Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 40 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Ricardo Bonacorci

Talk Show Literário: Sexta Temporada - Apresentação

Darico Nobar continua conversando com as personagens clássicas da literatura brasileira. Confira o calendário de entrevistas em 2022.

Talk Show Literário: Apresentação da Sexta Temporada

Fãs do Talk Show Literário, trago boas novas. Saí agorinha pouco de uma reunião que foi realizada nas dependências suntuosas (ou não) do Bonas Histórias. Esse encontro foi feito às portas fechadas e teve a participação de Darico Nobar e da diretoria desse prestigiado (ou não) blog. Eu só estive presente na sala porque alguém precisava fazer a ata – algo inimaginável para quem ocupa o cargo de diretoria ou é estrela de programa de televisão. O resultado da reunião foi, além de uma overdose de stress na corrente sanguínea de todos os participantes, o sim de nosso querido (ou não) apresentador. Darico aceitou realizar uma nova coletânea de entrevistas para o Bonas Histórias. Essa é a boa notícia, tá? Pelo menos para mim, para os diretores da empresa e para os fãs do Talk Show Literário. Talvez o Sr. Nobar possa pensar diferentemente da gente, já que ele saiu da sala um tanto contrariado. Vai saber!


Em suma, gastei um parágrafo inteiro desse memorável (ou não) post para dizer que teremos, em 2022, mais uma série de programas de televisão com as personagens mais célebres da literatura brasileira. Uhu! É ou não é motivo para sair gritando e comemorando por aí, hein? Foi exatamente o que fiz antes de chegar esbaforido à minha mesa e começar a escrever essas, como diria Erasmo Carlos, mal traçadas linhas. Se eu não tiver perdido a conta (algo que ocorre regularmente quando recorro às operações básicas da matemática), essa será a sexta temporada do Talk Show Literário – Clássicos Brasileiros. Não à toa, temos aqui uma das colunas mais longevas (ou sim) do Bonas Histórias – só perde para Desafio Literário e para Contos & Crônicas em quantidade de edições seriais.


A ideia é realizar, nesse ano, uma sequência mais enxuta de episódios. Afinal, em 2020 e 2021, o Talk Show Literário teve apenas nove entrevistas anuais. Vale lembrar que nas primeiras três temporadas foram gravados 12 programas (um por mês) em cada uma delas. Não preciso dizer que a pandemia de Covid-19 foi a grande vilã. Ela atrapalhou bastante a programação de gravações pois vários convidados se recusaram a comparecer ao nosso estúdio, mesmo com os rígidos protocolos que seguimos (ou não). E como o contrato de Darico Nobar com o Bonas Histórias estipulava a realização de 60 entrevistas ao todo, ficaram faltando seis – três do ano passado e três do ano retrasado. Será que essas contas estão certas, Santo Deus? Às vezes me arrependo de não ter prestado atenção às aulas da Professora Lurdinha.


Aí nossos diretores, profissionais gabaritados na arte do convencimento (as más línguas dirão que são intransigentes, as boas línguas, também chamadas de puxa-sacos de plantão, dirão que são persuasivos), fizeram o solícito e animado (ou não) apresentador aceitar o cumprimento contratual na íntegra. Curiosamente, Darico Nobar só concordou com a solicitação (chamemos de solicitação, tá?) do quadro diretivo do blog após ser alertado sobre os itens 56 e 75 do papel que nossos diretores enfiaram em sua cara. Depois disso, ele não reclamou mais (pelo menos não dentro da sala e na presença das autoridades da nossa companhia). Portanto, teremos o que defini como sendo um chorinho televisivo (acompanhando a reação de Nobar, a expressão “chorinho” não foi usada aqui por acaso).

Talk Show Literário - Apresentação - Sexta Temporada

Ficou interessado(a) na programação de 2022 do Talk Show Literário? Claro que sim. Então, segue abaixo a lista das seis entrevistas que serão apresentadas nessa sexta temporada do programa. Coloque esses episódios na sua agenda e curta os derradeiros bate-papos da principal atração literária da televisão brasileira:


- 30 de abril de 2022 – Entrevista 1: Macabéa – A Hora da Estrela – 1977 – Clarice Lispector.


- 30 de maio de 2022 – Entrevista 2: Stanislaw Ponte Preta – Febeapá – 1966 – Sérgio Porto.


- 30 de julho de 2022 – Entrevista 3: José Maria – Meninos Sem Pátria – 1981 – Luiz Puntel.


- 30 de agosto de 2022 – Entrevista 4: Marília – Marília de Dirceu – 1792 – Tomás António Gonzaga.


- 30 de setembro de 2022 – Entrevista 5: Sepé Tiaraju – O Uraguai – 1769 – Basílio da Gama.


- 30 de outubro de 2022 – Entrevista 6: Peri & Cecília Mariz – O Guarani - 1857 - José de Alencar.


Boas entrevistas para todos em 2022! E um abração para você, Dariquinho!


------------------------------

O Talk Show Literário é o programa de televisão fictício que entrevista as mais famosas personagens da literatura. Assim como ocorreu nas cinco primeiras temporadas, neste sexto ano da atração, os convidados de Darico Nobar, personagem criada por Ricardo Bonacorci, são os protagonistas dos clássicos brasileiros. Para acompanhar as demais entrevistas, clique em Talk Show Literário. Este é um quadro exclusivo do Blog Bonas Histórias.


E não se esqueça de deixar seu comentário aqui, falando o que achou desta iniciativa e da entrevista realizada. Para receber as novidades do blog, acompanhe nossas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento