top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural – literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura, gastronomia, turismo etc. –, o Blog Bonas Histórias analisa de maneira profunda e completa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 44 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Mercado Editorial: Livros - Lançamentos em julho e agosto de 2025

  • Foto do escritor: Ricardo Bonacorci
    Ricardo Bonacorci
  • há 1 hora
  • 15 min de leitura

Conheça as mais de 150 obras de ficção e poesia que foram publicadas no Brasil no quarto bimestre.


Livros de ficção e poesia que foram publicados no Brasil em julho e agosto de 2025

Vamos às novidades das livrarias brasileiras em julho e agosto de 2025, senhoras e senhores. Como é tradição da coluna Mercado Editorial, as boas novas que trago são referentes aos lançamentos da ficção literária e da poesia. E no bimestre passado, o quarto do ano (e o primeiro do segundo semestre), selecionei mais de 150 livros recém-publicados no Brasil. Certamente, muitos desses exemplares vão cair no gosto dos leitores mais exigentes. Em minha lista das principais novidades editoriais dos últimos dois meses, há romances, novelas, coletâneas de contos, coleções de crônicas, ensaios sobre teoria literária, títulos da literatura infantojuvenil, obras da literatura infantil e antologias poéticas.


Antes de apresentar o listão completo de novas publicações de julho e agosto, gostaria de pinçar três livros que chamaram minha atenção. E, curiosamente, o trio que mais me apeteceu foi de séries narrativas. Os leitores assíduos e antigos do Bonas Histórias, este blog de literatura, arte, cultura e entretenimento escondido nos recôncavos da internet, sabem o quanto gosto das sagas literárias. Quanto mais volumes e páginas tiverem uma história ficcional, mais atrativa ela é para mim. Inclusive, na coluna Recomendações, fiz três posts, em 2022, sobre as 12 coleções da literatura internacional que considerei mais interessantes. E, em 2020, comentei 15 tijolões da ficção literária mais apetitosos para os amantes das longas sessões de leitura. Portanto, falo com propriedade do que é ou não é uma boa coleção de livros.


Meus destaques de julho e agosto de 2025 vão para “A Contra-corrente” (EV Publicações), o livro 5 da “Saga A Contrapartida” de Uranio Bonoldi, “O Caderno de Maldades do Scorpio 2” (Outro Planeta), segundo volume da “Série O Segredo do Floreante” de Maidy Lacerda, e “A Aranha” (Alfaguara), novo título da “Coleção Joona Linna” do casal sueco Lars Kepler que ganhou tradução para o português brasileiro. A seguir, vou comentar cada um desses títulos com o devido cuidado.


Mercado Editorial – Principais livros que foram lançados nas livrarias brasileiras em julho e agosto de 2025

Começando pela literatura brasileira, não poderia deixar de citar o trabalho impecável feito por Uranio Bonoldi, autor paulistano que despontou recentemente na produção de thrillers de terror e suspenses psicológicos de altíssima qualidade. “A Contra-corrente” encerra a Pentalogia “A Contrapartida”, uma das sagas ficcionais mais originais e impactantes que tive a oportunidade de conhecer nos últimos cinco anos.

Os leitores da coluna Livros – Crítica Literária foram apresentados aos primeiros títulos dessa coletânea. Em setembro de 2021, comentei “A Contrapartida” (Valentina), obra de abertura da série best-seller de Bonoldi. Em junho de 2022, detalhei “O Contra-ataque” (Valentina), o segundo volume. Mesmo não tendo feito no Bonas Histórias as análises de “A Contra-história” (Valentina), o livro 3, e “A Contra-escuridão” (EV Publicações), o livro 4 de “A Contrapartida”, segui acompanhando com empolgação a evolução do drama do médico Octávio Albuquerque Júnior em busca de respostas para o assassinato do pai que abalou sua infância.


“A Contra-corrente” coloca um ponto final à segunda linha narrativa de “A Contrapartida”. Segunda linha narrativa, Ricardo?! Exatamente. Os fãs da literatura de Uranio Bonoldi vão entender o que estou dizendo. Só não posso dizer muito para não dar os spoilers dos livros anteriores – um pecado para os adoradores do suspense literário. Se “A Contra-escuridão”, o volume anterior da coleção, fechou a parte original do embate entre os Albuquerque e os Rodrigues, o novo lançamento da EV Publicações conclui a parte alternativa dos cinco thrillers.


É verdade que o novo desfecho não está tão emotivo quanto ao da primeira linha narrativa. Ainda assim, “A Contra-corrente” é capaz de mexer de maneira profunda com os leitores. Neste caso, a pegada é de racionalidade. Até onde vai a capacidade humana para perdoar e recomeçar? É essa a resposta que descobrimos no quinto livro ficcional de Uranio Bonoldi. É bom dizer que, enquanto a primeira linha narrativa de “A Contrapartida” mostrava os podres do Executivo e do Legislativo de Brasília e o lado obscuro das decisões pessoais de Tavinho, a segunda linha apresenta a monstruosidade do Judiciário nacional e os efeitos negativos das escolhas (aparentemente) acertadas de Otto Jr. Se você ainda não conhece a Saga “A Contrapartida”, saiba que está perdendo uma série literária incrível!


Outra coleção brasileira de enorme qualidade é “O Segredo do Floreante”, de Maidy Lacerda. Natural de Minas Gerais, a influencer do público mirim virou escritora e é uma das best-sellers infantis do nosso país. Ela rivaliza com a dupla Gabriel Dearo & Manu Digilio, da Série “As Aventuras de Mike” (Outro Planeta), com o norte-americano Jeff Kinney, da Série “Diário de Um Banana” (VR Editora) e, desde o ano passado, com Enaldinho, do livro “Elo Monsters Books” (Pixel), no alto do pódio dos mais vendidos da literatura infantil.


Mercado Editorial – Principais publicações da ficção e da poesia que foram publicadas no Brasil em julho e agosto de 2025

É bom dizer que o maior sucesso de público de Lacerda é a Coletânea “O Diário de Uma Princesa Desastrada” (Outro Planeta), que possui três volumes (o último lançado em 2024) e atingiu os seis dígitos em vendas. Tão logo concluiu a saga de Amora Maria Florentina de Florentia, a jovem mineira se lançou em uma nova série literária. Contudo, aproveitou o universo ficcional da Princesa Desastrada e alçou seu vilão, o carismático Scorpio, ao papel de protagonista do novo conjunto de livros.


Assim, na virada de abril para maio de 2024, Maidy Lacerda lançou “O Caderno de Maldades do Scorpio” (Outro Planeta). Nos oito meses finais do ano passado, esse título vendeu aproximadamente 20 mil exemplares – oitavo título infantil mais comercializado em nosso país na última temporada. E agora a escritora mineira apresenta o segundo livro da série. “O Caderno de Maldades do Scorpio 2” chega com potencial de ser um dos best-sellers de nossas livrarias em 2025 e se tornar uma febre entre a garotada.


Quando o assunto é ficção infantil, admito que adoro o trabalho de Lacerda (e de Gabriel Dearo & Manu Digilio e Jeff Kinney também!). Se por um lado não faço ideia do que ela faz nas redes sociais e em seu canal no Youtube (sou muito analógico, tá?), aprecio suas construções literárias. De modo geral, nossas crianças estão em boas mãos quando o assunto é a ficção contemporânea. Tanto “O Diário de Uma Princesa Desastrada” e “O Segredo do Floreante” quanto “As Aventuras de Mike” e “Diário de Um Banana” são excelentes leituras.


Por fim, quero dar uma passada na estante da literatura internacional. Mais precisamente, vou para a prateleira da literatura sueca. A boa nova que os brasileiros receberam no bimestre passado foi um novo livro da “Coleção Joona Linna”, de Lars Kepler. Lars Kepler é o pseudônimo do casal Alexander Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril. Best-sellers do romance policial contemporâneo, eles vivem em Estocolmo e produzem juntos tramas criminais protagonizadas pela inspetora Joona Linna (daí o nome da saga).


“A Aranha” é o sétimo livro de Lars Kepler que chega ao público brasileiro. Em nosso país, já foram publicados: “Hipnotista” (Intrínseca), “O Pesadelo” (Intrínseca), “Homem de Areia” (Alfaguara), “Stalker” (Alfaguara), “O Caçador” (Alfaguara) e “Lázaro” (Alfaguara). Lançado originalmente na Suécia em 2022, “A Aranha” retrata mais uma investigação da dupla Joona Linna e Saga Bauer. As duas policiais suecas procuram o serial killer que há anos assusta a população de Estocolmo. Será que vão conseguir descobrir a identidade do criminoso? É esse o mistério por trás do novíssimo romance policial de Alexander Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril.


Mercado Editorial – Obras ficcionais e poéticas que foram lançadas no quarto bimestre de 2025 em nosso país

A “Série Joona Linna” bebe da melhor tradição da literatura nórdica, com histórias de tintas fortes, personagens cruéis, crimes sanguinolentos e protagonistas exóticos. Vale lembrar do sucesso da “Saga Millennium” (Companhia das Letras), best-seller internacional de Stieg Larsson e uma das minhas coletâneas ficcionais favoritas. Nesse sentido, o casal Lars Kepler perpetua a produção de excelentes romances policiais advindos da Suécia. Quem foi que disse que as paisagens gélidas e as cidades calmas do Norte da Europa não escondem segredos cabulosos, hein?!  


Agora que apresentei os três principais destaques do bimestre passado – um trio de séries literárias que vão encantar adultos e crianças –, posso exibir os demais livros de ficção e poesia. Afinal, quais foram os títulos que chegaram às livrarias brasileiras em julho e agosto de 2025? Como disse inicialmente, são mais de 150 novidades saindo do forno (ou das gráficas). Portanto, vamos sem demora para o novo listão de lançamentos da coluna Mercado Editorial:


FICÇÃO BRASILEIRA:


“A Contra-corrente – Livro 5 da Saga A Contrapartida” (EV Publicações) – Uranio Bonoldi – Romance – 248 páginas.


“Te Dou Minha Palavra” (Companhia das Letras) – Noemi Jaffe – Romance – 208 páginas.


“Os Urubus Não Esquecem” (Todavia) – Pedro Cesarino – Romance – 160 páginas.


“A Chave de Casa” (Record) – Tatiana Salem Levy – Romance – 208 páginas.


“Memória do Chão” (Companhia das Letras) – Marcelo Labes – Romance – 320 páginas.


“Foi Acabar Bem Na Nossa Vez” (Rocco) – Mariana Brecht – Romance – 320 páginas.


“Eterna Fantasia” (Dublinense) – Danichi Hausen Mizoguchi – Romance – 224 páginas.


“Degola” (Companhia das Letras) – Monique Malcher – Romance – 176 páginas.


“Ligeiramente Fora de Órbita” (Rocco) – Pedro Aguilera – Romance – 336 páginas.


“Piscinas Russas” (Tusquets) – Renata Belmonte – Romance – 352 páginas.


“Frankito em Chamas” (Todavia) – Matheus Borges – Romance – 160 páginas.


“Boca do Mundo” (Companhia das Letras) – Dia Bárbara Nobre – Romance – 200 páginas.


“Tomara que Você Seja Deportado – Uma Viagem pela Distopia Americana” (Nós) – Jamil Chade – Romance – 256 páginas.


“Corsária” (Fósforo) – Marilene Felinto – Romance – 176 páginas.


“Mais Baseados que Fatos Reais” (Badoque Livros) – Gil Luz Mendes – Romance.


“Um Rio Sem Fim” (Alfaguara) – Verenilde S. Pereira – Romance – 184 páginas.


“Um Labirinto Chamado Família” (L&PM) – Renato Caminha – Novela – 144 páginas.


“Filha” (Companhia das Letras) – Manoela Sawitzki – Novela – 128 páginas.


“Viver o Medo – Uma Novela Pornô-gourmet” (Companhia das Letras) – Jean-Claude Bernardet e Sabina Anzuategui – Novela – 128 páginas.


“Apolinária” (Fósforo) – Bianca Santana – Novela – 112 páginas.


“Salve, Rainha! E Outras Histórias” (Malê) – Estevão Ribeiro – Coletânea de Contos – 192 páginas.


“O Anonimato dos Afetos Escondidos” (Tusquets) – Jean Wyllys – Coletânea de Contos – 192 páginas.


“Sala de Armas” (Record) – Nélida Piñon – Coletânea de Contos – 176 páginas.


“Brincadeiras à Parte” (Planeta) – Letícia Novaes – Coletânea de Contos – 176 páginas.


“A Outra Face – Contos Afrofantásticos” (Planeta) – Sandra Menezes – Coletânea de Contos – 104 páginas.


“Minhas Estranhas Loucuras” (Todavia) – Evandro Luiz da Conceição – Coletânea de Contos – 88 páginas.


“Um Século em Cem Crônicas” (Biblioteca Azul) – Maria Amélia Mello e Cláudia Mesquita (Org.) – Coletânea de Crônicas – 456 páginas.


“Não Sei Se É Bom, Mas É Teu” (Record) – Maria Ribeiro – Coletânea de Crônicas – 176 páginas.


“A Nudez de Afrodite” (Difel) – Cláudio Moreno – Coletânea de Crônicas – 140 páginas.


“Se A Vida Tivesse Receita” (EV Publicações) – Silvia Leite – Coletânea de Crônicas e Biografia – 200 páginas.


“Guia 7F – Como Mudar de País e Construir Uma Vida de Sucesso no Exterior” (EV Publicações) – Neymar Lima – Coletânea de Crônicas, Ensaios e Biografia – 220 páginas.


“Como Ser Expulso de Casa” (Rocco) – Bruna Zielinski – Literatura Juvenil – 336 páginas.


“Metade Peixe, Metade Gente” (EV Publicações) – Victor Baraldi – Literatura Juvenil – 226 páginas.


“O Ano em que Criei um Mundo do Zero” (Escarlate) – Janaina Tokitaka (autora), Pedro Aguilera (autor) e Guilherme Bethlem (ilustrador) – Literatura Juvenil – 152 páginas.


“O Caderno de Maldades do Scorpio 2 – O Segredo do Floreante” (Outro Planeta) – Maidy Lacerda – Literatura Infantil – 304 páginas.


“Revida, Max!” (GloboClube) – Caio Tozzi (autor) e Otávio Bressane (ilustrador) – Literatura Infantil – 88 páginas.


“Tulipa” (Pequena Zahar) – Paula Schiavon – Literatura Infantil – 64 páginas.


“Vovô, Fica Comigo?” (Brinque-Book) – Iêda Carvalhêdo e Fran Matsumoto – Literatura Infantil – 48 páginas.


“Escolha Uma Palavra” (Companhia das Letrinhas) – Marília Garcia e Lígia Franchini – Literatura Infantil – 44 páginas.


“O Espelho” (Rocquinho) – Caulos – Literatura Infantil – 40 páginas.


“Tudo É Mar” (Brinque-Book) – Madu Costa e Josias Marinho – Literatura Infantil – 32 páginas.


“Maqueira de Tucum” (Pequena Zahar) – Márcia Kambeba e Michelle Cunha – Literatura Infantil – 32 páginas.


“Biguru” (Companhia das Letrinhas) – Eva Potiguara e Lumina Pirilampus – Literatura Infantil – 32 páginas.


“Eu Sou Eu” (Brinque-Book) – Tatiana Wlasek e Laura Jäger – Literatura Infantil – 32 páginas.


“Kayodê em Quadrinhos” (Companhia das Letrinhas) – Kiusam Oliveira e Amora Moreira – Literatura Infantil – 32 páginas.


FICÇÃO INTERNACIONAL:


“A Aranha – Livro da Série Joona Linna” (Alfaguara) – Lars Kepler (Suécia) – Romance – 536 páginas.


“O Desabamento” (Todavia) – Édouard Louis (França) – Romance – 168 páginas.


“Histórias de Amor no Novo Milênio” (Fósforo) – Can Xue (China) – Romance – 400 páginas.


“As Meninas do Laranjal” (Companhia das Letras) – Gabriela Cabezón Cámara (Argentina) – Romance – 216 páginas.


“O Ninho do Pássaro” (Alfaguara) – Shirley Jackson (Estados Unidos) – Romance – 264 páginas.


“Triste Tigre” (Amacord) – Neige Sinno (França) – Romance – 288 páginas.


“O Tempo da Infância” (Todavia) – Françoise Ega (Martinica) – Romance – 192 páginas.


“Os Mistérios de Sir Richard – Volume 4 da Série Quarteto Smythe-Smith” (Arqueiro) – Julia Quinn (Estados Unidos) – Romance – 288 páginas.


“Você Precisa de um Gato” (Bertrand Brasil) – Kiyoshi Shigematsu (Japão) – Romance – 304 páginas.


“Nossos Destinos Eternos” (Galera) – Laura Steven (Estados Unidos) – Romance – 406 páginas.


“Redeming 6: O Amor é a Última Chance – Livro 4 da Série Os Garotos de Tommen” (Bloom Brasil) – Chloe Walsh (Irlanda) – Romance – 784 páginas.


“A Estranha no Espelho” (Rocco) – Megan Lally (Estados Unidos) – Romance – 320 páginas.


“Berg” (DBA) – Ann Quinn (Inglaterra) – Romance – 184 páginas.


“A Loja de Cartas de Seul” (Intrínseca) – Baek Seung-Yeon (Coreia do Sul) – Romance – 256 páginas.Parte superior do formulário


“Porrada” (Todavia) – Rita Bullwinkel (Estados Unidos) – Romance – 192 páginas.


“GOTH – Almas Obscuras” (Darkside) – Otsuichi (Japão) – Romance – 320 páginas.


“Um Toque de Caos – Livro 7 da Série Hades & Perséfone” (Bloom Brasil) – Scarlett St. Clair (Estados Unidos) – Romance – 400 páginas.


“Um Jogo de Deuses – Livro 6 da Série Hades & Perséfone” (Bloom Brasil) – Scarlett St. Clair (Estados Unidos) – Romance – 400 páginas.


“Jacarandá” (Editora 34) – Gaël Faye (França/Ruanda) – Romance – 240 páginas.


“Eu Sei Quem Você É” (Record) – Louisa Luna (Estados Unidos) – Romance – 378 páginas.


“Discípulos de Caos” (Rocco) – M. K. Lobb (Canadá) – Romance – 352 páginas.


“Me Leve Pela Mão” (José Olympio) – Dolen Perkins-Valdez (Estados Unidos) – Romance – 406 páginas.


“Pelos Olhos de Sisun” (Planeta) – Chung Serang (Coreia do Sul) – Romance – 272 páginas.


“Obsessão Mortal” (Bertrand Brasil) – J. D. Robb (Estados Unidos) – Romance – 476 páginas.


“Repatriação” (Companhia das Letras) – Ève Guerra (Congo) – Romance – 184 páginas.


“A Garota da Cabine Telefônica” (Rocco) – Lee Su-Yeon (Coreia do Sul) – Romance – 288 páginas.


“Corregidora” (Instante) – Gayl Jones (Estados Unidos) – Romance – 176 páginas.


“Mentiras e Casamentos” (Record) – Kevin Kwan (Singapura) – Romance – 490 páginas.


“A Rosa Acorrentada” (Harlequin) – Julie Soto (Estados Unidos) – Romance – 432 páginas.


“A Luz Entre as Frestas – Volume 9 da Série Inspetor Gamache” (Arqueiro) – Louise Penny (Canadá) – Romance – 464 páginas.


“No Meio da Noite” (Intrínseca) – Riley Sager (Estados Unidos) – Romance – 368 páginas.


“A Parteira de Auschwitz” (Vestígio) – Anna Stuart (Inglaterra) – Romance – 304 páginas.


“A Chuva – Livro 6 da Série Blackwater” (Arqueiro) – Michael McDowell (Estados Unidos) – Romance – 304 páginas.


“A Fortuna – Livro 5 da Série Blackwater” (Arqueiro) – Michael McDowell (Estados Unidos) – Romance – 272 páginas.


“Um Romance Fora de Série” (Verus) – Kate Robb (Canadá) – Romance – 308 páginas.


“Desejos Calados” (Harlequin) – Lorraine Heath (Inglaterra/Estados Unidos) – Romance – 336 páginas.


“Coração do Mundo” (Rocco) – Amie Kaufman (Austrália/Irlanda) – Romance – 352 páginas.


“Um Amor como nos Livros” (Verus) – Moira McDonald (Estados Unidos) – Romance – 322 páginas.


“Uma Grande História de Amor” (Bertrand Brasil) – Susanna Tamaro (Itália) – Romance – 210 páginas.


“O Primeiro Homem Mau” (Amarcord) – Miranda July (Estados Unidos) – Romance – 266 páginas.


“A Regra Dixon” (Paralela) – Elle Kennedy (Canadá) – Romance – 400 páginas.


“Jogada Certa” (Rocco) – Liz Tomforde (Estados Unidos) – Romance – 352 páginas.


“Dia de Ressaca” (Record) – Maylis de Kerangal (França) – Romance – 240 páginas.


“O Último Vale Verdejante” (Planeta) – Mark Sullivan (Estados Unidos) – Romance – 448 páginas.


“Morramos ao Menos no Porto” (Biblioteca Azul) – Franscisco Mota Saraiva (Portugal) – Romance – 240 páginas.


“Madrinha de Aluguel” (Essência) – Meghan Quinn (Estados Unidos) – Romance – 416 páginas.


“A Colmeia” (Vestígio) – Margaret O´Donnell (Irlanda) – Romance – 296 páginas.


“O Adorável Café dos Dragões” (Harlequin) – A. T. Qureshi (Paquistão/Estados Unidos) – Romance – 368 páginas.


“Era Uma Vez Uma Livraria...” (L&PM Editores) – Éric de Kermel (Marrocos/França) – Romance – 256 páginas.


“A Última Carta” (Arqueiro) – Rebecca Yarros (Estados Unidos) – Romance – 448 páginas.


“Electra” (Planeta Minotauro) – Jennifer Saint (Inglaterra) – Romance – 384 páginas.


“Seis Formas de Não Se Apaixonar” (Rocco) – Erin Connor (Estados Unidos) – Romance – 320 páginas.


“A Ascensão das Estrelas” (Gutemberg) – Imani Erriu (Inglaterra) – Romance – 384 páginas.


“A Convidada” (Intrínseca) – Emma Cline (Estados Unidos) – Romance – 320 páginas.


“O Livro de Aisha” (Dublinense) – Sylvia Aguilar Zéleny (México) – Romance – 160 páginas.


“Assassinatos & Torta de Morango” (L&PM Editores) – Joanne Fluke (Estados Unidos) – Romance – 304 páginas.


“Alice no País das Ideias – Um Romance para Descobrir a Filosofia” (Record) – Roger-Pol Droit (França) – Romance – 392 páginas.


“A Serpente e o Lobo – Livro 1 da Série Herança Sombria” (Arqueiro) – Rebecca Robinson (Estados Unidos) – Romance – 352 páginas.


“Se o Destino nos Trouxer de Volta” (Planeta) – María Dueñas (Espanha) – Romance – 448 páginas.


“98,8% de Compatibilidade” (Harlequin) – Lyla Mars (Estados Unidos) – Romance – 352 páginas.


“O Cão de Terracota” (L&PM Pocket) – Andrea Camilleri (Itália) – Romance – 304 páginas.


“Aprendendo a Fingir – Volume 1 da Série Universidade Hall Beck” (Arqueiro) – Selina Mae (Estados Unidos) – Romance – 336 páginas.


“Aposta na Perdição – Volume 3 da Série Temporada de Escândalos” (Harlequin) – Kelly Bowen (Canadá) – Romance – 288 páginas.


“Quicksilver” (Rocco) – Callie Hart (Inglaterra/Estados Unidos) – Romance – 560 páginas.


“Amor com Gelo e Açúcar” (Harlequin) – Elliot Fletcher (Escócia) – Romance – 368 páginas.


“As Promessas de Areia e Fogo” (Darkside) – Jessica Khoury (Estados Unidos) – Romance – 336 páginas.


“Os Sorrentinos” (Autêntica Contemporânea) – Virginia Higa (Argentina) – Novela – 144 páginas.


“O Garoto do Colorado” (Suma) – Stephen King (Estados Unidos) – Novela – 144 páginas.


“Permafrost” (Dublinense) – Eva Baltasar (Espanha) – Novela – 144 páginas.


“Salão de Escrita e Beleza” (Suma) – Juan Pablo Villalobos (México) – Novela – 112 páginas.


“Mitz: A Sagui que Não Teve Medo de Virginia Woolf” (Instante) – Sigrid Nunez (Estados Unidos) – Novela – 112 páginas.


“Grito” (Editora 34) – Lu Xun (China) – Coletânea de Novelas e Contos – 576 páginas.


“Os Mujiques – Penúltimos Contos e Novelas” (Todavia) – Anton Tchékhov (Rússia) – Coletânea de Novelas e Contos – 480 páginas.


“Papai” (Intrínseca) – Emma Cline (Estados Unidos) – Coletânea de Contos – 272 páginas.


“Educação da Tristeza” (Biblioteca Azul) – Valter Hugo Mãe (Angola/Portugal) – Coletânea de Crônicas – 192 páginas.


“Aliada do Vilão” (Alt) – Hannah Nicole Maehrer (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 608 páginas.


“O Cavaleiro e a Mariposa” (Alt) – Rachel Gillig (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 464 páginas.


“Manual das Donas de Casa Caçadoras de Vampiros” (Intrínseca) – Grandy Hendrix (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 432 páginas.


“Os Davenport – O Preço da Felicidade” (Alt) – Krystal Marquis (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 432 páginas.


“Mentiras Inofensivas” (Alt) – Jennifer Lynn Barnes (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 400 páginas.


“O Acordo das Rosas” (Seguinte) – Sasha Peyton Smith (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 376 páginas.


“Livros & Ossos – Livro 2 da Série Cafés & Lendas” (Intrínseca) – Travis Baldree (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 368 páginas.


“Espelho de Água” (Galera) – Samantha Sotto Yambao (Singapura) – Literatura Juvenil – 364 páginas.


“No Sigilo” (Alt) – Elle Kennedy (Canadá) e Sarina Bowen (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 360 páginas.


“Só Pra Mim – Uma História de Amor Rebel Blue” (Paralela) – Lyla Sage (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 328 páginas. 


“Quase Belo” (Verus) – Jamie Mcguire (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 322 páginas.


“Amor e Outras Conspirações” (Intrínseca) – Mallory Marlowe (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 320 páginas.


“Sempre Vou Te Escolher” (Verus) – Carrie Elks (Inglaterra) – Literatura Juvenil – 294 páginas.


“Sentinela – Livro 5 da Série Covenant” (Bloom Brasil) – Jennifer L. Armentrout (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 288 páginas.


“A Cor da Vingança – Livro 4 da Série Mundo de Tinta” (Seguinte) – Cornelia Funke (Alemanha) – Literatura Juvenil – 280 páginas.


“Vida Encantada – Volume 1 da Série Os Mundos de Crestomanci” (Galera Junior) – Diana Wynne Jones (Inglaterra) – Literatura Juvenil – 238 páginas.


“Naruse Vai Dominar o Mundo” (Intrínseca) – Mina Miyajima (Japão) – Literatura Juvenil – 192 páginas.


“A História do Contador de Histórias” (GloboClube) – Miyase Sertbarut (Turquia) – Literatura Juvenil – 120 páginas.


“Diário de Uma Garota Nada Popular – Volume 16” (Verus) – Rachel Renée Russell (Inglaterra) – Literatura Infantil – 232 páginas.


“Kitty e a Caçada nas Árvores” (L&PM Editores) – Jenny Løvlie (Noruega) – Literatura Infantil – 128 páginas.


“Esta História Não É Sobre Gatinhos” (Companhia das Letrinhas) – Randallde Sève (Estados Unidos) e Carson Ellis (Estados Unidos) – Literatura Infantil – 48 páginas.


“Carlota Limpa-Toca” (Brinque-Book) – Katerina Gorelik (Rússia) – Literatura Infantil – 48 páginas.


“Pimentinha e Eu” (Companhia das Letrinhas) – Beatrice Alemagna (Itália) – Literatura Infantil – 48 páginas.


“Minha Amiga da Casa ao Lado” (Tatu-bola) – Lucia Franco (Uruguai) – Literatura Infantil – 48 páginas.


“Meu Pai É Uma Árvore” (Pequena Zahar) – Jon Agee (Estados Unidos) – Literatura Infantil – 48 páginas.


“A Pequena Violinista” (Companhia das Letrinhas) – Jon Fosse (Noruega) e Øyvind Torseter (Noruega) – Literatura Infantil – 40 páginas.


“O Pote Vazio” (Reco-reco) – Demi (Estados Unidos) – Literatura Infantil – 32 páginas.


“Rio Infinito” (Companhia das Letrinhas) – Mia Couto (Moçambique) e Danuta Wojciechowska (Canadá/Portugal) – Literatura Infantil – 32 páginas.


“Urso-Polar, Urso-Polar, O Que Você Está Ouvindo?” (Companhia das Letrinhas) – Bill Martin Jr. (Estados Unidos) e Eric Carle (Estados Unidos) – Literatura Infantil – 32 páginas.


POESIA BRASILEIRA:


“Pequeno Manual de Como Me Amar” (Planeta) – Liana Ferraz – 160 páginas.


“Voo Breve sob o Sol” (Círculo de Poemas) – Ana Costa dos Santos – 112 páginas.


“Por Isso As Papoulas” (Círculo de Poemas) – Andreev Veiga – 64 páginas.


“Outras Peles” (Círculo de Poemas) – Lucas Guimaraens – 40 páginas.


“As Cidades” (Círculo de Poemas) – Caetano W. Galindo – 40 páginas.


No post da coluna Mercado Editorial do início de outubro, vou apresentar os livros infantis mais vendidos em 2024. E na publicação do início de novembro, retornarei à divulgação das obras ficcionais e poéticas lançadas em nosso país no quinto (e penúltimo) bimestre de 2025. Enquanto esses materiais não pintam por aqui, não percam o conteúdo das demais seções do Bonas Histórias. Até a próxima, pessoal!


Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você se interessa por informações do mercado editorial, deixe aqui seu comentário. Para acessar outras notícias dessa área, clique em Mercado Editorial. E aproveite para nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento

bottom of page