Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 40 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Paulo Sousa

Miliádios Literários: dezembro/2021

Na última coluna desse ano, as efemérides miliádicas de Paulo Sousa contemplam apenas os autores best-sellers e os escritores clássicos. Confira!

Miliádios Literários: dezembro de 2021 - Paulo Sousa

Queridos leitores do Blog Bonas Histórias! Em nossa coluna Miliádios Literários de dezembro, apresentaremos apenas as efemérides dos escritores best-sellers e dos autores consagrados. Teremos por aqui somente pessoas que encantam as massas com suas palavras.


Parabéns à Paula Hawkins, que faz 18 miliversários no dia 7. Ela é uma das principais escritoras do Zimbábue, e lançou-se ao mundo com o best-seller “A Garota no Trem” (Record). Curiosamente, em Portugal, o livro se chama “A Rapariga no Comboio” (TopSeller). Hawkins também é autora de “Em Águas Sombrias” (Record).


Quem não conhece os versos “Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo...”? Logo vem à mente o “Sítio do Pica-pau Amarelo”, coleção do grande Monteiro Lobato. Fazem parte dessa coleção inúmeros sucessos, como “Fábulas”, “Reinações de Narizinho”, “Memórias da Emília”, “O Pica-pau Amarelo” (Ciranda Cultural). Lobato nasceu há 51 miliádios completados no dia 5.


Sucesso é o que tem Ray Bradbury, que faria 37 miliversários no dia 10. Ray é autor de “Fahrenheit 451” (Biblioteca Azul), um dos livros mais atuais que existe. A distopia foi lançada originalmente em 1953, e teve capítulos publicados até na revista Playboy. Ray Bradbury também é autor de “Algo Sinistro Vem por Aí” (Difel).


Com a molecada, João Carlos Marinho faz muito sucesso. Famoso por ser autor de best-sellers infantojuvenis, como “Sangue Fresco”, “O Gênio do Crime” e “Detetive Berenice” (Global), João chegou a ganhar o Prêmio Jabuti e o Prêmio APCA. Seu falecimento aconteceu há apenas um miliádio, completado no dia 11.


Um autor que entrou para a história da literatura e dos vestibulares é Raul Pompeia. O autor de “O Ateneu” e “Canções sem Metro” (Penguin) estudou direito e logo despontou como um romancista influente. Acabou cometendo suicídio pouco antes dos 12 miliádios, data que completa 46 miliádios no dia 4.


Uma escritora que está nadando em dinheiro, sucesso e prêmios é Nora Roberts. Ganhadora de inúmeras premiações, todas muito intelectualizadas, ela vendeu mais de 400 milhões de livros como “Refúgio”, “Uma Sombra do Passado”, a série “Mortal”, “Pecados Sagrados” e “A Cruz de Morrigan” (Bertrand Brasil). Roberts nasceu há 26 miliádios completados no dia 16.


Apesar de citarmos muitos autores de sucesso, deixamos o Rei dos Best-sellers para o final. Estou falando de Dan Brown. Presença garantida na lista dos mais vendidos, Brown teve suas obras traduzidas para mais de 50 línguas. Ele já foi considerado pela Revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Seus sucessos foram adaptados para o cinema e venderam mais de 200 milhões de cópias. Dan Brown é autor do onipresente “O Código da Vinci” (Arqueiro), bem como “Origem”, “Inferno”, “O Símbolo Perdido”, “Anjos e Demônios”, “Ponto de Impacto” e “Fortaleza Digital” (Arqueiro).


Recentemente, ele lançou “Sinfonia dos Animais” (Arqueiro), o primeiro livro com trilha sonora original, uma inovação na relação entre livros e mídias digitais. Um gênio que, no dia 20, comemora com muita elegância 21 miliversários.


E mais uma coluna Miliádios Literários termina, sempre com muito sucesso embutido. Não é um fim qualquer, pois acaba também o ano de 2021, deixando a dureza e a desesperança que brotaram em 2020. Este fim de coluna não é apenas mais um, mas o definitivo. Aqui se encerra a segunda e última temporada dos Miliádios Literários, tendo tentado trazer um pouco de leveza e humor aos nossos maravilhosos e incontáveis leitores.


Mas vamos nos lembrar: vão-se as colunas, ficam os miliádios! Continue acompanhando no Blog Bonas Histórias as novidades da literatura mundial que, a cada ano, nos presenteia com novas histórias e novos autores que, um dia, terão os miliádios celebrados. Sucesso a todos!


Parabéns pelo Miliversário...


... Bernardo Kucinski, autor de "K - Relato de Uma Busca" (Cosac Naify), “Você Vai Voltar Pra Mim e Outros Contos” (Cosac Naify), Pretérito Imperfeito (Companhia das Letras) e “Júlia” (Alameda Editorial), que comemora 31 miliversários no dia 13.


Em memória de...


... Vitorino Nemésio, autor português de “Mau Tempo no Canal” (Leya), que faleceu há 16 miliádios completados no dia 11.


... Joaquim Manuel de Macedo, autor de “A Moreninha” (Ática) e “A Luneta Mágica” (Martin Claret), cujo falecimento aconteceu há 51 miliádios, completados no dia 28.


... José Régio, autor de “Fado” (A Bela e o Monstro), “Poemas de Deus e do Diabo” (Opera Omnia) e “Velha Casa” (Portugaia), cujo falecimento completa 19 miliádios no dia 29.


Miliádios Literários é a coluna de Paulo Sousa, autor do romance “A Peste das Batatas” (Pomelo), da novela “Histórias de Macambúzios” e da coletânea poética “Acinte 2020”. Em seus textos, Paulo apresenta mensalmente no Bonas Histórias as principais efemérides da literatura. Para ler os demais posts dessa seção, clique em Miliádios Literários. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento