• Ricardo Bonacorci

Romances: Primeira Página - Apresentação

Confira a proposta da nova série narrativa da coluna Contos & Crônicas que será desenvolvida por Ricardo Bonacorci ao longo deste ano.

Primeira Página - Apresentação - Série Narrativa do Bonas Histórias

Hoje, começamos a sétima temporada da coluna Contos & Crônicas. Como nossos leitores mais antigos já sabem, essa seção do Bonas Histórias é dedicada à produção própria de narrativas ficcionais. Assim, deixamos um pouco de lado as análises críticas de títulos e autores amplamente conhecidos (foco dos demais posts do blog) e enveredamos por novidades textuais (a essência desta parte do site). Nos anos de colheitas menos fartas, eu mesmo desenvolvo as coletâneas de tramas.Nas temporadas de safras literárias mais abundantes, recebemos escritores convidados. O que não muda é o caráter de exclusividade e de ineditismo das histórias exibidas.


Em 2021, a série narrativa que será apresentada em Contos & Crônicas se chama “Primeira Página”. Antes de explicar em detalhes qual é a proposta dessa nova coleção ficcional, sinto a necessidade de comentar brevemente o conteúdo das coletâneas anteriores. Só depois de fazer essa retrospectiva histórica, acredito ter condições de explicar o salto conceitual e estrutural que pretendemos dar nas tramas desse ano do Bonas Histórias.


Nas quatro primeiras temporadas, trouxemos histórias tradicionais: “Eu e o Mundo” (crônicas de Ricardo Bonacorci de 2015), “Março Negro” (crônicas de Ricardo Bonacorci de 2016), “Histórias de Macambúzios” (contos de Paulo Sousa de 2016), “Doze Indícios que Envelheci Antes da Hora” (crônicas de Ricardo Bonacorci de 2017) e “Paranoias Modernas” (contos de Ricardo Bonacorci de 2018). A partir de 2019, surgiram propostas mais inovadoras. “Diálogos Urbanos” (contos de Ricardo Bonacorci de 2019) é a série narrativa que se utilizou das polêmicas técnicas da Escrita Não Criativa (promovendo uma mistura instigante entre realidade e ficção). E “O Ghost Writer” (novela de Roberto S. Inagaki e Ricardo Bonacorci de 2020) foi nossa primeira trama maior (narrativa de tamanho médio) dividida em capítulos (as coleções anteriores eram textos construídos sob molduras narrativas; portanto, suas partes não podem ser vistas como capítulos).


Com a ideia de continuar trazendo novidades para nossos leitores, não podíamos simplesmente retornar para as coleções de narrativas tradicionais. E qual seria, então, a inovação que iríamos promover na nova temporada de Contos & Crônicas, hein? A sacada veio por acaso: enveredar pelas narrativas longas. Se colocamos o pé na novela em 2020 (quebrando o pacto de produzir apenas narrativas curtas), por que não seguir agora para os romances?! Assim, surgiu a concepção de “Primeira Página”.

Apresentação da série narrativa Primeira Página

Nessa nova série narrativa, vamos apresentar a primeira página de oito possíveis romances (confesso que adoro esse termo – possíveis romances!). A graça dessa coleção ficcional está em podermos trabalhar a força e a intensidade dos parágrafos iniciais de (possíveis) tramas maiores. Ao invés de fôlego (exigência sine qua non dos romances), vamos explorar a profundidade do mergulho textual (característica fundamental da boa literatura). Nosso objetivo em “Primeira Página” é deixar o(a) leitor(a) curioso(a). Venceremos se ele/ela quiser ler as demais partes das histórias esboçadas (que, por ora, não serão exibidas no blog). Ao mesmo tempo em que provocamos nossos leitores, vamos exercitar as diferentes técnicas de abertura de um texto ficcional.


E aí, gostou da nossa proposta?! Convido você a acompanhar o conteúdo de “Primeira Página” durante todo o ano. O texto de estreia dessa série será postado já no próximo mês e o último será exibido em novembro. Aos interessados, segue o calendário completo de “Primeira Página”:


- 8 de abril de 2021 - Romance 1: “Um Homem Fiel”.


- 8 de maio de 2021 - Romance 2: “Palco Vazio”.


- 7 de junho de 2021 - Romance 3: “O Pobre Milionário”.


- 7 de julho de 2021 - Romance 4: “Devaneios”.


- 8 de agosto de 2021 - Romance 5: “Sequestro”.


- 7 de setembro de 2021 - Romance 6: “Terra de Cegos”.


- 7 de outubro de 2021 - Romance 7: “Sonho de Padaria”.


- 8 de novembro de 2021 - Romance 8: “Temperado em Casa”.


-----------

“Primeira Página” é a sétima série narrativa da coluna Contos & Crônicas. Nessa nova coletânea de textos do Bonas Histórias, Ricardo Bonacorci apresenta, ao longo de 2021, a primeira página de oito possíveis romances. A ideia é mostrar a força e a intensidade dos parágrafos iniciais das tramas ficcionais. Enquanto tenta cativar a curiosidade dos leitores, Ricardo utiliza (e explica suscintamente) algumas técnicas clássicas de abertura narrativa.


Gostou deste post e do conteúdo do Bonas Histórias? Compartilhe sua opinião conosco. Para acessar outras narrativas do blog, clique em Contos & Crônicas. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

A Editora Pomelo é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Dança & Expressão é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
Eduardo Villela é Eduardo Villela é book advisor e parceiro do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento

Bonas Histórias

O Bonas Histórias é o blog de literatura, cultura e entretenimento desenvolvido por Ricardo Bonacorci desde 2014. Com um conteúdo multicultural (literatura, cinema, música, teatro, exposição e gastronomia), o Blog Bonas Histórias analisa as boas histórias contadas no Brasil e no mundo.

bonashistorias.com.br

Ricardo Bonacorci

Nascido na cidade de São Paulo, Ricardo Bonacorci tem 39 anos e trabalha como publicitário, produtor de conteúdo, crítico literário e cultural, editor, escritor e pesquisador acadêmico. Ricardo é especialista em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão da Inovação, bacharel em Comunicação Social, licenciando em Letras-Português e pós-graduando em Formação de Escritores.  

Mandarina é a livraria diferenciada que está localizada em Pinheiros, na cidade de São Paulo
BonaBelle Design & Organização é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento
A Epifania Comunicação Integrada é parceira do Bonas Histórias, blog de literatura, cultura e entretenimento