Recomendações: Músicas – Canções românticas em espanhol para o inverno
- Ricardo Bonacorci
- 19 de mai.
- 10 min de leitura
Confira a coletânea de 15 faixas em castelhano que fala de amor e que tem a propriedade de aquecer os corações enamorados na estação mais fria da temporada.

Daqui a mais ou menos um mês, o inverno baterá à porta dos moradores do hemisfério sul do planetinha azul. Confesso que, tal qual a formiga da parábola de Jean de La Fontaine, já estou preocupado com a queda acentuada das temperaturas. Morando em uma cidade gelaaaaaaaada e sendo solteeeeeeeeiro, costumo bater os dentes e a tremer com os braços auto abraçados nesta época do ano. Obviamente, a culpada é sempre a temida e implacável friaca portenha. Nesse cenário que lembra bastante os quadrinhos de Héctor Germán Oesterhelds, minha mente é dominada por só um questionamento: qual a melhor solução para não congelar em Mi Buenos Aires Querido?
Alguns podem dizer que a alternativa mais adequada é se encapotar antes de botar os pés na rua. Ou ligar o aquecedor quando estiver na residência. Como nunca tive lareira em casa, sequer cogito essa opção mais charmosa. Será que reforçar as xícaras matutinas de café e aumentar as doses de chocolate quente à noite ajudam? Talvez. Para os fãs das bebidas etílicas, vinho Malbec é uma saída para lá de prazerosa. Assim como o reforço nas cobertas e um bom jantar (de preferência com carne dos Pampas) são essenciais para se dormir quentinho. Pelo menos são essas as formas que a galera não abstêmia nem vegetariana se vira na capital argentina – meu lar desde 2023. Procurar o sol nos horários mais propícios (do meio-dia às três da tarde) também é outra ideia interessante. Para o grupo dos atletas profissionais e amadores, um bom exercício é tiro e queda para espantar o frio insistente (e a preguiça invernal). Admito que corridinhas no Parque de Saavedra e longas caminhadas na Costanera de Vicente López fazem parte da minha rotina há um bom tempo.
Todas essas medidas são realmente imprescindíveis, ainda mais para os brasileiros, que como eu, são/estão pouco acostumados ao flerte dos termômetros com o número zero da escala Celsius. Mesmo com essa série de medidas preventivas, reforço a necessidade de um bom cobertor de orelha para que não sucumbamos aos efeitos aterrorizantes da estação mais traiçoeira da temporada. Leiz, vocalista da Turma do Pagode, cantaria empolgado: “Tá faltando alguém/ Dessa situação eu já virei refém/ Preciso de alguém que me dê calor/ E à noite, agarradinhos, só curtindo o amor/ Pra esquecer da vida, filminho comigo/ Cobertor de orelha, sem papo de amigo/ E quando a luz apagar, xi/ Aí a gente vai deixar rolar, deixa rolar/ Pra esquecer da vida, filminho comigo/ Cobertor de orelha/ Sem papo de amigo e quando a luz apagar/ Aí a gente vai deixar rolar”.

Ter uma boa companhia, dormir de conchinha e praticar o enlaçamento de corpos possuem inúmeras vantagens que vão além do aquecimento epidérmico. Acalentar a alma com a presença de alguém especial, cativar o coração que insiste em acelerar, potencializar a mente com interações inteligentes, enobrecer o espírito com a pessoa querida, sonhar com um futuro em conjunto e partilhar momentos especiais à dois são alguns benefícios evidentes. E são fundamentais para que não acabemos como Jack Torrance, personagem de Stephen King imortalizada no cinema por Jack Nicholson. Por vezes, me sinto em “O Iluminado” (Suma das Letras), clássico contemporâneo da literatura de terror, quando os termômetros despencam.
Para aqueles que estão com o espírito romântico aflorado (uma das consequências naturais da chegada do inverno) ou que precisam desenvolver essa habilidade (é o meu caso), preparei hoje uma coletânea especial de canções para a coluna Recomendações. A ideia é listar 15 músicas em espanhol que falam de amor. Acredito que este novo post do Bonas Histórias (que tem um pé na coluna Músicas) criará o clima propício para tocar os corações solitários e as almas sonhadoras.
Para ninguém me acusar de enrolação, já chego apresentando a trilha sonora romântica em castelhano que selecionei com bastante carinho. Meu critério de eleição foi meu gosto pessoal (que muitos amigos e familiares chamam de desgosto pessoal). Todas as faixas da lista estão na minha playlist diária e são de cantores que curto bastante. Então, chega de blábláblá e vamos às músicas românticas em espanhol para aquecer este inverno. Aí vão os hits, senhoras e senhores:
Música 1: "Hacer Un Puente" – 2011 – Pop/Rock – La Franela – Argentina
Admito que não conheço à fundo o repertório do La Franela, uma das principais bandas contemporâneas do pop-rock argentino. Ainda assim, fiquei fã de Daniel Fernández e de seus companheiros por causa de “Hacer Un Puente”. Lançada na década passada, essa música romântica tem alguns versos impactantes, além de uma melodia cativante. Destaque para: Si te veo amor del otro lado/No voy a dudar todo lo que veo/ Más todo lo que siento e Si te veo amor del otro lado/ Yo voy a cruzar/ Todo lo que tengo/ Es todo lo que intento.
Música 2: "Me Gustas Tu" – 2001 – Reggae/Bachata – Manu Chao – França
Manu Chao é um dos meus músicos favoritos. Poderia inserir várias de suas canções nesta coletânea. Contudo, preferi recorrer à faixa mais exitosa do cantor francês que tem a alma e o jeitão da América Latina. Com quase um quarto de século de vida, “Me Gustas Tu” é ao mesmo tempo divertida, romântica e fofinha. Por que a selecionei? Ora, porque me gusta la letra, me gustas tú. Me gusta la melodía, me gustas tú. Me gusta Carolina, me gustas tú. Me gusta café, me gustas tú. Me gusta Colombia, me gustas tú.
Música 3: "Hasta La Raíz" – 2015 – Eletropop – Natalia Lafourcade – México
A voz mais doce da música mexicana é da encantadora Natalia Lafourcade. Tenho a impressão de que qualquer faixa romântica que ela interprete fica perfeita. Estaria eu apaixonado por Nati? Talvez. O que eu posso assegurar com maior precisão é que "Hasta La Raíz" é um hino dos corações que batem mais forte. Para eles, digo: Yo te llevo dentro, hasta la raíz/ Y por más que crezca, vas a estar aquí/ Aunque yo me oculte tras la montaña/ Y encuentre un campo lleno de caña/ No habrá manera, mi rayo de Luna/ Que tú te vayas, que tú te vayas.
Música 4: "No Hay Dolor" – 2002 – Rock – No Te Va Gustar – Uruguai
Minha banda uruguaia de rock favorita é o No Te Va Gustar. No final do ano passado, eles completaram 30 anos de existência. Seu repertório é formidável e com vários sucessos. Adoro, por exemplo, “Rata”, “Chau”, “Clara", "Cero a La Izquierda" e "Cielo de Un Solo Color". Minha faixa preferida é “No Hay Dolor”. Aí alguém pode reclamar: “Mas essa música não é romântica, Ricardo!”. Será? Juro que quando a ouço me vem à mente um casal apaixonado se unindo para encarar juntos os desafios do mundo. Quando se encontra a outra metade da laranja, ya no hay dolor, ya no hay dolor, ya no duele y no va a doler.
Música 5: "Mariposa Traicionera" – 2002 – Pop/Rock – Maná – México
Quando penso em música romântica em espanhol, automaticamente me vem à mente o pessoal do Maná. A banda mexicana de pop-rock é ótima e marcou os anos 1980 e 1990. Seus melhores trabalhos são: “Labios Compartidos”, “Eres Mi Religión”, “Mi Verdad”, “Rayando El Sol” e “Te Lloré Un Río”. Curiosamente, a canção que mais gosto do Maná é talvez a menos romântica de seus êxitos: “Mariposa Traicionera”. Ela fala de um amor não correspondido por alguém, digamos, um tanto volátil. Mesmo sabendo dessa contradição, adoro cantar: Yo soy ratón de tu ratonera/ Trampa que no mata, pero no libera/Vivo muriendo prisioneiro e Ay, mariposa de amor/ Mi mariposa de amor/ Ya no regreso contigo.
Música 6: "Anoche Soñé Contigo" – 2007 – Pop/Rock – Kevin Johansen – Argentina
É difícil apontar qual é a melhor música romântica de Kevin Johansen. O cantor argentino tem preciosidades como “Cumbiera Intelectual” (beso Sub-30), “Desde Que Te Perdí” (que é mais música de fossa do que de amor), “No Diga Quizás” e “Amor Finito”. Poderia muito bem ter escolhido qualquer uma delas para minha lista romântica de hoje que não me arrependeria. Entretanto, optei por "Anoche Soñé Contigo". O critério utilizado foi a necessidade de uma canção verdadeiramente calorosa. Para tal, o amor platônico, a pegada onírica e a beleza poética dos versos são ingredientes indispensável para espantar a noite gelada que compromete os corações mais enamorados. Y dale "Anoche Soñé Contigo"!
Música 7: "Ojos Color Sol" – 2014 – Hip Hop/Rap – Calle 13 – Porto Rico
Na minha opinião, a melhor canção do pessoal do Calle 13, banda porto-riquenha de hip hop e rap, é “Ojos Color Sol”. Admito que não sei o que é mais romântico: a letra desta música ou a estética surreal de seu videoclipe. Talvez a resposta mais adequada seja aquela que fique na coluna do meio e considere as duas alternativas anteriores em conjunto. La Luna sale a caminar, siguiendo tus pupilas/ La noche brilla original después que tú la miras/ Ya nadie sabe ser feliz a costa del despojo/ Gracias a ti y a tus ojos. Impossível ouvir essa faixa só uma vez, senhoras e senhores.
Música 8: "La Bicicleta" – 2017 – Vallenato – Carlos Vives e Shakira – Colômbia
"La Bicicleta", hit de vallenato dos colombianos Carlos Vives e Shakira, até fala de amor na maior parte dos versos. Ainda assim, não sei se posso considerá-la como uma canção estritamente romântica. Como gosto de seu refrão (Una cartica que yo guardo, donde te escribí/ Que te sueño y que te quiero tanto/ Que hace rato está mi corazón/ Latiendo por ti, latiendo por ti) e sou apaixonado por Shaki (e, por supuesto, por suas bailarinas), tenho certeza de que "La Bicicleta" tem o poder de aquecer os corações apaixonados nesse inverno. Beijo, Bruxinha!
Música 9: "El Tesoro" – 2017 – Rock – Él Mató a Un Policía Motorizado – Argentina
Ah, paso todo el dia pensando en vos/ Ah, qué hay de malo en todo esto?/ Ah, paso todo el dia pensando en vos/ Ah, vos pensás que pierdo el tiempo. Não há nada mais contraditório do que uma policial argentina ter como banda de rock favorita um grupo chamado Él Mató a Un Policía Motorizado, né? Pensando bem, em se tratando das infinitas contradições da nação que escolhi para viver, essa é só mais uma de tantas maluquices. Depois que me cansei de ouvir a playlist dos rapazes do EMAUPM, comecei a curtir "El Tesoro". Ah, todo lo que hago es para vos/ Ah, el tesoro se esta hundiendo/ Ah, todo lo que hago es para vos/ Ah, vos pensás que pierdo el tiempo. Sim, Él Mato também tem canções românticas. Às vezes, é muito difícil entender a Argentina, pessoal.
Música 10: "La Mujer Perfecta" – 2019 – Pop Romântico – Kurt – México
Sei que "La Mujer Perfecta", canção mais famosa de Kurt, não é um primor da música internacional. Mesmo assim, eu a adoro. Não sei o que ela tem de tão encantadora. Seria a letra leve e descontraída? Ou a melodia animada? Ou seria a interpretação do cantor mexicano? Ou mesmo a beleza estonteante da atriz do videoclipe? Não sei precisar. Só sei que es tan bonita, que le da celos al cielo/ Le va bien lo que se ponga/ Y no arregla su cabello. Talvez isso explique a força dessa faixa para os corações apaixonados. Déjame explicarte que te quiero/ Y no te conozco, no te tengo/ Déjame contarte que te sueño/ La mujer perfecta para mí.
Música 11: "El Duelo" – 1995 – Rock – La Ley – Chile
"El Duelo" é a baladinha roqueira dos chilenos dos La Ley que soa politicamente incorreta aos ouvidos do público de hoje. Afinal, quem irá concordar com os assustadores versos: Me obligó a azotarte tiernamente/ Sin dolor no te haces feliz/ Sin dolor no te haces feliz/ Sin amor/ No sufres más e Me obligó a matarte lentamente/ Sin dolor no te haces feliz/ Sin dolor no te haces feliz/Sin amor/ Tiernamente?! Antes que me chovam críticas, informo que ouço a letra deste megassucesso chileno de maneira metafórica. O meu instinto taurino quase sempre acaba com um amor em nome dele mesmo. E sem agressões nem relacionamentos tóxicos. Fazer o quê? Como diria Marcelo Camelo, todo Carnaval tem o seu fim.
Música 12: "El Mareo" – 2007 – Tango Eletrônico – Gustavo Cerati e Bajofondo Tango Club – Argentina/Uruguai
Se você acha o tango um gênero musical antigo e decadente, por favor não converse comigo. Sou fãnzaço dos clássicos do ritmo que é sinônimo de Argentina e Uruguai. Curto tanto que não me incomodo com suas versões mais modernosas. Prova disso é que adoro “El Mareo", o maior êxito comercial da galerinha do Bajofondo Tango Club. A união de batida eletrônica com os versos passionais deste Tangão do século XXI é incrível. Con los ojos no te veo/ Se que se me viene el mareo/ Y es entonces/ Cuando quiero/ Salir a caminar. Impossível o coração não bater mais forte ao ouvir essa faixa.
Música 13: "Estoy Enamorado” – 2009 – Pop Romântico – Thalia e Pedro Capó – México/Porto Rico
Para quem possa alegar que estou sendo pouco emotivo na minha lista de músicas românticas (admito que tenho o coração peludo na maior parte do tempo), aí está uma água com açúcar. No caso, uma água com um caminhão de açúcar. “Estoy Enamorado” é o maior sucesso de Thalia, cantora mexicana famosa pelas canções que falam das alegrias e das tristezas dos relacionamentos à dois. Curiosamente, os brasileiros conhecem essa música pela adaptação que alguns sertanejos fizeram. Se esse é o seu caso, ouça a proposta original de "Estoy Enamorado”. Que estoy enamorado/ Tu amor me hace grande/ Que estoy enamorado/ Y qué bien, qué bien me hace amarte.
Música 14: "Loco Tu Forma de Ser” – 1989 – Pop/Rock – Los Auténticos Decadentes – Argentina
Nesta minha lista, quase todas as composições são do século XXI. Só há duas exceções: uma de meados da década de 1990 e outra do final dos anos 1980. A mais antiga é justamente “Loco Tu Forma de Ser”, um dos principais sucessos dos Los Auténticos Decadentes. Sempre que ouço essa música argentina, confesso que bate um saudosismo de minha adolescência (e dos infinitos foras que recebi ao longo da vida). Viniste a mí, tomaste de mi copa/ Me sonreíste así, nadando en tu demencia/ No sabía qué hacer, yo te traté de besar/ Me pegaste un sopapo y te pusiste a llorar. Outra vez uma canção antiga tem um quê de agressão e de importunação. Meu Deus, será que ninguém via essas coisas naquela época?!
Música 15: "La Trama y El Desenlace” – 2010 – Pop/Rock – Jorge Drexler – Uruguai
Admito que não ouvia tanto Jorge Drexler. Passei a acompanhar mais o músico uruguaio depois que a playlist do Spotify começou a tocar algumas parcerias dele com Kevin Johansen, meu cantor argentino favorito. E das canções de Drexler, “La Trama y El Desenlace” é a que mais me agrada. Ir y venir, seguir y guiar, dar y tener/ Entrar y salir de fase/ Amar la trama más que el desenlace/ Amar la trama más que el desenlace. Antes que alguém proteste que essa letra não é romântica, garanto que a ouço com um sentido sentimental. Por se tratar de versos abertos, há várias interpretações possíveis. A minha é de cunho afetivo. Quem disse que não sou amoroso e piegas, hein?
Depois do desfile de 15 músicas românticas (ou pretensamente românticas), desejo um ótimo e quente inverno a todos os coraçõezinhos que pulsam. Até à próxima, pessoal!
Gostou deste post do Bonas Histórias? Para acessar a lista de melhores livros, filmes, músicas, peças teatrais e exposições, clique na coluna Recomendações. Para ver as análises das canções, álbuns, intérpretes e compositores, clique na coluna Músicas. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.