Em 2017, visitei algumas exposições na cidade de São Paulo. Sinceramente, não sei quantas foram ao todo. Só sei que o hábito de frequentar mostras na capital paulista é algo que faço há alguns anos ora semanalmente ora quinzenalmente. Os eventos mais interessantes dessa área sempre rendem posts para a coluna Exposições. Por isso, a proposta é trazer, hoje, na seção Recomendações do Bonas Histórias, uma pequena retrospectiva do que melhor rolou no ano passado nesse campo cultural. Selecionei as cinco melhores mostras visitadas e comentadas aqui no blog em 2017. Confira:
5º lugar: Santos-Dumont na Coleção Brasiliana – Itaú Cultural
A exposição “Santos-Dumont na Coleção Brasiliana” ficou em cartaz até o final de janeiro do ano passado no Itaú Cultural da Avenida Paulista. Nessa mostra, o público teve acesso a fotos, documentos, cartas, réplicas de jornais, vídeos-documentários e protótipos de algumas invenções de Alberto Santos-Dumont, o brasileiro que ficou conhecido internacionalmente como o “Pai da Aviação”.
4º lugar: Construções Sensíveis – A Experiência Geométrica Latino-Americana – Galeria de Arte do Centro Cultural da FIESP
Em cartaz de abril a junho de 2017 no Centro Cultural da FIESP da Avenida Paulista, "Construções Sensíveis – A Experiência Geométrica Latino-Americana” apresentou as várias vertentes do concretismo e do neoconcretismo latino-americano. As mais de cem peças da mostra contemplam pinturas, desenhos, obras sobre papel, esculturas, objetos, fotografias e vídeos de Joaquín Torres-Garcia, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Edgar Negret, Mathias Goeritz e Gunther Gerzso.
3º lugar: Wanda Pimentel Envolvimentos – MASP
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) apresentou, de maio a setembro do ano passado, a exposição “Wanda Pimentel Envolvimentos”. Nesta mostra, 27 pinturas da série "Envolvimentos", o mais famoso trabalho da pintora carioca Wanda Pimentel, ficaram à disposição do púbico. A maior parte dessas telas foi pintada na segunda metade da década de 1960. Incrível!
2º lugar: Henri Cartier-Bresson, Primeiras Fotografias - Galeria de Fotos do Centro Cultural da FIESP
Na metade de 2017, o Centro Cultural da FIESP montou a exposição "Henri Cartier-Bresson, Primeiras Fotografias". A mostra inédita no Brasil trouxe setenta imagens do período inicial da carreira de Henri Cartier-Bresson, um dos mais celebrados fotógrafos do século XX. Quem gosta de fotografia e admira o trabalho do artista francês adorou esta exposição.
1º lugar: Toulouse-Lautrec em Vermelho - MASP
O MASP apresentou no ano passado a exposição "Toulouse-Lautrec em Vermelho". A mostra reuniu os principais trabalhos de Henri de Toulouse-Lautrec, o pintor francês que polemizou entre o final do século XIX e o início do século XX. Sem dúvida nenhuma, esse evento cultural foi o mais importante das artes plásticas em nosso país em 2017.
A Retrospectiva de 2017 continuará nas próximas semanas. Volto ainda neste mês ao Bonas Histórias para apresentar, na coluna Recomendações, as melhores peças teatrais assistidas e comentadas no blog no ano passado. Até mais!
Gostou deste post do Bonas Histórias? Para acessar a lista completa dos melhores livros, filmes, peças teatrais e exposições dos últimos três anos, clique em Recomendações. E não se esqueça de deixar aqui seus comentários sobre o conteúdo do blog. Siga também a página do Bonas Histórias no Facebook.