• Ricardo Bonacorci

Talk Show Literário: Quinta Temporada - Apresentação

Confira o calendário das novas entrevistas do programa de TV de maior audiência da ficção brasileira.

Talk Show Literário: Apresentação da Quinta Temporada

Vou jogar limpo com vocês. Eu não acreditava que o Talk Show Literário – Clássicos Brasileiros teria uma quinta temporada. Quando me reuni com Darico Nobar, no finalzinho de 2020, para discutirmos a nova série do programa de televisão de maior audiência do Bonas Histórias, iria propor algo de diferente para 2021: um talk show com as personagens da literatura brasileira contemporânea, um conjunto de episódios com os clássicos da ficção portuguesa ou mesmo uma coletânea de bate-papos com os protagonistas da literatura infantil. Na minha concepção, teríamos muito mais conteúdo para trabalhar ao ampliar o leque de entrevistados do que simplesmente permanecer debatendo os cânones nacionais.


Para minha perplexidade, Nobar nem deu bola para a minha explanação. Depois de ignorar tudo o que falei por quase quinze minutos de reunião, ele apresentou, em um papel de pão escrito à caneta (provavelmente Bic), a lista com os novos entrevistados para a temporada de 2021 do Talk Show Literário. Vendo minha cara de incredulidade, o apresentador do programa achou melhor se explicar.


“Fique tranquilo, chefe. Já conversei com todos os convidados e eles já confirmaram as presenças. As entrevistas começarão no mês que vem. Vamos falar com cada nomão da literatura clássica nacional de cair o queixo. Você vai gostar! Dessa vez, vamos entrevistar figuras como Peri e Cecília Mariz, de “O Guarani”, Castelo, de “O Homem que Sabia Javanês”, Mãe Susana, de “Úrsula”, Marília, de “Marília de Dirceu”, Marcelo, de “Marcelo, Marmelo, Martelo”, Sepé Tiaraju, de “O Uraguai”, entre outros. Não tem como nosso público não gostar dos novos programas. Anote aí: bateremos mais uma vez o recorde de audiência”.

Quinta temporada do Talk Show Literário

O que eu podia dizer para ele, hein? O cara já tinha se programado para a nova temporada. Além do mais, ele parecia ter razão: o novo Talk Show Literário parecia realmente apetitoso. Até eu, que estava bravo por não ter sido envolvido na tomada de decisão para a nova série, estava com vontade de assistir às entrevistas mencionadas. Diante de tal cenário, fiz a única coisa que podia fazer naquele momento: concordei com Darico Nobar.


Satisfeito com o que ouviu de mim, o apresentador se levantou, pegou suas coisas na mesa e caminhou para a porta. Pelo visto, ele tinha decretado o fim da reunião. Antes de sair, porém, voltou-se mais uma vez para mim e disse:


“Acho que para 2022 teremos que pensar em um novo ciclo de entrevistas. Não sei se o público irá gostar de ver pela sexta vez seguida as principais personagens da literatura brasileira clássica”. Antes que eu pudesse falar alguma coisa, ele completou: “Mas isso fica para a nossa próxima reunião. Andei pensando em tratarmos da literatura portuguesa, da literatura infantil ou mesmo da literatura brasileira contemporânea... Mas, como falei, isso fica para depois. Abraço”.


Meus caros amigos, esse é o âncora do programa de televisão de maior audiência do Bonas Histórias. Durmamos com essa. Segue, abaixo, a programação completa das entrevistas do Talk Show Literário de 2021:

Calendário da temporada de 2021 do Talk Show Literário

– 18 de abril de 2021 – Entrevista 1: Mãe Susana – "Úrsula" (1859/1860) – Maria Firmina dos Reis.


– 18 de maio de 2021 – Entrevista 2: Castelo – “O Homem que Sabia Javanês” (1911) – Lima Barreto.


– 17 de junho de 2021 – Entrevista 3: Hermes – “Morangos Mofados” (1982) – Caio Fernando Abreu.


– 17 de julho de 2021 – Entrevista 4: Camila Teodoro – “A Falência” (1901) – Júlia Lopes de Almeida.


– 19 de agosto de 2021 – Entrevista 5: Marcelo – “Marcelo, Marmelo, Martelo” (1976) – Ruth Rocha.


– 18 de setembro de 2021 – Entrevista 6: Alberto – “O Escaravelho do Diabo” (1953) – Lúcia Machado de Almeida.


– 18 de outubro de 2021 – Entrevista 7: Ângela Fantini – “O Mistério do Cinco Estrelas” (1981) – Marcos Rey.


– 17 de novembro de 2021 – Entrevista 8: Sepé Tiaraju – “O Uraguai” (1769) – Basílio da Gama.


– 14 de dezembro de 2021 – Entrevista 9: Peri & Cecília Mariz – “O Guarani” (1857) – José de Alencar.


Não dá para perder o Talk Show Literário de 2021, né? Desejo ótimas entrevistas e excelentes leituras para todos.


------------------------------

O Talk Show Literário é o programa de televisão fictício que entrevista as mais famosas personagens da literatura. Assim como ocorreu nas quatro primeiras temporadas, neste quinto ano da atração, os convidados de Darico Nobar, personagem criada por Ricardo Bonacorci, são os protagonistas dos clássicos brasileiros. Para acompanhar as demais entrevistas, clique em Talk Show Literário. Este é um quadro exclusivo do Blog Bonas Histórias.


E não se esqueça de deixar seu comentário aqui, falando o que achou desta iniciativa e da entrevista realizada. Para receber as novidades do blog, acompanhe nossas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento