top of page

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura, arte e entretenimento criado por Ricardo Bonacorci em 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, dança, teatro, exposição, pintura e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 43 anos, mora em Buenos Aires e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

  • Foto do escritorRicardo Bonacorci

Recomendações: Melhores posts do Bonas Histórias - Parte I

Selecionamos as publicações mais interessantes de cada coluna do blog. Nessa primeira parte da Série Melhores, apresentamos os posts mais significativos das sete seções literárias do Bonas Histórias.

Primeira parte da série com os melhores posts do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014

Na semana retrasada, fui a um barzinho na Vila Madalena perto do Beco do Batman com um grupo de amigos. Turma das antigas, velha de guerra! No meio dos incontáveis assuntos que discutimos animadamente, alguém perguntou como estava indo o Bonas Histórias. Disse que ele estava bem, crescendo mês a mês. Tentei mudar o foco da conversa (nunca gostei de falar de mim e do que faço), mas a curiosidade do povo foi maior (afinal, já tínhamos esgotado a temática “quem separou de quem”). Pelos questionamentos que me eram dirigidos, reparei que meus amigos acompanhavam o trabalho que faço no blog há oito anos e meio, mas não liam os posts (exceção da Iris, que jura de pé junto ver TUDO o que publico). Até aí nada demais. A grande maioria das pessoas do meu convívio não se interessa pelo conteúdo literário-cultural do Bonas Histórias. E aquelas que poderiam se interessar não têm o hábito da leitura fora das redes sociais. Normal. Muito normal. Normalíssimo!


A surpresa, porém, foi verificar que havia alguém na mesa do bar que conhecia a fundo minhas publicações. A mosca albina era justamente a única pessoa daquele grupinho que eu não conhecia até então: era uma prima da amiga da vizinha da cunhada do melhor amigo do dog do João. Brincadeirinha, Carla! A moça garantiu que era leitora antiga do blog (acho que da época em que só a Vanessa, o Paulo e a Iris o liam). Como ela viu que eu não acreditei em suas palavras (até hoje desconfio dos números do Google Analytics – impossível alguém perder tempo me lendo), começou a falar quais eram os posts que mais tinha gostado. Educadamente, omitiu os que menos apreciou. Obrigado pela consideração!


Foi nesse momento em que percebi que meus amigos não me liam (eles ouviam a moça falar como se a pobrezinha fosse um ET que acabara de cair na Terra) e que eu jamais tinha feito uma seleção com as publicações mais interessantes do Bonas Histórias. Para ser sincero, jamais cogitara tal ideia. Obviamente, esse conteúdo seria perfeito para um novo post da coluna Recomendações, pensei mais tarde. Incentivado pela própria Carla, que desde aquele dia (no caso, noite) é MINHA ÚNICA E MELHOR AMIGA (coloco todos que não me leem no caderninho com estampa de caveira na capa!!!), está aí a primeira parte do que definimos como a Série Melhores do Bonas Histórias.


Hoje, vamos apresentar (minha frase está na primeira pessoa do plural porque as escolhas das publicações foram realizadas a quatro mãos – ou seriam a quatro olhos verdes?!) os melhores posts das sete colunas literárias do blog: Livros – Crítica Literária, Desafio Literário, Teoria Literária, Talk Show Literário, Miliádios Literários, Contos & Crônicas e Mercado Literário. A proposta é voltarmos aqui mais duas vezes até o final do ano para revelar os melhores textos das outras 12 seções (que chamo vulgarmente de parte não literária). E qual foi o critério que usamos para definir os campeões de cada coluna? Simplesmente nossos gostos pessoais. Listamos o que mais curtimos no trabalho de quase uma década do Bonas Histórias. E, para sermos justos, as opiniões deixadas pelos leitores do blog também foram fundamentais para a decisão final. Há algumas publicações com tantos elogios que foi impossível não as alçar ao alto do nosso ranking.

A coluna Recomendações apresenta a seleção com os melhores posts de cada uma das seções do Bonas Histórias

Chega de papo e vamos aos melhores posts da editoria de literatura do Bonas Histórias. Depois você me fala se achou justas as escolhas.


LIVROS – CRÍTICA LITERÁRIA


A coluna: As páginas de Livros – Crítica Literária são dedicadas à análise individual das obras ficcionais. Cada post aborda em profundidade um título. Consideramos tanto a literatura brasileira quanto a literatura internacional. Entram aqui os estudos das publicações contemporâneas e as clássicas. O charme dessa seção está no olhar cuidadoso, técnico e com linguagem informal pelo qual os livros são avaliados.


Melhores posts: Seria muitíssimo difícil escolher apenas uma análise entre os quase 500 livros debatidos no blog. Por isso, resolvemos pela praticidade e vamos apresentar uma lista de vencedores. Confira as 15 publicações desta coluna que enchem os olhos de quem curte análise literária: Kim Jiyoung, Nascida em 1982 (Intrínseca), best-seller de Cho Nam-Joo, A Verdade e a Vertigem (Emporium), a coletânea de microcontos de José Vieira, Histórias de Cronópios e de Famas (Best Seller), obra-prima de Julio Cortázar, Maria Quitéria – A Soldada que conquistou o Império (Poligrafia), romance histórico de Rosa Symanski, O Meu Pé de Laranja Lima (Melhoramentos), clássico de José Mauro de Vasconcelos, Suíte Tóquio (Todavia), o mais recente trabalho de Giovana Madalosso, Meu Nome é Vermelho (Companhia das Letras), título que consagrou Orhan Pamuk, A Amiga Genial (Biblioteca Azul), romance mais popular de Elena Ferrante, O Garoto da Loteria (Rocco Jovens Leitores), suspense espetacular de Michael Byrne, Éramos Seis (Ática), clássico de Maria José Dupré, O Contra-ataque (Valentina), o segundo romance de Uranio Bonoldi da Série A Contrapartida, Os Vestígios do Dia (Companhia das Letras), principal romance de Kazuo Ishiguro, On The Road – Pé na Estrada (L&PM Pocket), obra máxima de Jack Kerouac e da Geração Beat, A Casa dos Espíritos (Bertrand Brasil), obra-prima de Isabel Allende, e O Vendedor de Passados (Tusquets), o livro mais famoso de José Eduardo Agualusa.


DESAFIO LITERÁRIO


A coluna: Desafio Literário apresenta a análise estilística dos grandes autores. A proposta aqui é analisar a vida, a carreira, os livros e o legado artístico dos principais escritores brasileiros e internacionais e descobrir o segredo da excelência de seus textos. Em cada post, mergulhamos no portfólio literário e no estilo de uma figura de destaque da literatura contemporânea e da literatura clássica.


Melhor post: Pela profundidade do conteúdo, a publicação vencedora dessa seção foi a Análise Literária – Elena Ferrante. Ousamos dizer que o estudo da misteriosa e talentosa escritora italiana foi um dos melhores trabalhos realizados pelo Bonas Histórias. Vale a pena conferi-lo.


TEORIA LITERÁRIA


A coluna: Teoria Literária é voltada para o estudo dos elementos do fazer literário. Nas páginas dessa seção, investigamos a concepção mais científica, filosófica e técnica da Teoria Literária, a área que estuda a literatura pela perspectiva acadêmica. Ou seja, aqui tratamos dos diferentes aspectos literários por uma perspectiva menos crítica e mais formal.


Melhor post: Enredo – Item 1 dos Elementos da Narrativa foi selecionado pela apresentação completa e profunda do assunto abordado. Esse texto poderia muito bem ser transformado em um livro sobre os diferentes aspectos do enredo, peça essencial de qualquer narrativa ficcional. Com um texto convidativo, uso de vários exemplos e a utilização de linguagem simples, essa publicação é um ótimo jeito de se debater a Teoria Literária de uma maneira mais abrangente e fácil.


TALK SHOW LITERÁRIO


A coluna: Talk Show Literário é o programa de televisão fictício que entrevista as personagens clássicas da literatura brasileira. Darico Nobar, o apresentador, conversa em cada episódio com um protagonista das principais obras nacionais. A partir do bate-papo franco e, por vezes, surpreendente, conhecemos um pouco (ou relembramos) as figuras e os títulos literários que marcaram a cultura do nosso país.


Melhores posts: Não foi possível chegarmos ao consenso sobre qual foi a mais interessante entrevista de Darico Nobar. Por isso, excepcionalmente, selecionamos três programas, que ficaram empatadas no alto do pódio. O trio vencedor é formado por: Entrevista 4 da Temporada VI com Cecília de Mariz, heroína de “O Guarani” (Paulus), romance romântico de José de Alencar; Entrevista 2 da Temporada VI com Stanislaw Ponte Preta, jornalista cômico inventado por Sérgio Porto e imortalizado nas páginas de “FEBEAPÁ – Festival de Besteiras que Assola o País” (Civilização Brasileira); e Entrevista 7 da Temporada IV com Hillé, protagonista de “A Obscena Senhora D” (Globo), novela mais famosa de Hilda Hilst.


MILIÁDIOS LITERÁRIOS


A coluna: Miliádios Literários era o pedacinho do Bonas Histórias que homenageava as principais efemérides da literatura. Essa seção foi ao ar por duas temporadas, entre maio de 2020 a dezembro de 2021. Em seus textos engraçadíssimos (fruto do talento de Paulo Sousa) e com a contagem alternativa do tempo (o tal miliádio), conhecíamos e lembrávamos de autores e obras marcantes da literatura brasileira e internacional.


Melhores posts: Tivemos um empate no primeiro lugar dessa categoria. O prêmio foi dividido entre a edição de Julho de 2021 da Segunda Temporada de Miliádios Literários e a edição de Outubro de 2020 da Primeira Temporada de Miliádios Literários. Impossível dizer qual delas é a melhor.


CONTOS & CRÔNICAS


A coluna: Contos & Crônicas é a parte do blog dedicada à nossa própria produção literária. Ou seja, nessas páginas, saem de cena os textos feitos pelos autores externos e entram no palco as narrativas concebidas pela nossa equipe. Nessa coluna, apresentamos coletâneas de contos e crônicas, novelas e romances que se destacam pela qualidade, leveza, humor e inteligência.


Melhor post: Paradoxalmente, a publicação vencedora da seção chamada de Contos & Crônicas foi Capítulo 1: Oportunidade Imperdível, abertura da novela O Ghost Writer. Uma novela?! Pode isso, Arnaldo? Pode, sim! O texto gostoso e ágil do capítulo inicial de O Ghost Writer, coautoria com o espetacular Roberto S. Inagaki, é um convite para a leitura do restante da narrativa sobre um jovem escritor em busca de dias melhores na profissão.


MERCADO EDITORIAL


A coluna: Mercado Editorial apresenta as novidades do setor de livros no Brasil. Bimestralmente, listamos os melhores lançamentos que chegam às livrarias do país. Também divulgamos anualmente o ranking dos títulos mais vendidos e debatemos o crescimento e os problemas do mercado. A ideia aqui é ter um olhar mais geral e estrutural da área editorial.


Melhor post: O campeão foi também o mais polêmico da coluna e do blog nos últimos três anos. Meu Sim ao Imposto dos Livros foi na contramão do mercado e apresentou um ponto de vista diferente daquele praticado pelos profissionais do setor. Nada como ver e ler um problema por uma nova perspectiva, né? Por isso, esse post ficou com o primeiro lugar.


Essa foi a primeira parte da Série Melhores do Bonas Histórias. Em setembro, prometo voltar com as publicações mais interessantes das colunas Cinema, Músicas, Teatro, Dança, Exposições e Gastronomia. A dinâmica da escolha seguirá inalterada: Carla decreta e eu obedeço. Simples assim.


Até a próxima!


Gostou deste post do Bonas Histórias? Deixe seu comentário aqui. Para acessar a lista completa dos melhores livros, filmes, peças teatrais e exposições dos últimos anos, clique em Recomendações. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Comments


A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
bottom of page