar.


. Deixa pra lá. Quero saber como você conheceu José.


. Tava escrito no anúncio: José, moreno, 28 anos, cabelos pretos, católico, situação financeira razoável, procura moça para futuro compromisso.


? E você.


. Também tava lá: morena, um pouco baixa, rosto cheio, corpo cheio, coxas redondinhas, o corpo todo empinado para a frente.


? Deu certo.


. Amor certo é torto, Seu Darico. Quem ama fica cego, nada vê.


. Entendo. ? E a vida, como tá.


! Sei lá. Hoje tá fogo. Tão tacando fogo em tudo quanto é lugar. Qualquer dia, a cidade explode. Eu já nem uso leque. Vai que acabo abanando fogueira.


PENSAMENTO DO DIA: A cidade se humaniza. Meninas curradas em plena luz do dia. Ladrões assaltam mulheres que saem às tardes para fazer compras. Ladrões brigam com ladrões e se matam, se assassinam. Estaria sendo formado em Esquadrão Punitivo. Já tinha existido um, anos atrás. Nos tempos heroicos.


TRIM, TRIM, TRIM, TRIM!!!!


. Um momento, preciso atender. Pronto.


? É o apresentador que tá falando com a mulher do manquinho.


. É.


. Escuta, tem umas coisas que você precisa saber. ? Quer.


. Depende. ? Quem é, o que você quer.


. Sou teu amigo. Escuta, pergunta uma coisa pra Rosa. Pergunta se ela conhece a cabaninha perto dos Britos. Ou a curva do Bezerro, no caminho de Matão. Pergunta para ela do sítio do Alberto. Ou da privada do jardim público, à meia-noite... Alô, alô.


. Fala.


. Diz que você sabe que ela comeu a mulher do prefeito e mijou em cima dela. Todo mundo sabe dessa história. Pergunta da tourada na casa do Betinho. Ou dos dois turcos bichas que iam dançar com ela, pelados no asfalto. Vê se ela sabe alguma coisa dos strip-teases no stand de tiro de guerra. Vê se ela se lembra do porão do Colégio, quando estudava lá e as meninas ficavam lendo livros, de sacanagem. Vê se ela lembra, como gostava de beijar na boca das outras meninas. Alô, alô, alô...


. Pode falar.


? Você ainda tá aí. ? Por que você não desligou.


. Boa ideia.


PAAAAAAAH!


? Quem era, Seu Darico.


FILHODA CENTRO: À DIREITA. Esse é o município mais progressista do país. Seis presidentes nasceram nessa cidade, mas nenhuma faculdade de Medicina ou Direito brotou por aqui. Seja bem-vindo.


Carlos Lopes subiu ao palco com o filho no colo. Quando o entrevistador e a entrevistada pararam de falar, ele disse:


. Meu filho está doente.


? E o que eu posso fazer. ! Aqui não é hospital.


. Por isso mesmo. ? Onde tá o médico.


? Médico. Não, não temos. Só o do ambulatório. ? Serve.


. Médico é médico. Se ele olhar o meu filho já será de bom proveito.


. Então, faz o seguinte: siga aquela placa que diz AMBULATÓRIO. Chegando lá, apresente sua carteira, sua matrícula do Instituto Nacional, seu registro de firma, o CPI, os avisos de pagamento dos últimos seis meses, a identidade, fotografias 3 x 4 com data, título de eleitor provando que o senhor votou nas últimas eleições, ficha corrida na polícia, atestado de antecedentes, residência, declaração de boa conduta conjugal, certidão de casamento, de batismo, registro do filho, imposto do filho / What's this thing called love /, quitação do imposto de renda, quitação do serviço militar.


VISÃO: Malandros atiram no disco voador que apareceu no terreno. Acharam que era a polícia disfarçada.


. Não, meu amor, foi só depois de casar.


. Que puritanismo¹ bobo, Rosa.


. Bobo nada. Coisa de mulher direita, de Miss Armando Prestes.


? Onde você tirou uma ideia dessas.


Não sei. ? Você já leu algum livro do Scott Fitzgerald.


. Já.


? Tem aqui.


. Não, nenhum. ? Por quê.


. Queria dar de presente para o José.


PENSAMENTO DO DIA: Hoje mocinha, amanhã mulher, graças a Deus.


. Eu disse ao José que era verdade o que os meninos diziam na minha cidade. Mas isso era mentira minha. Naquele dia eu queria experimentar se ele gostava de mim².


? E por quê.


. Eu queria me casar com ele, estava cheia daquela vida de solteira. Moça não pode ficar solteira, que fica boba, minha mãe tinha toda razão.


? E o que você tem para nos contar do casório.


. José tem a bunda fria, a mãe dele tinha bunda fria... Coisa de família.


. Melhor ter bunda fria do que ser bunda mole.


MIRACULOSO: Frankil, o maior faquir do país, conquistou para nós o título de campeão mundial de jejum, ficando sem comer 111 dias. Ele disse que treina desde criança. Essa é a primeira conquista nacional desde o recorde mundial de trepadas do casal de brasileiros, que ficou por 120 dias sem sair da cama.


? Você teria coragem, Rosa.


. Claro.


? De fazer, na frente dos outros.


. Não sei, não.


? Onde José está agora.


. Ele foi assinar os papéis da nossa casinha. Sabe como é: quem casa, quer casa.


! Que romântico.


INTERVALO/INTERMISSION/ENTREÂTE


. E aqui me despeço esperando ter sua atenção nas próximas entrevistas. Espero tê-lo agradado. Recomende-me a sua família e a todos os seus.


REFEIÇÃO COMERCIAL: Pratos do dia – Bacalhau à Portuguesa, Bacalhau ao Forno, Bacalhau Alho e Óleo, Filé com Fritas, Omelete de Verduras, Picado, Frutas, Sorvete, Café. Entrem – Limpeza e Rapidez – O Mais Popular Restaurante da Cidade – Não Resistam aos Nossos Preços.


O animador de auditório tinha um grande sorriso. Era a melhor ferramenta de trabalho do melhor funcionário do dono da emissora, que por sua vez tinha uma companhia para a venda de coisas aos pobres. A plateia se levantou e saiu do auditório. Pelo menos iam embora menos famintos. E devidamente saciados de entretenimento televisivo.


FRASE DO DIA: Se o povo não tem pão, que coma isopor. É branco, macio e em fatias parece pão Pullman³.


ANÚNCIO: Já se encontram em todas as boas lojas do ramo os uniformes para o povo, nas cores estabelecidas pelo governo, de acordo com as classes sociais e profissões. Os uniformes são baratos, acessíveis. Os que não puderem comprá-los à vista, poderão fazê-lo a prazo, através das Caixas, com financiamento do governo. Para isso, basta levar: escritura da casa, conta de luz e água, carteira profissional, identidade, quitação com a hora oficial, atestado de residência, boa conduta, antecedentes, salvo-conduto, carnês de compras a crédito. Dentro de dois meses, o povo todo deverá estar uniformizado.


Deus salve a América. E perdoe a Latíndia!


¹ Todo o primitivismo da mulher latindioamericana condicionada por tradições religiosas morais, sociais e políticas, conservadorismo, puritanismo.


² Ou Rosa teria falado a verdade lá atrás e só agora estaria mentindo para o apresentador e para o público que assistia ao programa de TV?


³ Declaração do Presidente que mais matou cidadãos inocentes.


------------------------------

O Talk Show Literário é o programa de televisão fictício que entrevista as mais famosas personagens da literatura. Assim como ocorreu nas seis primeiras temporadas, neste sétimo ano da atração, os convidados de Darico Nobar, personagem criada por Ricardo Bonacorci, são os protagonistas dos clássicos brasileiros. Para acompanhar as demais entrevistas, clique em Talk Show Literário. Este é um quadro exclusivo do Blog Bonas Histórias.


E não se esqueça de deixar seu comentário aqui, falando o que achou desta iniciativa e da entrevista realizada. Para receber as novidades do blog, acompanhe nossas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page