• Paulo Sousa

Miliádios Literários: agosto/2021

No mês do desgosto, a Coluna Miliádica é um ponto alto na montanha-russa da vida.

Miliádios Literários: agosto de 2021 - Paulo Sousa

Oh, agosto! Que desgosto traz! Isso desde os tempos das navegações portuguesas. Dizia-se que se casar em agosto trazia desgosto pois, nesse mês, as naus portuguesas lançavam-se ao mar, deixando noivas e esposas a ver navios e maridos partindo para talvez nunca mais retornarem.


Quem sabe descrever muito bem os altos e baixos da vida é Stephen King, que completa 27 miliversários no dia 23. Ele é autor de “O Iluminado”, “A Dança da Morte” e “Carrie, a Estranha” (Suma das Letras). Sua obra aborda o terror e os sentimentos universais do ser humano, um best-seller de respeito.


Quem enfrentou altos e baixos foi Vinicius de Moraes, cujo falecimento faz 15 miliádios no dia 3. O poetinha nos alertou que “é melhor ser alegre do que ser triste”, mesmo sendo alguém que sofria demais por amor. Vinicius escreveu “Livro de Sonetos”, “Todo Amor” (Companhia das Letras) e “O Poeta Não tem Fim” (V&R).


Para dar uma animada na coluna Miliádios Literários desse mês, vamos com o irreverente Luís Fernando Veríssimo, que faz 31 miliversários no dia 11. O escritor do Rio Grande do Sul já ganhou o Prêmio Jabuti e agrada leitores tupiniquins há muitos anos com obras como “Diálogos Impossíveis”, “Em Algum Lugar do Paraíso” e "As Melhores do Analista de Bagé" (Objetiva).


Augusto dos Anjos faleceu há 39 mil dias completados no dia 22. Teve uma vida curta, apenas 11 miliádios, uma pena. O poeta, advogado e professor publicou apenas uma obra, “Eu” (Attar), que o deixaria na história da poesia brasileira, sendo até hoje reverenciado.


Uma autora celebrada hoje em dia é Jojo Moyes, autora de “Como Eu Era Antes de Você”, “Ainda sou Eu” e “O Navio das Noivas” (Intrínseca). Ela é uma jornalista britânica que faz sucesso nos livros, e comemora 19 miliversários no dia 11. Ela já ganhou duas vezes o prêmio de Romance do Ano pela Associação dos Romancistas do Reino Unido.


Outro romancista premiado é Luiz Alfredo Garcia-Roza, que nos deixou recentemente. Ele é autor de “O Silêncio da Chuva” (Companhia das Letras), livro de estreia que levou o Prêmio Jabuti. Seu nascimento completaria 31 miliádios no dia 1º.


Mas vamos terminar por cima! Vamos finalizar com um nascimento importantíssimo para a literatura brasileira, quiçá mundial. Um potencial ganhador de prêmios, um arrebatador de corações cujas palavras evocam mistério e excitação. Falamos de Paulo Sousa, que nasceu há 13 miliádios completados no dia 11.


Sua carreira literária começou da melhor forma, com o estupendo livro “A Peste das Batatas” (Pomelo), e tem tudo para se tornar o maior escritor de todos os tempos. Coincidentemente, ele escreve para o Bonas Histórias e é o autor desta coluna isenta e imparcial em sua análise.


E com ele finalizamos o mês. Não se esqueça, se agosto traz desgosto, setembro chove literatura. Até lá!


Parabéns pelo Miliversário...


... Luciano Milici, autor de “Diário de um Exorcista” e “A Página Perdida de Camões” (Generale), pelos 17 mil dias completados no dia 27.


Em memória de...


... Heinz G. Konsalik, autor de “Amor em São Petersburgo” (Best Bolso), cujo falecimento faz 8 miliádios no dia 27.


... Irene Lisboa, autora de “O Sujeito e o Tempo” (Edições Colibri) e “Queres Ouvir? Eu Conto” (Editorial Presença), cujo nascimento faz 47 miliádios no dia 31.


Miliádios Literários é a coluna de Paulo Sousa, autor do romance “A Peste das Batatas” (Pomelo) e da novela “Histórias de Macambúzios”, que apresenta mensalmente no Bonas Histórias as principais efemérides da literatura. Para ler os demais posts dessa seção, clique em Miliádios Literários. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento