• Paulo Sousa

Miliádios Literários: janeiro/2021


Nova década, novas estratégias pós-modernas! Finalmente nos rendemos ao vil metal e ao entretenimento de fácil digestão e teremos como tema da coluna Miliádios Literários 9 verdades e 1 mentira, brincadeira viral das redes sociais. Atendendo à milhares de pedidos, principalmente em nosso Tik Tok. Se você não sabe o que é Tik Tok, você não passa de um velho, cujos 7.305 dias pesam nas costas.


Comecemos com Inglês de Sousa, autor de “O Missionário” (Escala) e “O Coronel Sangrando” (Agência Fapesp), título este considerado o introdutor do naturalismo na literatura tupiniquim. Por sua importância, Sousa foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Ele completaria 61 miliádios no primeiro dia do ano.


Além do miliversário, 1º de janeiro é o Dia da Confraternização Universal, o que inspira esta coluna do Bonas Histórias a partir do Inglês e ir até o norueguês. Jostein Gaarder completa 25 miliádios no dia 18. Ele escreveu “Através do Espelho” (Companhia das Letras), “O Dia do Coringa” (Companhia de Bolso) e “O Mundo de Sofia” (Seguinte), sua opus magnum que encantou jovens do mundo inteiro.


Quem também encantou os jovens foi Marçal Aquino, autor dos clássicos infantojuvenis “O Invasor” (Ática), “O Mistério da Cidade-Fantasma” (Ática) e “A Turma da Rua Quinze” (Ática). O autor, que completa 23 miliádios no dia 17, também escreveu os adultos “O Amor e Outros Objetos Pontiagudos” (Geração), “Famílias Terrivelmente Felizes” (Cosac & Naify), “Cabeça a Prêmio” (Cosac & Naify) e “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios” (Companhia das Letras).


De prêmios entendia Ferreira Gullar. O poeta teve que neoconcretar na parede uma estante pra comportar Camões, Machado de Assis, APCA, Jabuti e o áureo espadim da Academia Brasileira de Letras. Ele é autor de “Poema Sujo” (Companhia das Letras), “A Luta Corporal” (Companhia das Letras) e “Em Alguma Parte Alguma” (José Olympio), e completaria 33 miliádios no dia 15.


Milton Hatoum escreveu poucos romances e tem em sua prateleira muitos prêmios literários (entre eles, três Jabuti e um Portugal Telecom). Eficiente, é autor de “Relato de um Certo Oriente”, “Dois Irmãos”, “Cinzas do Norte” e “Órfãos do Eldorado”, todos pela Companhia das Letras. O manauara descendente de libaneses completa 25 mil dias de vida no dia 29.


Mantendo o alto nível literário desta coluna, vamos à Itália florentina falar de Dante Alighieri. O autor de “A Divina Comédia” (Nova Fronteira) completaria 276 miliádios de nascimento no dia 22. O maior poeta italiano, na verdade, se chamava Durante Alighieri, e escreveu também “Convívio” (Penguin), “Da Monarquia” (Martin Claret) e “Vida Nova” (Martin Claret).


Comemoremos, pois, tantos miliádios maravilhosos, com direito a chá de entrada, bacalhau no prato principal e açaí de sobremesa. Para tira-gosto, vinho italiano e queijo. Aliás... Quem Mexeu no Meu Queijo? Deve ter sido Spencer Johnson, autor do best-seller da Record e que faria 30 miliversários no dia 12.


Até o próximo mês! E compre nossos produtos licenciados!


Parabéns pelo miliversário...


... R. J. Palacio, autora de “Extraordinário” (Intrínseca), pelos 21 miliádios no dia 9.


... William P. Young, autor de “A Cabana” (Sextante), pelos 24 miliádios no dia 24.


Em memória de...


... Bernardo Guimarães, autor de “A Escrava Isaura” (Nostrum Editora), cuja morte completa 50 mil dias no dia 31.


... Alexandre Herculano, autor de “Eurico, o Presbítero” (Centaur), que faria 77 miliádios no dia 20.


... Rainer Maria Rilke, autor de “Elegias de Duíno” (Biblioteca azul), que faria 53 miliádios no dia 12.


Miliádios Literários é a coluna de Paulo Sousa, autor do romance “A Peste das Batatas” (Pomelo) e da novela “Histórias de Macambúzios”, que apresenta mensalmente no Bonas Histórias as principais efemérides da literatura. Para ler os demais posts dessa seção, clique em Miliádios Literários. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Conteúdo Inteligente é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Keli Quitutes

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Bonas Histórias | blog de literatura, cultura e entretenimento | bonashistorias.com.br

Blog de literatura, cultura e entretenimento