Mercado Editorial: Livros - Lançamentos em maio e junho de 2025
- Ricardo Bonacorci
- há 7 minutos
- 19 min de leitura
Confira as quase duas centenas de títulos ficcionais e poéticos que chegaram às livrarias brasileiras no terceiro bimestre.

O inverno chegou com tudo, senhoras e senhores. Nas últimas semanas, a friaca tomou conta de boa parte do Brasil. Mesmo morando longe (Buenos Aires não é tão looonge assim, vai!), tenho o privilégio de ter amigos em todas as regiões do país. Dessa maneira, recebo com frequência as notícias do que está acontecendo na terrinha da América Latina em que se fala o português. Nesse caso especificamente, o pessoal me enviou suas reclamações. E olha que a chiadeira foi geral! Não me lembro da última vez em que vi (li e ouvi) tantos brasileiros protestando com as baixas temperaturas.
No Sul, a galera já congelou. Literalmente em alguns casos! Quem disse que neve e gelo não fazem parte de nossas paisagens, hein?! Em São Paulo e Minas Gerais, o povo ficou perto de solidificar. Minha irmãzinha e minha mãe que o digam, né? Beijo, Celinha. Parabéns, Dona Cidinha! No Rio de Janeiro, a maioria se viu obrigada a colocar casacos, em uma enorme contradição com os antológicos versos de “Rio 40 Graus” de Fernanda Abreu. A última vez que isso se passou foi no século XIX. Brincadeirinha! E para quem não acreditava que os nordestinos também podiam padecer desse mal, até eles tremeram na base dessa vez. É claro que é uma friaca diferente, mas ainda assim é frio (para eles!).
Mas por que você está falando de previsão do tempo na coluna Mercado Editorial, Ricardinho? Boa pergunta, sagaz leitor(a) do Bonas Histórias que não deixa nada passar sem uma boa resposta. A razão é simples. Porque entramos na estação mais gostosa para se ler bons livros. Fala a verdade: é ou não é uma delícia ficar largado(a) no sofá da sala ou embaixo das cobertas da cama com as páginas de uma ótima trama ficcional ou os versos de um excelente poeta em mãos?! Nessa hora, a gente até se esquece da temperatura do lado de fora e aproveita para curtir o conforto térmico do lar tendo a companhia das melhores personagens literárias e dos mais afinados eu-líricos.
Sei que sou suspeito para falar sobre isso pois este é para mim um programão imperdível independentemente da época do ano. De janeiro a dezembro, minha residência é, parodiando a magistral Amália Rodrigues, uma casa literária com certeza, é com certeza uma casa literária. Quer me fazer feliz? Então, me deixe sozinho com um belo livro. Pronto: minha festa está armada! E quando não estou lendo, saiba que estou escrevendo, em uma espiral viciante que se retroalimenta infinitamente.

Mesmo reconhecendo essa minha fraqueza de caráter (quando eu era jovem, minha mãe falava: “O Ricardo até seria um cara legal se não fosse essa mania besta de passar o dia lendo...”), garanto que a leitura no inverno é ainda mais charmosa e prazerosa. Quando aliada a uma bebida quente (café, chá, mate e chocolate quente) e uns petiscos saborosos (pão de queijo, empanada, pizza, chocolate e alfajor), aí o cenário idílico fica completo. Ou quase completo, né? Para mais informações, consulte o texto de Músicas Românticas em Espanhol para o Inverno, post do mês passado da coluna Recomendações. Lá tratei das baixíssimas temperaturas por outra perspectiva.
Sabendo que vários leitores do blog compartilham dessa minha preferência pelas boas obras literárias, preparei hoje a lista de quase duas centenas de novos livros de ficção e poesia. Eles foram publicados no Brasil no terceiro bimestre de 2025. É isso mesmo, senhoras e senhores. Há vários lançamentos ficcionais e poéticos que chegaram às livrarias brasileiras em maio e junho e que possuem excelente nível. Certamente, alguns desses títulos vão ajudar meus compatriotas a espantarem a friaca atual e vão potencializar as experiências passadas nas residências nacionais.
Para quem chegou agora ao Bonas Histórias, preciso informar que bimestralmente trago na coluna Mercado Editorial o monitoramento das novas obras dos meus gêneros literários favoritos: Romance, Novela, Coletânea de Contos, Coleção de Crônicas, Ensaio sobre Teoria Literária, Literatura Infantojuvenil, Literatura Infantil e Antologia Poética. E antes de apresentar a relação completa dos principais livros lançados nessas estantes, gosto de pincelar algumas publicações que mais me chamaram a atenção. E é exatamente isso o que vou fazer a seguir. Então venha comigo nesse rápido passeio pelo que pareceu de mais interessante em maio e junho de 2025 aos meus já fatigados (e míopes) olhinhos.
Começamos pela Literatura Brasileira, senhoras e senhores. Os três títulos de autores nacionais que mais me apeteceram foram “Batida Só” (Todavia), o novo romance de Giovana Madalosso, “Um Milhão de Ruas – Crônicas 2010-2025” (Editora 34), coletânea de narrativas curtas de Fabrício Corsaletti, e “Luanda No Terreiro” (Companhia das Letrinhas), obra infantil de Marcelo D´Salete. Escolhi essas publicações porque conheço de longa data os trabalhos de seus escritores e sou fã deles. Na minha humilde opinião, acho impossível eles apresentarem algo de baixa qualidade para os leitores.

Giovana Madalosso é uma das principais romancistas do Brasil na atualidade. Prova de seu talento é o espetacular “Suíte Tóquio” (Todavia), o segundo romance da autora curitibana. Publicada em setembro de 2020, essa obra ganhou a análise detalhada na coluna Livros – Crítica Literária em abril de 2023. Agora Madalosso lança seu terceiro romance (e quarto título ficcional). “Batida Só” apresenta o drama de uma jornalista vítima da violência urbana. Ao acordar no hospital após a tentativa de assalto, ela recebe péssimas notícias dos médicos. É algo que vai mudar sua vida. Temos aqui outro livrão de Giovana Madalosso.
Outro autor que adoro é Fabrício Corsaletti. Ele foi meu professor no curso de pós-graduação de Formação de Escritores no Instituto Vera Cruz, em São Paulo. Eu adorava suas aulas e seu mal humor persistente. Por mais carrancudo que ele fosse, notava-se que o cara era apaixonado pela literatura (principalmente pela poesia e pelas crônicas) e que era muito gente boa. Cheguei a comentar no Bonas Histórias uma de suas ficções, "Golpe de Ar" (Editora 34), novela ambientada em Mi Buenos Aires Querido. No finalzinho de maio passado, a Editora 34 nos presenteou com “Um Milhão de Ruas – Crônicas 2010-2025”, uma seleta coletânea de textos em prosa de Corsaletti, alguns inéditos. Sei que ele é mais conhecido como poeta. Contudo, admito que prefiro suas crônicas. Por isso, achei essa publicação imperdível.
Para ninguém falar que excluí a Literatura Infantil desse meu recorte, conto que Marcelo D´Salete, um dos principais quadrinistas e ilustradores nacionais, lançou um belíssimo título para a criançada. Dele, já comentei na coluna Livros – Crítica Literária o premiado “Angola Janga – Uma História de Palmares” (Veneta). Sua nova publicação é “Luanda No Terreiro”, uma obra infantil que fala da riqueza e da beleza das religiões de matrizes africanas. Nessa história que é um deslumbre para os olhos e para os corações, acompanhamos a rotina de uma menininha que se depara com o preconceito ao Candomblé. Com sua costumeira precisão narrativa e traços impecáveis, D´Salete nos leva a um passeio às crenças, à culinária, à música, ao colorido, aos rituais e aos encantos de um terreiro. Tudo isso pelo olhar puro da garotada. Incrível!
Na prateleira da Literatura Internacional, os destaques que pincei foram: “Sem Despedida” (Todavia), romance da sul-coreana Han Kang, “Retrato em Sépia” (Bertrand Brasil), reedição de um clássico da chilena Isabel Allende, e “O Bom Mal” (Fósforo), coletânea de contos da argentina Samanta Schweblin. Confesso que adoro essas três autoras, que estão entre minhas favoritas quando o assunto é Ficção Contemporânea.

Han Kang conquistou em 2024 o Prêmio Nobel de Literatura. A partir de sua consagração, seus livros começaram a ser publicados com mais força no Brasil. “Sem Despedida” é um dos romances mais recentes da autora que se tornou o orgulho da Literatura da Coreia do Sul. Ele foi publicado em seu país natal em 2021. Portanto, faz parte da fase madura da escritora. À título de comparação, “A Vegetariana” (Todavia) e “Atos Humanos” (Todavia), seus mais celebrados títulos, são de 2007 e 2014, respectivamente. Em “Sem Despedida”, Han narra a viagem de uma escritora de Seul para a ilha de Jeju, onde uma amiga precisa de ajuda. Ao chegar lá, a protagonista conhece a história triste da localidade e daquela família. Essa jornada por Jeju representa quase como o abrir de um baú antigo com memórias chocantes e reveladoras do passado de uma parte do país e dos sul-coreanos.
Dando uma meia-volta completa no planeta, chegamos à Literatura Chilena (por mais que a autora que vamos falar agora viva há décadas nos Estados Unidos). Desde “A Casa dos Espíritos” (Bertrand Brasil), Isabel Allende é um dos principais nomes da Literatura Latino-americana. Adoro suas ficções, principalmente os romances históricos com fortes pitadas de Realismo Mágico. Por isso mesmo, admito que estou muito decepcionado com os caminhos recentes de seus romances, que fogem completamente do receituário que a consagrou e não apresentam nada de brilhante. Felizmente, “Retrato em Sépia” (Bertrand Brasil) faz parte da antiga leva de narrativas de Allende. Lançado originalmente em 2000, esse título dialoga intimamente com a estética e o conteúdo de “A Casa dos Espíritos” e “Filha da Fortuna” (Bertrand Brasil), que ganhou uma nova edição em nosso país, conforme apresentado em Livros - Lançamentos em março e abril de 2025. Mesmo não sendo um título novo, “Retrato em Sépia” é incrível. Vale a pena conhecer as aventuras e desventuras de Aurora del Valle pelo Chile do século XIX.
Para terminar a seção introdutória deste post da coluna Mercado Editorial, trago um exemplar da Literatura de Terror, um dos meus gêneros literários favoritos. Estou falando de “O Bom Mal”, a coleção de narrativas curtas de Samanta Schweblin. Quem ainda não conhece essa autora, só preciso dizer que ela é atualmente uma das principais figuras da Literatura Argentina quando o assunto é tramas aterrorizantes. Isso é, se não for a maior exponente dessa vertente em meu novo país. Felizmente, o público brasileiro começou a receber, nos últimos quatro anos, os mais destacados títulos de Schweblin. “Pássaros na Boca e Sete Casas Vazias” (Fósforo), “Kentukis” (Fósforo) e “Distância de Resgate” (Fósforo) são ótimos exemplos disso. Em outra publicação da Editora Fósforo, “O Bom Mal” traz seis contos protagonizados por pessoas comuns que são vítimas de episódios inquietantes que subvertem a lógica natural do mundo. Mais uma vez, Samanta Schweblin encanta com histórias de tirar o fôlego.
Depois dessa longuíssima introdução, já estou preparado para apresentar a lista completa dos quase 200 livros lançados no mercado editorial brasileiro em maio e junho de 2025. Então vamos nessa, leitores do Bonas Histórias. Vejam, a seguir, as principais novidades que ganharam recentemente as estantes da ficção e da poesia em nosso país:

FICÇÃO BRASILEIRA:
“Batida Só” (Todavia) – Giovana Madalosso – Romance – 240 páginas.
“Carga Viva” (Rocco) – Ana Rüsche – Romance – 216 páginas.
“Uma Delicada Coleção de Ausências” (Companhia das Letras) – Aline Bei – Romance – 288 páginas.
“Escrevo Seu Nome No Arroz” (Fósforo) – Caetano Romão – Romance – 192 páginas.
“Depois do Trovão” (Companhia das Letras) – Micheliny Verunschk – Romance – 232 páginas.
“Esquema” (Alfaguara) – Jessé Andarilho – Romance – 168 páginas.
“O Mapa dos Encontros” (Paralela) – Isabella Mezzadri – Romance – 440 páginas.
“Moeda de Troca” (Rocco) – Lucas Mota – Romance – 256 páginas.
“Mulher de Pouca Fé” (Companhia das Letras) – Simone Campos – Romance – 240 páginas.
“Os Dois Amores de Hugo Flores” (Paralela) – Felipe Fagundes – Romance – 352 páginas.
“Primeiro Eu Tive Que Morrer” (Tusquets) – Lorena Portela – Romance – 352 páginas.
“Cartografia Para Caminhos Incertos” (Intrínseca) – Ian Fraser – Romance – 196 páginas.
“Coisas Presentes Demais” (Relicário) – Flávia Péret – Romance – 188 páginas.
“O Bruxo” (Instante) – Adelaide Amaral – Romance – 160 páginas.
“Como Nascem Os Fantasmas” (Suma) – Verena Cavalcante – Novela – 152 páginas
“Horas Azuis” (Companhia das Letras) – Bruna Dantas Lobato – Novela – 144 páginas.
“Tempo de Retomada” (Autêntica) – Trudruá Dorrico – Novela – 112 páginas.
“O Enigma dos 8 Cristais” (Independente) – João Antônio Salmito – Novela – 104 páginas.
“Ladeira da Preguiça” (Todavia) – Evanilton Gonçalves – Novela – 72 páginas.
“Os Elefantes Viriam pela Manhã – Treze Contos à Procura de Dalton Trevisan” (Autêntica) – Rogério Faria Tavares (org.) – Coletânea de Contos – 144 páginas.
“Os Anos de Vidro” (Nós) – Mateus Baldi – Coletânea de Contos – 144 páginas.
“Samaúme-se: É Tempo de Pés na Terra” (Edite) – Flavia Muniz Cirilo – Coletânea de Contos – 64 páginas.
“Um Milhão de Ruas – Crônicas 2010-2025” (Editora 34) – Fabrício Corsaletti – Coletânea de Crônicas – 416 páginas.
“Minhas Janelas” (Companhia das Letras) – Paulo Mendes Campos – Coletânea de Crônicas – 312 páginas.
“Apaixonada Por Você” (Gutenberg) – Paula Pimenta – Coletânea de Crônicas – 176 páginas.
“Como Escrever Histórias” (Seguinte) – Raoni Marqs – Coletânea de Ensaios – 192 páginas.
“Amor à Deriva” (Alt) – Pedro Poeira – Literatura Juvenil – 400 páginas.
“O Mundo Que Habita Em Mim” (Seguinte) – Luca Guadagnini – Literatura Juvenil – 368 páginas.
“Feras Em Campo” (Buzz) – Luisa Landre – Literatura Juvenil – 344 páginas.
“Tudo Que Ela Me Disse” (Seguinte) – Bia Crespo – Literatura Juvenil – 328 páginas.
“O Roteiro do Amor” (Verus) – Ray Tavares – Literatura Juvenil – 294 páginas.
“Solteiro Em Produção” (Alt) – Ruth Oliveira – Literatura Juvenil – 240 páginas.
“Diário de Pilar no México” (Pequena Zahar) – Flávia Lins e Silva (autora) e Joana Penna (ilustradora) – Literatura Infantil – 160 páginas.
“Diário de Uma Garota Esquisita” (HarperKids) – Thalita Rebouças – Literatura Infantil – 112 páginas.
“Sofia Marujo e a Carga Preciosa” (Yellowfante) – Estevão Ribeiro – Literatura Infantil – 64 páginas.
“Meu” (Tatu-bola) – Alexandre Rampazo – Literatura Infantil – 64 páginas.
“A Temida e Perigosa Monça – Série Quebradas e Coladas” (Yellowfante) – Camila Piva (autora) e Jefferson Costa (ilustrador) – Literatura Infantil – 64 páginas.
“A Pequena Rainha” (Companhia das Letrinhas) – Bruna Lubambo – Literatura Infantil – 52 páginas.
“Luanda No Terreiro” (Companhia das Letrinhas) – Marcelo D´Salete – Literatura Infantil – 48 páginas.
“Capyvibes” (Tatu-bola) – Gabriel Dearo e Manu Digilio – Literatura Infantil – 48 páginas
“Álbum da Minha Escola” (WMF Martins Fontes) – Renata Bueno – Literatura Infantil – 48 páginas.
“Não Quero Ser Super-herói” (Yellowfante) – Daniela Pinotti (autora), Marcelo Maluf (autor) e Nat Grego (ilustradora) – Literatura Infantil – 40 páginas.
“Lulli, A Gata Aventureira” (Roccquinho) – Miriam Leitão (autora) e Letícia Moreno (ilustradora) – Literatura Infantil – 40 páginas.
“Cores” (Companhia das Letrinhas) – Rodrigo Andrade – Literatura Infantil – 32 páginas.
“Formas” (Companhia das Letrinhas) – Rodrigo Andrade – Literatura Infantil – 32 páginas.
“Números” (Companhia das Letrinhas) – Rodrigo Andrade – Literatura Infantil – 32 páginas.
“Por Que Os Gatos São Tão Folgados?” (Roccquinho) – Fábio Sombra – Literatura Infantil – 32 páginas.
“Capivara Chuchu: Larga o Jogo e Vem Brincar!” (Sextante) – Mundo Bita (autores) e Lhaiza Morena (ilustradora) – Literatura Infantil – 32 páginas.
“A Semente que Veio de Longe” (Yellowfante) – Ricardo Jaheem (autor) e Fernanda Rodrigues (ilustradora) – Literatura Infantil – 32 páginas.
“Não Quero Ser Índio” (Reco-reco) – Mayra Sigwalt – Literatura Infantil – 32 páginas.
“O Maiô da Dona Aranha” (Yellowfante) – Sonia Junqueira (autora) e Bruna Martins (ilustradora) – Literatura Infantil – 32 páginas.
“A Visita do Sapo” (Yellowfante) – Sonia Junqueira (autora) e Gabidoo (ilustradora) – Literatura Infantil – 32 páginas.
“O Que Diz a Estrelinha” (Yellowfante) – Sonia Junqueira (autora) e Ricardo Gualberto (ilustrador) – Literatura Infantil – 32 páginas.
“Quem Limpa?” (Companhia das Letrinhas) – Bianca Santana (autora) e Ana Cardoso (ilustradora) – Literatura Infantil – 32 páginas.
“O Galo, o Gato e o Rato” (Yellowfante) – Mirella Spinelli – Literatura Infantil – 32 páginas.
FICÇÃO INTERNACIONAL:
“Sem Despedida” (Todavia) – Han Kang (Coreia do Sul) – Romance – 272 páginas.
“Retrato em Sépia” (Bertrand Brasil) – Isabel Allende (Chile) – Romance – 336 páginas.
“O Livro do Meu Pai” (Todavia) – Djaimilia Pereira de Almeida (Angola) – Romance – 272 páginas.
“A Sete Chaves” (Arqueiro) – Freida McFadden (Estados Unidos) – Romance – 272 páginas.
“O Acidente” (Record) – Freida McFadden (Estados Unidos) – Romance – 350 páginas.
“Casas Estranhas” (Intrínseca) – Uketsu (Japão) – Romance – 176 páginas.
“O Discurso Vazio” (Companhia das Letras) – Mario Levrero (Uruguai) – Romance – 160 páginas.
“Todas As Coisas Perigosas” (Planeta) – Stacy Willingham (Estados Unidos) – Romance – 336 páginas.
“Só Um Pouco Aqui” (Instante) – María Ospina Pizano (Colômbia) – Romance – 176 páginas.
“Até O Fim do Verão” (Arqueiro) – Abby Jimenez (Estados Unidos) – Romance – 272 páginas.
“O Museu da Rendição Incondicional” (Carambaia) – Dubravka Ugrešić (Croácia) – Romance – 304 páginas.
“O Reino Oculto” (Buzz) – Holly Renne (Estados Unidos) – Romance – 288 páginas.
“Diante da Manta do Soldado” (Autêntica Contemporânea) – Lídia Jorge (Portugal) – Romance – 200 páginas.
“Não Pisque” (Suma) – Stephen King (Estados Unidos) – Romance – 448 páginas.
“Magia das Trevas” (Wish) – Marjorie Bowen (Inglaterra) – Romance – 380 páginas.
“A Invocação da Bruxa” (Darkside) – Fritz Leiber (Estados Unidos) – Romance – 192 páginas.
“Uma Garota Mágica Se Aposenta” (Rocco) – Park Seolyeon (Coreia do Sul) – Romance – 168 páginas.
“Ardil-22” (Record) – Joseph Heller (Estados Unidos) – Romance – 588 páginas.
“Terra Partida” (Intrínseca) – Clare Leslie Hall (Inglaterra) – Romance – 320 páginas.
“A Casa da Escuridão Eterna” (Darkside) – Riley Sager (Estados Unidos) – Romance – 368 páginas.
“Tormenta na Vila dos Tecidos – Livro 5 da Série A Vila dos Tecidos” (Arqueiro) – Anne Jacobs (Alemanha) – Romance – 512 páginas.
“Setembro Negro” (Autêntica Contemporânea) – Sandro Veronesi (Itália) – Romance – 288 páginas.
“Dele e Dela” (Darkiside) – Alice Feeney (Estados Unidos) – Romance – 336 páginas.
“Território da Luz” (Alfaguara) – Yuko Tsushima (Japão) – Romance – 168 páginas.
“A Entidade” (Darkiside) – Frank de Felitta (Estados Unidos) – Romance – 448 páginas.
“Réquiem” (Companhia das Letras) – Karl Alfred Loeser (Alemanha) – Romance – 264 páginas.
“Atmosfera – Uma História de Amor” (Paralela) – Taylor Jenkins Reid (Estados Unidos) – Romance – 336 páginas.
“Xamãs Elétricos na Festa do Sol” (Autêntica Contemporânea) – Mónica Ojeda (Equador) – Romance – 296 páginas.
“O Último Segredo” (Darkside) – A. R. Torre (Estados Unidos) – Romance – 288 páginas.
“No Laço do Amor” (Rocco) – Emma Lucy (Inglaterra) – Romance – 288 páginas.
“As Regras do Jogo” (Intrínseca) – Sarah Adams (Estados Unidos) – Romance – 352 páginas.
“Um Pacto de Silêncio” (Darkside) – Sharon Bolton (Inglaterra) – Romance – 384 páginas.
“Reckless” (Rocco) – Lauren Roberts (Estados Unidos) – Romance – 320 páginas.
“Sobre a Loucura de Uma Mulher” (Companhia das Letras) – Astrid Roemer (Suriname) – Romance – 248 páginas.
“Margô Está em Apuros” (Rocco) – Rufi Thorpe (Estados Unidos) – Romance – 304 páginas.
“O Colecionador de Monstros” (Darkside) – Sam Holland (Inglaterra) – Romance – 400 páginas.
“Sorte no Amor” (Intrínseca) – Lynn Painter (Estados Unidos) – Romance – 256 páginas.
“Um Cara Como Esse” (Paralela) – Stephanie Archer (Canadá) – Romance – 256 páginas.
“Casa Hereditária” (Darkside) – Tananarive Due (Estados Unidos) – Romance – 528 páginas.
“Querida Tia” (Intrínseca) – Valérie Perrin (França) – Romance – 496 páginas.
“Proclamem Nas Montanhas” (Companhia das Letras) – James Baldwin (Estados Unidos) – Romance – 288 páginas.
“Outras Vidas” (Darkside) – Claire North (Inglaterra) – Romance – 368 páginas.
“Jogando Por Controle – Livro 1 da Série Sobre Gelo Fino” (Arqueiro) – Peyton Corinne (Estados Unidos) – Romance – 368 páginas.
“Fora de Jogo” (Gutenberg) – Avery Keelan (Canadá) – Romance – 464 páginas.
“Amores Selvagens” (Rocco) – J. T. Geissinger (Estados Unidos) – Romance – 368 páginas.
“Tudo em Família” (Darkside) – John Marrs (Inglaterra) – Romance – 352 páginas.
“Foice e Pardal – Livro 3 da Série Morrendo de Amor” (Arqueiro) – Brynne Weaver (Estados Unidos) – Romance –352 páginas.
“Eu Não Sou Jessica Chen” (Alt) – Ann Liang (China/Austrália) – Romance – 304 páginas.
“O Livro de Algum Outro Lugar” (Jangada) – Keanu Reeves (Canadá) e China Miéville (Inglaterra) – Romance – 400 páginas.
“Doce Jogada” (Globo Livros) – Lana Ferguson (Estados Unidos) – Romance – 352 páginas.
“Um Amor Problemático de Verão” (Arqueiro) – Ali Hazelwood (Itália) – Romance – 368 páginas.
“Orbital” (DBA) – Samantha Harvey (Inglaterra) – Romance – 196 páginas.
“O Leiloeiro” (Darkside) – Joan Samson (Estados Unidos) – Romance – 272 páginas.
“As Crianças de Himmler” (Record) – Caroline de Mulder (Bélgica) – Romance – 272 páginas.
“Férias de Matar” (Intrínseca) – Tessa Bailey (Estados Unidos) – Romance – 288 páginas.
“Kitchen” (Estação Liberdade) – Banana Yoshimoto (Japão) – Romance – 176 páginas.
“A Guerra – Livro 4 da Série Blackwater” (Arqueiro) – Michael McDowell (Estados Unidos) – Romance – 272 páginas.
“A Casa – Livro 3 da Série Blackwater” (Arqueiro) – Michael McDowell (Estados Unidos) – Romance – 256 páginas.
“Bruxa Rebelde – Livro 2 da Série Mariposa Escarlate” (Arqueiro) – Kristen Ciccarelli (Canadá) – Romance – 416 páginas.
“O Parque Macabro” (Darkside) – Andy Rausch (Estados Unidos) – Romance – 176 páginas.
“13 Maneiras de Ver Uma Garota Gorda” (Globo Livros) – Mona Awad (Canadá) – Romance – 240 páginas.
“Phantasma – Volume 1 da Série Jogos Perversos” (Intrínseca) – Kaylie Smith (Estados Unidos) – Romance – 368 páginas.
“Perto de Você” (Globo Livros) – Hannah Bonam-Young (Canadá) – Romance – 376 páginas.
“Maldição de Snakebite” (Darkside) – Courtney Gould (Estados Unidos) – Romance – 336 páginas.
“Um Verão Radiante” (Buzz) – Carley Fortune (Canadá) – Romance – 366 páginas.
“Onde A Biblioteca Se Esconde – Livro 2 da Série Segredos do Nilo” (Arqueiro) – Isabel Ibañez (Estados Unidos) – Romance – 432 páginas.
“Você Não Deveria Estar Aqui” (Darkside) – Jeneva Rose (Estados Unidos) – Romance – 304 páginas.
“Musashi – Volume I” (Estação Liberdade) – Eiji Yoshikawa (Japão) – Coletânea de Romances – 904 páginas.
“Musashi – Volume II” (Estação Liberdade) – Eiji Yoshikawa (Japão) – Coletânea de Romances – 904 páginas.
“Memórias de Menina” (Fósforo) – Annie Ernaux (França) – Novela – 144 páginas.
“Ressaca” (Todavia) – Ottessa Moshfegh (Estados Unidos) – Novela – 128 páginas.
“Maníaco” (Darkside) – Stéphane Bourgoin (França) – Novela – 128 páginas.
“Mulheres Perfeitas” (Darkside) – Ira Levin (Estados Unidos) – Novela – 128 páginas.
“Sinais de Nós” (Relicário) – Lina Meruane (Chile) – Novela – 76 páginas.
“Os Ratos e o Gato Persa” (Editora 34) – Obeyd Zakani (Irã) – Novela/Conto – 64 páginas.
“Os Melhores Contos de Fadas Eslavos” (Wish) – Alexander Nikolayevi Afanasyev (Rússia), Verra Xenophontova Kalamatiano de Blumenthal (Rússia), Robert Nisbet Bain (Inglaterra), Lilian Gask (Inglaterra), William Ralston Shedden-Ralston (Inglaterra), Parker Fillmore (Estados Unidos), Antoni Józef Glinski (Bielorrússia), Andrew Lang (Escócia), John Theophilus Naaké (Inglaterra) e outros autores – Coletânea de Contos – 320 páginas.
“O Bom Mal” (Fósforo) – Samanta Schweblin (Argentina) – Coletânea de Contos – 160 páginas.
“Contos dos Sábios Crioulos” (Editora 34) – Patrick Chamoiseau (Martinica/França) – Coletânea de Contos – 96 páginas.
“O Sonho e Outros Contos” (L&PM Pocket) – Agatha Christie (Inglaterra) – Coletânea de Contos – 96 páginas.
“A Aventura da Tumba Egípcia e Outras Histórias” (L&PM Pocket) – Agatha Christie (Inglaterra) – Coletânea de Contos – 96 páginas.
“Testemunhos Tangíveis – Cenas de Leitura na Literatura Contemporânea” (Relicário) – Nora Catelli (Argentina) – Coletânea de Ensaios – 208 páginas.
“O Sobrevivente Quer Morrer No Final – Volume 3 da Série Central da Morte” (Intrínseca) – Adam Silvera (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 624 páginas.
“O Fogo Eterno” (Alt) – Rebecca Ross (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 552 páginas.
“Saving 6 – Livro 3 da Série Os Garotos de Tommen” (Bloom Brasil) – Chloe Walsh (Irlanda) – Literatura Juvenil – 520 páginas.
“Dança do Mar Ardente – Volume 2 da Trilogia Mousai” (Gutenberg) – E. J. Mellow (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 456 páginas.
“Jogos Ocultos” (Alt) – Jennifer Lynn Barnes (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 456 páginas.
“O Império dos Ossos” (Gutenberg) – Andrea Stewart (Estados Unidos/China) – Literatura Juvenil – 448 páginas.
“Domadores de Sombras” (Alt) – R. M. Gray (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 448 páginas.
“Vizinho Infernal” (Alt) – Myriam M. Lejardi (Espanha) – Literatura Juvenil – 416 páginas.
“Divindade – Volume 3 da Série Covenant” (Bloom Brasil) – Jennifer L. Armentrout (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 392 páginas.
“Apôlion – Volume 4 da Série Covenant” (Bloom Brasil) – Jennifer L. Armentrout (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 312 páginas.
“No Ritmo do Jogo” (Alt) – Bal Khabra (Canadá) – Literatura Juvenil – 386 páginas.
“Irmãs de Canção e Espada” (Galera) – Rebecca Ross (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 378 páginas.
“Depois do Fim” (Seguinte) – Katy Upperman (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 352 páginas.
“Um Toque de Malícia” (Bloom Brasil) – Scarlett St. Clair (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 352 páginas.
“Les Normaux – Garoto Encontra Vampiro” (Seguinte) – Janine Janssen (Holanda) e S. Al Sabado (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 336 páginas.
“Estrela Escura em Brasa, Neve Caindo em Cinzas” (Gutenberg) – Amélie Wen Zhao (França/China) – Literatura Juvenil – 288 páginas.
“Pontos de Fadas” (Galera) – Olivia Atwater (Canadá) – Literatura Juvenil – 266 páginas.
“Jujuba do Mal – Volume 8 da Série Five Night at Freddy´s: Pavores de Fazbear” (Intrínseca) – Scott Cawthon (Estados Unidos) e Andrea Waggener (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 256 páginas.
“Penhasco – Volume 7 da Série Five Night at Freddy´s: Pavores de Fazbear” (Intrínseca) – Scott Cawthon (Estados Unidos), Elley Cooper (Estados Unidos) e Andrea Waggener (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 208 páginas.
“Murdle – A Escola de Mistérios” (Intrínseca) – G. T. Karber (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 240 páginas.
“O Estranhão” (Globo Clube) – Álvaro Magalhães (autor; Portugal) e Carlos J. Campos (ilustrador; Brasil) – Literatura Juvenil – 192 páginas.
“O Estranhão 2” (Globo Clube) – Álvaro Magalhães (autor; Portugal) e Carlos J. Campos (ilustrador; Brasil) – Literatura Juvenil – 192 páginas.
“A Rainha do Baile” (Rocco) – R. L. Stine (Estados Unidos) – Literatura Juvenil – 160 páginas.
“O BGA: O Bom Gigante Amigo” (Galera Junior) – Roald Dahl (Inglaterra) – Literatura Infantil – 352 páginas.
“Leve-me ao Seu Líder” (Boitatá) – Afonso Cruz (Portugal) e Mariana Rio (Portugal) – Literatura Infantil – 292 páginas.
“A Fera Escarlate – Volume 12 da Série O Homem Cão” (Companhia das Letrinhas) – Dav Pilkey (Estados Unidos) – Literatura Infantil – 224 páginas.
“Cosy Calm” (Alt) – Cherry Lam (Austrália) – Literatura Infantil – 96 páginas.
“Doutora Era Uma Vez” (Brinque-Book) – Catherine Jacob (autora; Inglaterra) e Hoang Giang (ilustradora; Vietnã) – Literatura Infantil – 48 páginas.
“Cachorro Quente” (Companhia das Letrinhas) – Doug Salati (Estados Unidos) – Literatura Infantil – 48 páginas.
“Meu Pai É Uma Árvore” (Pequena Zahar) – Jon Agee (Estados Unidos) – Literatura Infantil – 48 páginas.
“Beta Inquieta” (Tatu-bola) – Reese Witherspoon (autora; Estados Unidos) e Xindi Yan (ilustradora; China/Estados Unidos) – Literatura Infantil – 48 páginas.
“O Artivista” (Companhia das Letrinhas) – Nickkolas Smith (Estados Unidos) – Literatura Infantil – 48 páginas.
“Como Se Come Uma Manga” (Carambaia) – Paola Santos (autora; Venezuela) e Juliana Perdomo (ilustradora; Colômbia) – Literatura Infantil – 40 páginas.
“Diga Algo!” (Globinho) – Peter H. Reynolds (Canadá) – Literatura Infantil – 40 páginas.
“Uma Árvore É Uma Comunidade” (Carambaia) – David L. Harrison (Estados Unidos) – Literatura Infantil – 40 páginas.
“Cadê O Sono da Stella?” (Boitatá) – Anete Melece (Letônia) – Literatura Infantil – 36 páginas.
“O Urso” (Companhia das Letrinhas) – Joaquín Camp (Argentina) – Literatura Infantil – 32 páginas.
“Tem Um Tigre No Trem” (Brinque-Book) – Mariesa Dulak (autora; Inglaterra) e Rebecca Cobb (ilustradora; Inglaterra) – Literatura Infantil – 32 páginas.
“Nas Nuvens” (Globinho) – Tom Tinn-Disbury (Inglaterra) – Literatura Infantil – 32 páginas.
“Urso Marrom, Urso Marrom, O Que Você Vê Lá?” (Companhia das Letrinhas) – Bill Martin Jr (autor; Estados Unidos) e Eric Carle (ilustrador; Estados Unidos) – Literatura Infantil – 26 páginas.
POESIA BRASILEIRA:
“A Extração dos Dias: Poesia 1984-2005” (Círculo de Poemas) – Claudia Roquete-Pinto – 368 páginas.
“Fullgás – Poesia Reunida” (Companhia das Letras) – Antonio Cicero – 240 páginas.
“Ano Passado” (Nós) – Júlia de Carvalho Hansen – 160 páginas.
“Noite Devorada” (Círculo de Poemas) – Mar Becker – 120 páginas.
“Coisas que a Gente Sente e a Duração das Coisas” (Planeta) – Claudio Thebas – 112 páginas.
“Muchacho e Outros Poemas” (Círculo de Poemas) – Rodrigo Lobo Damasceno – 40 páginas.
“Dois Carcarás” (Círculo de Poemas) – Leandro Durazzo – 40 páginas.
POESIA INTERNACIONAL:
“Nossa Vingança É O Amor – Antologia Poética (1971-2024)” (Editora 34) – Cristina Peri Rossi (Uruguai) – 400 páginas.
“Acredite: Coisas Boas Acontecem” (Academia) – Sofia Castro Fernandes (Portugal) – 224 páginas.
“Vida em Marte” (Relicário) – Tracy K. Smith (Estados Unidos) – 140 páginas.
Acho que isso é tudo por hoje, pessoal!
Mas não fiquem tristes, por favor. Entre o final de agosto e o início de setembro, prometo voltar à coluna Mercado Editorial para apresentar aos leitores do Bonas Histórias as novidades das livrarias brasileiras no quarto bimestre de 2025. Até lá, continue curtindo o conteúdo das demais páginas do blog. Nos vemos por aí!
Gostou deste post e do conteúdo do Blog Bonas Histórias? Se você se interessa por informações do mercado editorial, deixe aqui seu comentário. Para acessar outras notícias dessa área, clique em Mercado Editorial. E aproveite para nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.