top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 42 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Recomendações: Retrospectiva - Melhores exposições do Bonas Histórias em 2017


Melhores livros lidos em 2017 pelo Blog Bonas Histórias

Em 2017, visitei algumas exposições na cidade de São Paulo. Sinceramente, não sei quantas foram ao todo. Só sei que o hábito de frequentar mostras na capital paulista é algo que faço há alguns anos ora semanalmente ora quinzenalmente. Os eventos mais interessantes dessa área sempre rendem posts para a coluna Exposições. Por isso, a proposta é trazer, hoje, na seção Recomendações do Bonas Histórias, uma pequena retrospectiva do que melhor rolou no ano passado nesse campo cultural. Selecionei as cinco melhores mostras visitadas e comentadas aqui no blog em 2017. Confira:


5º lugar: Santos-Dumont na Coleção Brasiliana – Itaú Cultural

Santos-Dumont na Coleção Brasiliana

A exposição Santos-Dumont na Coleção Brasiliana ficou em cartaz até o final de janeiro do ano passado no Itaú Cultural da Avenida Paulista. Nessa mostra, o público teve acesso a fotos, documentos, cartas, réplicas de jornais, vídeos-documentários e protótipos de algumas invenções de Alberto Santos-Dumont, o brasileiro que ficou conhecido internacionalmente como o “Pai da Aviação”.


4º lugar: Construções Sensíveis – A Experiência Geométrica Latino-Americana – Galeria de Arte do Centro Cultural da FIESP

Construções Sensíveis – A Experiência Geométrica Latino-Americana

Em cartaz de abril a junho de 2017 no Centro Cultural da FIESP da Avenida Paulista, "Construções Sensíveis – A Experiência Geométrica Latino-Americana apresentou as várias vertentes do concretismo e do neoconcretismo latino-americano. As mais de cem peças da mostra contemplam pinturas, desenhos, obras sobre papel, esculturas, objetos, fotografias e vídeos de Joaquín Torres-Garcia, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Edgar Negret, Mathias Goeritz e Gunther Gerzso.


3º lugar: Wanda Pimentel Envolvimentos – MASP

Wanda Pimentel Envolvimentos

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) apresentou, de maio a setembro do ano passado, a exposição Wanda Pimentel Envolvimentos. Nesta mostra, 27 pinturas da série "Envolvimentos", o mais famoso trabalho da pintora carioca Wanda Pimentel, ficaram à disposição do púbico. A maior parte dessas telas foi pintada na segunda metade da década de 1960. Incrível!


2º lugar: Henri Cartier-Bresson, Primeiras Fotografias - Galeria de Fotos do Centro Cultural da FIESP

Henri Cartier-Bresson, Primeiras Fotografias

Na metade de 2017, o Centro Cultural da FIESP montou a exposição "Henri Cartier-Bresson, Primeiras Fotografias". A mostra inédita no Brasil trouxe setenta imagens do período inicial da carreira de Henri Cartier-Bresson, um dos mais celebrados fotógrafos do século XX. Quem gosta de fotografia e admira o trabalho do artista francês adorou esta exposição.


Toulouse-Lautrec em Vermelho

O MASP apresentou no ano passado a exposição "Toulouse-Lautrec em Vermelho". A mostra reuniu os principais trabalhos de Henri de Toulouse-Lautrec, o pintor francês que polemizou entre o final do século XIX e o início do século XX. Sem dúvida nenhuma, esse evento cultural foi o mais importante das artes plásticas em nosso país em 2017.


A Retrospectiva de 2017 continuará nas próximas semanas. Volto ainda neste mês ao Bonas Histórias para apresentar, na coluna Recomendações, as melhores peças teatrais assistidas e comentadas no blog no ano passado. Até mais!


Gostou deste post do Bonas Histórias? Para acessar a lista completa dos melhores livros, filmes, peças teatrais e exposições dos últimos três anos, clique em Recomendações. E não se esqueça de deixar aqui seus comentários sobre o conteúdo do blog. Siga também a página do Bonas Histórias no Facebook.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page