top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 43 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Recomendações: Melhores posts do Bonas Histórias - Parte II

Na segunda publicação da Série Melhores, listamos as análises mais interessantes de seis colunas. Confira essa rápida retrospectiva do conteúdo do blog.

A segunda parte da Série Melhores apresenta os posts mais interessantes do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014

Em julho, quando a palavra Inverno era sinônimo de frio e a cidade de São Paulo ainda não tinha temperaturas equatoriais, fui desafiado a listar os posts mais interessantes do Bonas Histórias. A pauta foi lançada meio que despretensiosamente pela Carla, minha melhor amiga desde que se mostrou profunda conhecedora do conteúdo do blog (empatada no ranking da amizade intelectualizada com a Vanessa, o Paulo e a Iris, outros leitores antigos e contumazes dessas páginas). Foi de Carlinha (nunca a chame de Carlota, por favor!), não sei se ainda sóbria ou afetada pelo alto teor etílico dos barzinhos da Vila Madalena, a brilhante ideia para a nova coletânea da coluna Recomendações. Ela também escolheu o título: Série Melhores do Bonas Histórias. Simples e direto, né? Eu gostei! Depois de engolirmos o bom-senso e sumirmos definitivamente com a modéstia, selecionamos as melhores publicações de cada uma das 19 colunas do Bonas Histórias.


Para o texto não ficar gigantesco (como se isso fosse uma preocupação nossa!), dividimos esse conteúdo em três partes. No mês retrasado (quando casaco e blusa eram artigos indispensáveis na capital paulista), apresentamos a Parte I dos melhores posts do blog. Naquela oportunidade, listamos apenas as publicações mais interessantes das seções literárias: Livros – Crítica Literária, Desafio Literário, Teoria Literária, Talk Show Literário, Miliádios Literários, Contos & Crônicas e Mercado Literário.


Agora vamos deixar a literatura de lado e vamos embarcar em outras áreas artístico-culturais. Na parte II da Série Melhores, eu e Carlinha escolhemos (dessa vez sem tanta discussão e quase sem roupa) os artigos mais impactantes e com melhores feedbacks de outras seis colunas do blog: Cinema, Músicas, Teatro, Dança, Exposições e Gastronomia.


Feita essa rápida explicação do novo conteúdo da coluna Recomendações para quem acabou de aportar por aqui, vamos aos finalmentes. Veja o que você acha das nossas escolhas e depois comente se concorda ou não com elas. Aí vai a nova leva de melhores posts do Bonas Histórias, senhores e senhoras:


CINEMA


A coluna: A seção Cinema é dedicada à análise das obras cinematográficas. Basicamente, cada post aborda em profundidade um filme. Em nossa galeria de críticas audiovisuais, há títulos recentes que estão ou estiveram em cartaz nos cinemas e títulos clássicos que marcaram época. A proposta da coluna é a diversidade. Sem preconceitos de gênero e de nacionalidade, debatemos a estética, o enredo e o impacto dos longas-metragens.


Melhores posts: Como foram discutidos aproximadamente 450 filmes em 8 anos e meio de existência do blog, é complicado apontar apenas uma análise marcante. Assim, prefiro apontar três posts que acho que conseguiram agradar aos nossos leitores. Na minha lista tripla, temos: “Trinity é o Meu Nome” (Lo Chiamavano Trinità: 1970), clássico do Western Spaghetti de Enzo Barboni que projetou a dupla Terence Hill e Bud Spencer; “Branca como a Neve” (Blanche Comme Neige: 2019), drama de Anne Fontaine com Lou de Laâge e Isabelle Huppert, duas divas do cinema francês; e “Os Banshees de Inisherin”, a comédia dramática de Martin McDonagh estrelada por Colin Farrell e Brendan Gleeson.


MÚSICAS


A coluna: As páginas de Músicas apresentam canções, álbuns, estilos, compositores e cantores que entraram para a memória coletiva e influenciaram a cultura popular no Brasil e no mundo. Sempre atrás de boas histórias, debatemos nos posts desta seção os versos das músicas, as inovações melódicas, as trajetórias pessoais e profissionais dos artistas, a importância de álbuns e o apogeu e a decadências de gêneros musicais.


Melhor post: Pelo feedback recebido dos leitores, a publicação vencedora desta coluna foi “Detalhes”, canção romântica de Roberto Carlos que marcou a transição de sua carreira musical. O mais interessante desta publicação é que o público achou meu texto literário e não poupou elogios. Confesso que fiquei muito feliz com a repercussão tão positiva na parte de comentários. Valeu, pessoal! Pelo mesmo critério (avalanche de mensagens satisfatórias dos leitores), a medalha de prata foi para “Ouro de Tolo”, rock clássico de Raul Seixas, e a medalha de bronze foi para “Se Eu Quiser Falar com Deus”, obra-prima de Gilberto Gil que suscita até hoje muitas polêmicas (como provado pelos leitores do Bonas Histórias).

A coluna Recomendações apresenta a seleção com os melhores posts de cada uma das seções do Bonas Histórias

TEATRO


A coluna: O conteúdo de Teatro é, obviamente, voltado para a crítica de peças teatrais. Nas páginas desta seção, investigamos o que as obras cênicas conferidas trouxeram de mais cativante, original e surpreendente. A proposta é dar um caráter analítico à experiência teatral. Em nosso radar avaliativo estão os enredos, as interpretações, as montagens, os figurinos, as trilhas sonoras e as cenografias dos espetáculos.


Melhor post: Pela riqueza da publicação, a melhor análise teatral é de “Sex Shop Café”, comédia musical de Gilberto Amendola que foi produzida pela Encena Companhia de Teatro. De tão completo, esse texto está servindo de base para as demais críticas da coluna Teatro e para as demais colunas do Bonas Histórias.


DANÇA


A coluna: Os posts de Dança são produzidos por Marcela Bonacorci, dançarina, coreógrafa, professora e diretora artística da Dança & Expressão, e trazem a história, as curiosidades e os detalhes da arte dançante. O foco dos textos de Marcela está no debate sobre as diferenças dos gêneros de dança, na análise da trajetória dos dançarinos mais famosos e nas dicas de como dançar.


Melhores posts: Acredite se quiser, mas não fui eu nem foi a Carlinha quem decidiu a melhor publicação desta coluna. Como não chegamos a um consenso, preferimos passar a responsabilidade diretamente para o Google Analytics. E ele mostrou que os dois posts mais acessados do blog são: Dança de Salão – Origem, características e estilos” e “Ballet Clássico – História, curiosidades e características”. É isso mesmo o que você leu. Essa dupla de publicações não é apenas a mais vista da coluna Dança como é a mais vista no Bonas Histórias de forma geral. O alto índice de visitantes é refletido na quantidade absurda de comentários positivos que os dois posts têm. Como o povo está curtindo pra valer o conteúdo deles, quem somos nós para dizer o contrário, né?


EXPOSIÇÕES


A coluna: Exposições é a parte do Bonas Histórias que retrata as novidades do mundo das mostras artísticas. Portanto, essa seção mergulha nas análises das principais apresentações de obras pictóricas, escultóricas e fotográficas que estiveram em cartaz nos museus e nos espaços culturais do Brasil e no mundo.


Melhores posts: Tivemos um empate no primeiro lugar dessa categoria. O prêmio da coluna Exposições foi dividido (figurativamente falando!) entre “Amazônia”, espetacular mostra fotográfica de Sebastião Salgado que foi realizada no Sesc Pompeia no primeiro semestre de 2022, e “Monet à Beira d´Água”, imersão interativa no trabalho de Claude Monet apresentada em São Paulo no Parque Villa-Lobos no final de 2022 e início de 2023. Esses posts foram os vencedores porque conseguiram transmitir de maneira completa e intensa a experiência das exposições aos leitores do blog.


GASTRONOMIA


A coluna: Gastronomia é o pedacinho do blog dedicado aos comes e bebes. Afinal, nem só de literatura, cultura e entretenimento vive o ser humano, né? Como diriam os Titãs: “Você tem sede de quê?/ Você tem fome de quê?/ A gente não quer só comida/ A gente quer comida, diversão e arte/ A gente não quer só comida/ A gente quer saída para qualquer parte”. Para provar (agora literalmente falando!) que concordamos com esses versos, fazemos análises de restaurantes, bares e comidas de rua que achamos interessantes.


Melhor post: No alto do pódio desta coluna está a publicação sobre “Tiro Liro”, bar de culinária portuguesa no bairro da Pompeia em São Paulo que lembra muito as tascas lisboetas. Logo em seguida, completando a lista de primeiros colocados da crítica gastronômica do Bonas Histórias, aparecem “Pastelaria Malta”, lanchonete simples e deliciosa do bairro de Pirituba, “Kebab Paris”, kebaberia incrível no bairro de Perdizes, e “Shawarma Anwar”, barzinho especializado em culinária árabe no bairro do Sumaré. Todos são estabelecimentos paulistanos.


Em novembro, trarei a terceira e última parte da Série Melhores do Bonas Histórias. No próximo post desta coletânea saudosista, apresentarei as publicações mais marcantes das colunas Passeios, TV, Rádio e Internet, Cursos e Eventos, Premiações e Celebrações, Melhores Músicas Ruins e Recomendações. Não perca nossas novidades e até a próxima!


Gostou deste post do Bonas Histórias? Deixe seu comentário aqui. Para acessar a lista completa dos melhores livros, filmes, peças teatrais e exposições dos últimos anos, clique em Recomendações. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Comments


A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page