• Paulo Sousa

Miliádios Literários: setembro/2021

Se você estiver buscando miliádios, então encontrou! Nesse mês, Paulo Sousa aproveita para tentar mais um patrocínio para sua indispensável coluna.

Miliádios Literários: setembro de 2021 - Paulo Sousa

Pois é, setembro começa numa grave crise financeira. Por isso, a coluna Miliádios Literários vem, humildemente, sugerir que novas marcas nos patrocinem. Será um patrocínio na cultura do país! Para demonstrar todo nosso potencial de engajamento na internet, repercussão na mídia e incremento de valor à imagem das empresas que, porventura, queiram nos patrocinar, faremos uma experiência com o Itaú Unibanco, ilibada instituição financeira que, tenho certeza, tem muito a ganhar agregando sua imagem ao Bonas Histórias.


Começamos, pois, com um grande escritor e jornalista, que imprimiu nos romances históricos muita sabedoria: Paulo Setúbal, cujo miliversário acontece no dia 7. O pai de Olavo Setúbal, responsável pela expansão do Banco Itaú, fundado pelo seu sogro (e cunhado daquele), escreveu os maravilhosos “As Maluquices do Imperador” e “A Marquesa de Santos” (Geração Editorial).


Um dos braços do Itaú Unibanco é o Instituto Itaú Cultural, que fomenta a arte a partir de um belo prédio na Avenida Paulista. Falando em arte, o falecimento de Clarice Lispector aconteceu há 16 miliádios completados no dia 29. Clarice é duas vezes ganhadora do Prêmio Jabuti, e vários outros, e publicou clássicos como “A Hora da Estrela”, “Felicidade Clandestina” e “A Paixão Segundo GH” (Rocco).


Fica clara a importância que o Banco Itaú dá à literatura nacional, renovando-a do Oiapoque no Amapá ao Chuí no Rio Grande do Sul, terra de Leticia Wierzchowski, que completa 18 miliádios no dia 15. Leticia é autora de “A Casa das Sete Mulheres”, “Um Farol no Pampa” e “Neptuno” (Record).


Um dos autores brasileiros contemporâneos é Bruno Zeni, cujo nascimento aconteceu há 17 miliádios no dia 25. Bruno é intelectual e professor do Instituto Vera Cruz, grande polo de ensino de literatura (alô patrocínio!). Ele escreveu “O Fluxo Silencioso das Máquinas” (Ateliê Editorial) e “Corpo a Corpo com o Concreto” (Azougue).


Outra escritora dessa geração é Paloma Vidal que, uma semana antes de Bruno Zeni, também completa 17 miliversários. Paloma é autora de “Wyoming – Lugares Onde Não Estou”, “Pré-história” e “Algum Lugar” (7Letras), e chegou ao Brasil antes de completar seu primeiro miliadiozinho de vida. Ela é natural da Argentina, país que também tem Banco Itaú, assim como outros 19 espalhados pelo globo, mostrando sua consistência de multinacional.


Há, por exemplo, agências do Itaú nos Estados Unidos, terra natal de Ernest Hemingway. O Prêmio Nobel de Literatura e Pulitzer de Ficção, autor de “Por Quem os Sinos Dobram”, “Paris é uma Festa” e “O Velho e o Mar” (Bertrand Brasil), faleceu há 22 miliádios completados no dia 25.


Mas voltemos ao Brasil, lugar de pessoas maravilhosas, ávidas para investir seu dinheiro com segurança. No Banco Itaú, são 95 mil funcionários que trabalham pesado (mas sempre de acordo com o sindicato) para render a suada grana dos brasileiros.


Esses colaboradores são altamente treinados e motivados através de ações do RH, como palestras motivacionais guiadas por estrelas da autoajuda, como Augusto Cury, que nasceu há 23 miliádios completados no dia 21. Augusto é autor de “Nunca Desista dos Seus Sonhos” e “O Maior Líder da História” (Sextante), e inspira a família brasileira de forma fácil e direta. Tão fácil quanto usar o app Itaú.


E assim finalizamos mais uma histórica coluna Miliádios Literários, que enche de orgulho as vacas sagradas da literatura brasileira e contribui massivamente para popularizar a leitura no Brasil. E com tantos adjetivos, ainda tem preços promocionais para os 5 primeiros patrocinadores que se interessarem! Imperdível! Mês que vem, estaremos novamente no Bonas Histórias, sempre feitos para você!


Parabéns pelo Miliversário...


... Max Brooks, autor de “Guerra Mundial Z” e “O Guia de Sobrevivência aos Zumbis” (Rocco), pelos 18 mil dias de vida completados no dia 2.


... Andy Weir, autor de “Perdido em Marte” e “Artemis” (Arqueiro), que completa 18 miliádios no dia 27.


Em memória de...


... Virginia Woolf, autora de “Mrs. Dalloway” (L&PM Pocket), “Orlando” (Penguin) e “Passeio ao Farol” (RioGráfica), que faria 51 miliversários no dia 13.


... Fiódor Dostoiévski, autor de “Crime e Castigo”, “Os Irmãos Karamázov” e “Memórias do Subsolo” (Editora 34), que faria 73 miliádios no dia 23.


Miliádios Literários é a coluna de Paulo Sousa, autor do romance “A Peste das Batatas” (Pomelo), da novela “Histórias de Macambúzios” e da coletânea poética “Acinte 2020”. Em seus textos, Paulo apresenta mensalmente no Bonas Histórias as principais efemérides da literatura. Para ler os demais posts dessa seção, clique em Miliádios Literários. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento